Debate ocorreu durante Fórum feminino em apoio ao Arco Norte no Parque Ney Braga. Defensor diz que distância de 1 km é segura
Pela primeira vez numa apresentação do Arco Norte, Plano de Desenvolvimento Regional, os coordenadores do projeto enfrentaram a oposição de pessoas contrárias à construção do Aeroporto Internacional de Cargas previsto para a região zona sul de Londrina, próximo à Mata dos Godoy.
O debate aconteceu durante Fórum Feminino em Apoio ao Arco Norte, promovido pelo Conselho da Mulher Empresária, do Instituto AKY (A.Yoshii), e da Coordenação da Região Metropolitana de Londrina (Comel), na tarde desta segunda-feira (9) durante a 52ª ExpoLondrina. O evento reuniu cerca de 150 pessoas no recinto no auditório Soiti Taruma, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.
Após a palestra do coordenador do Arco Norte, Marcelo Mafra, a gerente do Parque Estadual da Mata dos Godoy, Leliana Casagrande Luiz, pediu a palavra para defender o aeroporto em outro local. "Vamos implementar um aeroporto em cima de uma área de conservação e do manancial que abastece Londrina e Arapongas", questionou.
Apresentando-se como amiga da família Godoy, Norma Nasser Gardenn também discordou da localização da obra. "Acompanhei toda a luta do Olavo Godoy (ex-proprietário da área) para o tombamento da mata. Se a gente chega perto de um animal ele já foge, imagine com aviões passando por cima da mata", criticou.
Em contrapartida, Mafra assegurou que o local foi escolhido após uma análise de técnicos da Ministério da Aeronáutica que visitaram aeroportos das oito cidades que abrangem o Arco Norte - Londrina, Assaí, Jataizinho, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana. De acordo com a avaliação técnica, nenhuma das cidades possui aeroporto com padrões para abrigar um Aeroporto Internacional de Cargas e o melhor local para a construção do aeroporto seria uma área de 5,7 hectares, declarada de utilidade pública, nas proximidades da Mata dos Godoy.
Segundo Mafra, a área possuiu 10 km de platô (terreno plano), em concordância com os padrões aeronáuticos de ventos favoráveis para a navegação de aeronaves de grande porte. "O ponto mais próximo do aeroporto com a Mata do Godoy chega a um quilômetro de distância. Este projeto não é uma ameaça ambiental e sim uma oportunidade de desenvolvimento para a região", frisou.
Marcelo adiantou que o Arco Norte já conta com dois importantes parceiros, o Instituto Cerdà, da Espanha, e Lufthansa, da Alemanha. Mas também apontou outras quatro potenciais parceiros: DHL, Antonov, Samsung e Airports Company. A reportagem apurou que só o estudo de viabilidade segundo orçamento feito pela Lufthansa Consulting custa cerca de R$ 1 milhão. As obras de infraestrutura rodoferroviárias, de acordo com Mafra, somam aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
Arco Norte
O projeto âncora propõe a construção de um aeroporto sítio aeroportuário, sob o conceito de "Aeroporto Cidade", dotado de pista de mais de quatro quilômetros de extensão, próprio para operações de aviões de carga de grande porte, como o A-380 e o Antonov. A expectativa com o Arco Norte é que exerça forte atratividade sobre empreendimentos caracterizados por produtos de alto valor agregado.