A ferrovia tem que ter... o que a população tem que enxergar é que sem o trem sera muito pior... tudo seria mais caro... as pessoas podem até falar que o trem não traz nenhum benéfico, mas imagina um trem que traz combustível gasolina e diesel de araucária... ele traz 80 vagões. cada vagão transporta media de 70 mil litros. equivalente a 160 caminhões. sobem em media 4 trens e desce 4 trens sentido norte do paraná a Paranaguá. vice e versa. imagina como seria nossas estradas e valor que seria o combustível sem os trens? o que temos que fazer é melhorar a qualidade das ferrovias . a ferrovia gera muitos empregos quantas pessoas trabalhavam ai no patio carregando açúcar descarregando adubo? o que se tem a fazer é modernizar e atrair as empresas para usarem a ferrovia. alguém já viu como o carregamento de contêiner aumentou em Cambé? poderia ser em rolândia né . COMENTÁRIO: Sim concordo, mas temos que lutar para que seja tranferido o pátio de manobras do centro ou a construção de trincheiras. se tem dinheiro para a Copa de Mundo deverá ter para isso tbm. JOSÉ CARLOS FARINA
QUANTO SERÁ FEITO OU CONSTRUÍDO UM POSTO DE SAÚDE E UMA CRECHE NOS SEGUINTES BAIRROS: MANOEL MÜLLER, PLANALTO, CIDADE VERDE E DEMAIS BAIRROS DESSA REGIÃO?
Casal e filho de um ano e seis meses, mortos na batida, estavam vindo para Londrina passar feriado prolongado; caminhonete teria causado a colisão
Guilherme Batista - Redação Bonde - 04/06/2015
Cinco pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas em uma colisão frontal entre dois carros registrada na PR-445, na entrada de Tamarana (região metropolitana de Londrina), por volta das 11:40 horas desta quinta-feira (4). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma criança de um ano e seis meses está entre as vítimas fatais.
Reprodução/Blog do Berimbau
Ainda conforme os bombeiros, os dois veículos, um Renault Clio, placas AAY-2717, de Telêmaco Borba, e um Honda Fit, placas FOK-5890, de Presidente Prudente (SP), pegaram fogo após a colisão frontal. A pista foi parcialmente interditada para o atendimento das vítimas. Quatro dos cinco mortos morreram carbonizados. A quinta vítima chegou a ser atendida pelos socorristas do Siate, mas veio a óbito a caminho do hospital.
Os bombeiros identificaram as vítimas no início da noite. Todos os ocupantes do Renault Clio morreram no local do acidente: o casal Jefferson Pedroso da Silva, de 23 anos, e Edna Pedroso da Silva, de 33, e o filho deles, de um ano e seis meses. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a família estava vindo para Londrina passar o feriado prolongado.
O acidente também matou dois ocupantes do Honda Fit: Elizabethe Monteiro Fernandes, de 52 anos, e Priscila Martins Nascimento, de 28. Os outros dois ocupantes do veículo, Luiz Fernando Monteiro Fernandes, de 30 anos, e Eduardo de Oliveira Fernandes, de 60, sofreram ferimentos graves. Eles foram atendidos pelo Siate de Londrina e pelo Samu de Tamarana e encaminhados para hospitais de Londrina: o primeiro para o Universitário (HU) e o segundo ao Evangélico (HE).
Já os cinco corpos das vítimas fatais foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Londrina.
Informações colhidas pela PRE no local do acidente dão conta de que uma caminhonete teria causado a colisão. Conforme a polícia, o motorista do referido veículo estaria em alta velocidade. Ele teria encostado em um dos carros envolvidos e feito o motorista do mesmo rodar na pista e bater contra o outro automóvel. A marca supostamente deixada pela caminhonete no para-choques do carro foi identificada pelos policiais.
A caminhonete, que ainda não teve as placas identificadas, fugiu do local da ocorrência sem prestar socorro às vítimas.
Ainda de acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, a rodovia ficou interditada parcialmente, em meia pista, até às 17h. Os bombeiros e policiais que atenderam a ocorrência só voltaram do local do acidente no início da noite.
A Polícia Civil também esteve no local e deve abrir um processo para investigar as causas da batida.
Verba de Reinhold Stephanes de R$ 243 mil reais para apoio a pequenos e médio produtor Agropecuarista, que atenderá o Distrito de São Martinho e do Bartira, equipamentos como TRATOR ,BOB KET, ROÇADEIRAS, CAIXA D´AGUA PARA ABASTECIMENTO DOS AGRICULTORES, CARRETAS BASCULANTES PARA COLETA DE LIXO E OUTROS, serão entregues na próxima semana. Esses equipamentos que a ex-administração Joni Lehman já haviam comprados e adquiridos mas omitiram o recebimento dos mesmos, só agora depois do vereador denunciar e com a troca de prefeito que os equipamentos apareceram, mostrando assim um descaso total e falta de respeito da ex-administraçãocom quem conseguiu a verba e com o Deputado Federal Sr. Reinhold Stephanes que doou a verba parlamentar, é triste, mas era assim que funcionava a ex-administração.Agradeço ao Deputado Federal REINHOLD STEPHANES pelo que tem feito por nossa Rolândia.
