GAZETA DO POVO
Sem sócio, Atlético tem público de Nacional de Rolândia. Atletiba salva o Coritiba
No Paranaense, a Arena da Baixada é um estádio quase exclusivo para sócios. (Hugo Harada/ Gazeta do Povo)
Uma das características mais marcantes da política de sócios da dupla
Atletiba é manter um ingresso avulso caro. No Couto Pereira, o ingresso
cheio mais barato na bilheteria custa R$ 95. Na Arena Baixada são R$
150. Em ambos os casos, a intenção é forçar o torcedor a se associar –
para os mesmos setores, o bilhete avulso equivale a uma mensalidade. Em
um campeonato de pouco apelo como o Paranaense, o resultado é uma venda
inexpressiva de entradas avulsas. Tão inexpressivas que equivale os
campeões de bilheteria do Estadual aos times com menores médias de
público.
Nos cinco jogos que fez como mandante, o Atlético vendeu apenas 1.116
ingressos. A média de 223 ingressos avulsos por jogo é inferior à do
Nacional de Rolândia, lanterna de público no Paranaense com 252
torcedores por partida. O Furacão chegou a vender apenas 62 ingressos
para um jogo, contra o Prudentópolis. Está pouco acima do jogo de pior
público da competição: Nacional de Rolândia 1 x 2 J. Malucelli,
presenciado por 51 pagantes.
Após o jogo com o Prudentópolis, o Atlético tentou melhorar a venda
avulsa com promoção de ingressos casada com apostas na Timemania. Com 35
bilhetes da loteria (o equivalente a R$ 70), era possível ver um jogo
no Setor Furacão – o do ingresso a R$ 150. Até para a área VIP do
estádio houve promoção, fazendo o ingresso de R$ 800 sair por R$ 300. O
Atlético não vendeu ingresso promocional em nenhum dos três jogos e para
a partida deste domingo, com o Nacional de Rolândia, a promoção será
restrita ao Sócio Furacão.
O cenário do Coritiba não é muito melhor, embora mascarado pelo
Atletiba. No clássico da quinta rodada, que detém o maior público do
Paranaense, o Coxa vendeu 6.079 bilhetes avulsos. Foram 5,2 mil para a
própria torcida (sendo 4.139 ao preço promocional de R$ 30) e 802 para
atleticanos (mais do que qualquer jogo na Arena). Por causa do Atletiba,
a média de venda avulsa do Coritiba é de 1.540 ingressos (seria a nona
média da competição). Tirando o clássico, são 405 pagantes. Mais que o
Nacional de Rolândia, porém menos que os 672 do J. Malucelli,
vice-lanterna em público.
Somando sócios e venda avulsa, Atlético e Coritiba lideram com folga o
ranking de público da competição. O Furacão é o líder, com 8.029
torcedores por jogo (97,2% de sócios). O Coritiba vem em segundo, com
7.442 (79,3% de sócios).