JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

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ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ROLÂNDIA: ZÉ DE PAULA PROMETE "MEXER" NO SECRETARIADO

VÍDEO DAQUI A POUCO "NO AR".... ZÉ DE PAULA DIZ QUE VAI MUDAR O SECRETARIADO E COLOCAR GENTE DA SUA CONFIANÇA.. PESSOAS COMPETENTES E HONESTAS.   FOTOS  By  JOSÉ CARLOS FARINA









































































































Rolândia: Fundo Previdenciário do Municipio

Ted Perez perguntou hoje em seu programa na Rádio:  Algum vereador sabe a quantas anda este Fundo? Depois que criaram a lei.. depois que mudou o regime de celetista para previdenciário quanto foi arrecadado? quanto foi gasto? Quanto há em caixa? Se a conta está sendo fiscalizada pelos vereadores? Parabéns Ted....

História do trem e da estação ferroviária de Londrina

www.estacoesferroviarias.com.br

HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Londrina foi aberta em 1935, no mesmo dia em que a ponte sobre o rio Tibagy foi inaugurada, dando passagem ao trem, que chegava a uma cidade que havia crescido enormemente desde sua fundação em 1929, no antigo  e diante do crescente desenvolvimento daquele próspero município do Norte do Estado, foi organizado o presente projeto e orçamento de uma nova e ampla estação em alvenaria, com todas as Três Bocas. O trem chegou quando Londrina já era município e podia ser alcançada a partir de Jataizinho, ponta dos trilhos desde 1932, por estradas de rodagem sofríveis, mas suficientes para o seu crescimento. O trem veio acelerar o desenvolvimento da nova cidade. Como memória justificativa do Orçamento da Estação de 11 de agosto de 1945, consta que: "A atual estação de Londrina não é suficiente ao movimento de mercadoria e passageiros naquela localidade. Por este instalações necessárias ao tráfego, tais como agência e dependências e serviço comercial, escritório da Residência da Via permanente, serão alí instalados. O projeto prevê as melhores acomodações aos serviços da Rede e conforto ao público". O prédio seria construído no mesmo local da estação original, enquanto o antigo armazém seria adaptado como estação provisória. Isso realmente aconteceu, mas a obra sofreu atrasos devido a vários motivos não previstos, inclusive brigas políticas. O novo prédio, em estilo alemão, foi finalmente inaugurado em 19 de julho de 1950. Em 1966, apenas dezesseis anos depois de inaugurada, já se pensava em construir uma nova estação fora da cidade, na parte norte, para desviar os trilhos que já começava, diziam, a atravancar o crescimento da cidade. Em 10 de março de 1981 acabou o trem de passageiros do ramal Ourinhos-Cianorte. A variante ficou pronta em 1982 e a antiga estação, depois de alguns nos abandonada, transformou-se, em 1986, em museu. Uma nova estação foi construída na variante. (ver também LONDRINA-NOVA)

Em 1935, vista do trem, a nascente cidade de Londrina...

... aparecia como o velho oeste dos filmes para o passageiro que chegava. Fotos dos arquivos do autor

A estação original, em 1936. Foto José Juliani, do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette

A estação, anos 30. Foto José Juliani, do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette

A estação de 1950, ainda ativa, foto sem data. Foto do acervo de Lourenço Paz

A estação de 1950, ainda ativa, anos 1970. Foto de cartão postal

Fachada da antiga estação, em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni

Plataforma da antiga estação, já sem trilhos, em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni

A antiga estação, à esquerda, e onde passavam os trilhos. Foto Christian Condé, 2002

NOTA DE FALECIMETO ROLÂNDIA 15/12/14

Funerária Santa Terezinha informa
o Falecimento de:
 Amadeu Batista da Silva, 72 anos
Velório:  capela de são Martinho, 
sepultamento será as 9:00 horas da manhã. 
Nossos sentimentos de pesar à família