Empresa admite “sucateamento” da malha sul do país e anuncia plano de investimentos que prevê compra de locomotivas novas e vagões, além de melhorias nas vias
Guido Orgis-gazeta do povo
Texto publicado na edição impressa de 03 de junho de 2015)
A Rumo ALL pretende investir perto de R$ 2 bilhões no Paraná nos próximos cinco anos. O investimento faz parte de um pacote que pode chegar a R$ 8 bilhões em todo o país até 2020. Somente na malha paranaense, a aplicação dos recursos permitirá um aumento de 60% no volume transportado.
O plano da Rumo ALL – companhia que resulta da fusão da Rumo, do grupo Cosan, com a América Latina Logística iniciada em 2014 e aprovada neste ano pelas autoridades brasileiras – foi dividido em duas partes. A primeira prevê R$ 2,8 bilhões em investimentos até o fim de 2016. A segunda fase vai até o fim de 2019 e contará com pelo menos R$ 4,6 bilhões, mas depende da renovação das concessões das ferrovias administradas pela empresa, em negociação com o governo federal.
A previsão é que a malha Sul da Rumo ALL, que compreende a rede nos três estados do Sul e alguns trechos em São Paulo, receba R$ 2,1 bilhões até 2020. Desse total, R$ 818 milhões serão investidos até o fim do ano que vem. Segundo Darlan de David, vice-presidente das operações Sul da Rumo ALL, cerca de 90% dos recursos (R$ 1,9 bilhão) virão para o Paraná.
“Nosso foco é o Paraná, em especial o corredor para escoamento de grãos de Londrina e Maringá até Paranaguá”, explica. O objetivo é recuperar participação de mercado, que vinha em queda desde 2007, e elevar em 60% o volume transportado no estado – foram 16 milhões de toneladas no ano passado e a meta é chegar a 25 milhões de toneladas em 2020, com predominância de grãos e açúcar.
“Desde 2006, o foco da companhia foi na malha Norte, em função dos volumes transportados. Por isso, aqui a frota e a via permanente acabaram com um nível elevado de sucateamento”, diz o executivo. Com o tempo, a antiga ALL perdeu clientes importantes no estado, como grandes cooperativas, e parte da carga de produtos agrícolas migrou para o modal rodoviário.
Confiança
Assim, o investimento no estado tem uma meta que não é quantitativa: recuperar a confiança dos clientes. Os recursos serão divididos em três grandes áreas: recuperação de vias, compra de locomotivas e compra de vagões – equipamentos que vão ganhar a cor azul da nova companhia, em substituição ao vermelho. Somente as 64 locomotivas novas (uma novidade, já que ainda é muito comum a importação de equipamentos usados) consumirão quase R$ 1 bilhão, sendo que 40 delas já estão com o contrato de compra assinado com a GE.
A opção pela compra de locomotivas novas, segundo David, traz como vantagens a maior potência (são 50% mais potentes que as atuais) e um sistema de eixos que se adapta às curvas da Serra do Mar. Atualmente, as locomotivas que chegam do interior do estado precisam ser trocadas por outras antes de os comboios descerem a Serra. Essa operação não será necessária com os novos equipamentos.
A Rumo ALL também decidiu renovar sua frota de vagões. Três mil unidades serão compradas até 2020, todas com capacidade maior de transporte e sistema de descarga rápida. Com ciclos menores de carga e descarga, a empresa espera aumentar em 20% a 25% a produtividade da malha. Durante o processo, serão aposentados os vagões mais antigos da frota de 16 mil unidades.
Na via permanente, o investimento (que só até o fim de 2016 será de R$ 177,5 milhões) permitirá a retirada de restrições de velocidade. “Somente na Serra do Mar há uma restrição a cada dois quilômetros”, diz David. “É preciso trocar dormentes, recompor a brita e colocar trilhos novos em vários pontos.” O trabalho até 2020 deve se focar nos 650 quilômetros entre o Norte do estado e Paranaguá.
Obra em Paranaguá vai levar composições de volta ao silo público
A primeira obra dentro do novo plano de investimentos da Rumo ALL está sendo feita no Porto de Paranaguá. A empresa está aplicando R$ 15 milhões na reformulação dos ramais que levam os comboios até os terminais portuários.
A obra significa uma mudança importante na estratégia da companhia, já que contempla também a retomada do ramal que leva até o silo público (conhecido como silão), que não vinha sendo operado pela ALL há cerca de cinco anos.
“Com isso, vamos imediatamente aumentar a capacidade de operação em Paranaguá em 400 mil toneladas por mês”, explica Darlan de David, vice-presidente das operações Sul da Rumo ALL. Segundo ele, o investimento vai permitir que exportadores independentes também contratem o modal ferroviário.
Fusão escancara “abandono” da concessão
A fusão entre Rumo e ALL ocorreu após uma longa disputa entre as companhias. Em 2009, a Rumo assinou um contrato com a ALL em que concordava em investir mais de R$ 1 bilhão na malha em troca da prestação de serviços. Com o tempo, ela passou a acusar a ALL de não fazer as melhorias previstas. A fusão, com o controle da companhia pela Rumo, foi a solução para que a ferrovia saísse da paralisia provocada pela disputa.