FARINA APRESENTA PROJETO TURÍSTICO PARA ROLÂNDIA

Sou estudante de arquitetura da UEL  e estou no último ano. Vou fazer meu  TCC no ano que vem e gostaria de fazer algo para  Rolândia. Andei pesquisando várias coisas na internet e vi que você tem muitas publicações relacionadas à cidade e que  tem um conhecimento muito grande sobre ela. A partir dos seus blogs conheci a fazenda Bimini e me apaixonei pela história e arquitetura dela. Primeiramente tinha pensado em fazer algo lá na Bimini que pudesse chamar mais a atenção e atrair mais turistas para a fazenda. Acabei desistindo porque a arquitetura da fazenda é muito rica e não teria nada pra fazer lá que pudesse competir com ela ou acrescentar.  Continuando minhas pesquisas, vi bastantes coisas sobre incentivar o turismo rural na cidade, revitalizar a estrada do São Rafael , entre outras coisas. Me interessou bastante a história alemã, as construções que temos aqui...  a história da Oktoberfest que hoje está quase morrendo. Bom, gostaria de saber se você teria alguma sugestão pra me dar sobre tudo isso, se tem algum projeto em mente  sobre a cidade. Pensei em fazer um novo projeto onde acontece hoje a Oktoberfest para que se tornasse um lugar turístico e uma verdadeira vila germânica, mais não sei até que ponto isso seria viável.  Enfim, se você tiver alguma ideia sobre algum projeto que eu possa fazer para Rolândia, me ajudaria muito. Obrigada. (a estudante pediu para não ser identificada por enquanto)
RESPOSTA: sim... tenho... entendo que Rolândia poderia atrair muitos turistas se a Oktoberfest voltasse a ser como era no principio: Uma festa para as famílias. Executando apenas músicas tradicional alemã, onde muitos usariam os trajes típicos. Os próprios turistas reclamaram muito das últimas festas que perderam a identidade que a tornaram especial. Para atrair o publico falaríamos isso em um comercial para a TV regional ou estadual... mostraríamos imagens do Igreja Luterana... o Roland...  os sinos da igreja luterana... os sinos da igreja católica... o cemitério e igreja São Rafael e algumas casas típicas. No filme sairia também mulheres casadas com crianças loiras... todos com trajes típicos... danças  em volta do Roland... danças em frente a Igreja Luterana... cenas de uma senhora alemã preparando bolachas típicas da  colônia enfeitadas com bolinhas de cor.... homens assando churrasco... cenas de uma bandinha típica... cenas dos desfiles antigos... Bom, o potencial é muito grande só falta um prefeito com uma visão mais ampla para abraçar esta ideia. Eu tenho publicado no YouTube um filme antigo da Oktoberfest e a Igreja Luterana e comunidade do  Barreiro tem a fotos do tempo do Pastor Ravache. Uma outra ideia é construir um restaurante ao lado da igreja São Rafael com comidas típicas e música alemã para servir almoços aos sábados e domingos.  A Proposta é para que os clientes e turistas estacionem seus carros ali nas proximidades da chácara Rolândia e façam uma caminhada até o restaurante. Além de ser bom para a saúde poderiam contemplar uma das paisagens mais lindas do norte do Paraná. Seria uma miniatura do Caminho de Santiago de Compostela da Espanha. Uma terceira proposta proponho que o Museu Municipal volte a ter aparência de museu. Que volte a expor os objetos e fotos antigas. Pena que uma parte do acervo foi destruído. Virou entulho junto com o antigo prédio do Posto de Saúde central, conforme denúncia publicada no Jornal Manchete do Povo e que virou denuncia no Ministério Público.  JOSÉ CARLOS FARINA

CINCO PESSOAS MORREM AFOGADAS DENTRO DE UM CARRO EM COLOMBO

www.natelado190.com.br


Cinco colegas de trabalho morrem afogados em festa de fim de ano
Fonte: Na Tela do 190 - 15/12/2014 - 09:32:00
Uma tragédia deixou cinco pessoas mortas na saída de uma confraternização entre colegas de uma empresa, no final da noite de domingo (14), em um lago, no hotel Estância Betânia, em Colombo. Após a festa, seis pessoas deixavam o local em um veículo Peugeot, quando o carro ficou desgovernado e caiu na água. Apenas uma passageira conseguiu se salvar antes que o veículo ficasse completamente submerso. As outras cinco pessoas, identificadas como Eduardo, de 30 anos, Daiane, de 26, Alan, de 22, Pedro, de 25 e Ricardo, de 22, morreram afogadas. O tenente Nascimento, da Polícia Militar, falou sobre a tragédia.