O plano de investimento foi um dos compromissos da Rumo durante a fusão, que foi bem vista pelo governo federal, e traz nas entrelinhas críticas à antiga gestão da ALL. Após assumirem a malha ferroviária, os executivos da Rumo encontraram locomotivas e vagões sem manutenção (75% das locomotivas e 80% dos vagões estavam com atraso nas revisões), dezenas de trechos com restrição de velocidade e áreas de manobra tomadas pelo mato e sem drenagem, além de problemas de relacionamento com outros participantes do mercado.
Um exemplo é a relação com a comunidade portuária em Paranaguá. Além de ter deixado de atender o silo público, a ALL não resolveu problemas como a sinalização de passagens de nível (importante para o tráfego de caminhões) e a limpeza de vagões (que leva muita gente a passar os dias em seus pátios recolhendo grãos do chão). Após reuniões em Paranaguá, os executivos da Rumo ALL assumiram compromissos para reduzir os impactos de sua operação na cidade.
Depois de passar mais de um ano sob cuidados médicos em Curitiba, a menina Isabelly, de um ano e nove meses voltou para casa, no Jardim Europa. Ela passou por um transplante de medula e colocou um marcapasso diafragmático visto que a doença é extremamente rara e inspira cuidados: imunodeficiência primária celular combinada gravíssima. Isabelly não toma medicamentos, mas carece de cuidados. O pai, o contramestre de obras, Wagner Roberto Mello, foi capacitado para realizar atendimento primário a menina, mas ela precisa de atendimento de fisioterapeuta e de fonoaudióloga. A rede municipal de saúde, via SUS, está dando suporte para auxiliar na plena recuperação da menina. O Prefeito José de Paula Martins, a Chefe de Gabinete Maria Rosa Freitas e a Secretária de Assistência Social, Sandra Teixeira, visitaram na tarde desta quarta-feira a família. Por conta do tempo de internação na capital, os pais da criança. Wagner e Dieide, ficaram sem trabalhar para acompanhar o atendimento em tempo integral a menina. Para colaborar no processo de recuperação de Isabelly, a família precisa de doações. Quem puder contribuir de alguma maneira, pode ligar para 9673-7307.
O deputado estadual Cobra Repórter (PSC) reuniu-se nesta terça-feira (02) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Jucimar Novochadlo, para discutir a situação eleitoral da cidade de Rolândia, já que o prefeito Johnny Lehmann teve seu mandado cassado em 23 de abril e o presidente da Câmara assumiu interinamente em seu lugar. Os moradores aguardam decisão final do TSE sobre a realização de uma nova eleição.
O desembargador explicou que já foi publicado acórdão na última segunda (1) e se não houver nenhuma ação contrária, fica determinada a eleição direta para prefeito. Se houverem contestações, elas deverão ser julgadas até agosto para quer possa marcar as eleições. “Se não conseguirmos realizar as eleições até dezembro, o prefeito interino, José de Paula, fica no cargo até final do mandado, dezembro de 2016”, explica Cobra Repórter.
O deputado explica ainda que, segundo o desembargador, quem paga as despesas de uma nova eleição, caso ela ocorra, é o prefeito cassado, Johnny Lehmann.
Isso é para que todos vejam que não falo que a administração dele não teve nada de bom. Teve a iluminação do Estádio, a iluminação do lago, academias ao ar livre... Ele tbm realizou uma festa junina patrocinada pela prefeitura, conforme foto anexa. Penso que da mesmo forma que o nordeste arrecada com festas juninas, Rolândia ( que tem grupos de danças germânicos) poderia tbm arrecadar com o turismo gastronômico. E olha que na administração Perazolo ficou tudo organizada a parte de cozinha, refeitório, coreto e salão para o café colonial. Com a palavra os dirigentes municipais. JOSÉ CARLOS FARINA
Redação Bonde com assessoria de imprensa
- 03/06/2015
O
município de Rolândia deve passar por novas eleições ainda este ano. De
acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
(TRE-PR), o acórdão para a realização do novo pleito foi publicado na
segunda-feira (1.º). Vale lembrar que a cidade está com prefeito
interino desde o dia 23 de abril, quando o então chefe do Executivo,
Johnny Lehmann, teve o mandato cassado. Ainda conforme o TRE, o
ex-prefeito vai precisar custear as novas eleições.
Arquivo Bonde
O tribunal informou, também, que o novo pleito pode ser
contestado, e que os questionamentos, se apresentados, serão julgados
até agosto. Há, ainda, a informação de que se a eleição não for
realizada até dezembro, o prefeito interino José de Paula, presidente da
Câmara de Vereadores de Rolândia, continuará no cargo até o final do
mandato.
As informações foram repassadas pelo presidente do TRE, Jucimar
Novochadlo, ao deputado estadual Cobra Repórter (PSC). O encontro
ocorreu na terça-feira (2).