JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

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ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

segunda-feira, 22 de abril de 2013

ROLÂNDIA - PARQUES INFANTIS RECEBEM MELHORIAS


SEG, 22 DE ABRIL DE 2013

A prefeita interina do município, Sabine Giesen, determinou às secretarias competentes para que dêem especial atenção no sentido de readequar as atrações existentes nos parques municipais de Rolândia. Os “parquinhos” como são conhecidos estão em diversos bairros e Sabine visitou alguns deles, a exemplo do parque central, que foi introduzido ali nos idos de 1966. Areia nova, pintura nos brinquedos, capina e nova disposição são algumas das mudanças a serem realizadas nos parquinhos infantis. _”Como mãe sinto-me na obrigação de garantir diversão paras as crianças, afinal também já fomos crianças um dia. Neste parquinho mesmo (central) passei inúmeras horas brincando”, concluiu a prefeita interina do município.

ROLÂNDIA NA PROVA TIRADENTES 2013

Ivar Benazi COMEÇANDO PELA DE VERDE. É LARRISA GOMES FOI 2º COLOCADA NA CATEGORIA 16 A 19 ANOS;, O SEGUNDO É MARCELO SANTOS 3º COLOCADO NA CATEGORIA DE 25 A 29 ANOS;, SHELLEN GARCIA 2º COLOCADA NA CATEGORIA 25 A 29 ANOS;, A QUARTA MALGRANE MATURANA NA FOTO NÃO É DA EQUIPE A PRÓXIMA É A ANA PRUDENCIO VARGAS

TREM DO PANTANAL - DIA 18 DE MAIO - QUEM VAI?


Trecho Aquidauana - Miranda - Campo Grande
VAGÃO TURÍSTICOIDAVOLTA
ORIGEMDESTINOADULTOCRIANÇAADULTOCRIANÇA
Campo GrandeMirandaR$ 150,00R$ 65,00R$ 150,00R$ 65,00
Campo GrandeAquidauanaR$ 120,00R$ 55,00R$ 120,00R$ 55,00
AquidauanaMirandaR$ 90,00R$ 45,00R$ 90,00R$ 45,00

Consulte calendário com datas de saída do Trem do Pantanal.


Para pacotes com almoço, retorno de van, hospedagem e outros serviços, consulte a páginaPacotes.

Turístico: Kit lanche e 1 refrigerante por pessoa, guia de turismo e vagão com ar condicionado.



No vagão-bar você poderá comprar refrigerantes, água, cerveja e lanches.



Capacidade total: 192 passageiros - 3 vagões + vagão-bar

Cancelamentos ou Alterações
De acordo com normas internas, cancelamentos ou transferências de data deverão ser feitos 24h antes do embarque, mediante multa de 30%, sendo obrigatória a apresentação do bilhete para fins de cancelamento. Em caso de reembolso, o mesmo será efetuado via depósito em conta-corrente em até 7 dias úteis.

Menores de 18 Anos
- Os valores de crianças são válidos de 6 a 12 anos. Até 5 anos, gratuidade desde que não ocupem assento (exceto seguro obrigatório, no valor de R$ 5,00 cada trecho).
- De acordo com a Lei 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), artigo 83, parágrafo primeiro, crianças até 12 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou do responsável ou de pessoa maior, expressamente autorizada pelos mesmos, para viajar.
- Crianças até 12 anos precisam também apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento na hora do embarque.

Formas de Pagamento
- Dinheiro
- Cartão de crédito, em até 6x no Visa e MasterCard
- Não aceitamos cheques

Outras Informações
- Passagens sujeitas à disponibilidade.
- Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.
- No caso de suspeita de GRIPE A, a passagem só será transferida mediante documento probatório (atestado/laudo médico).
- Em caso de situações de força maior, que impeçam a circulação do trem, interrompendo o passeio, a Serra Verde Express fará o reembolso integral da passagem ou a remarcação em outra data à escolha do passageiro. A forma de devolução ocorrerá na mesma modalidade do pagamento realizado. No caso de cartão de crédito, o valor integral será depositado em conta corrente, indicada pelo passageiro, imediatamente após o repasse da última parcela à Serra Verde Express.

Horários no Sábado

DIA DA SEMANASAÍDA DE CAMPO GRANDECHEGADA EM PIRAPUTANGACHEGADA EM AQUIDAUANASAÍDA DE AQUIDAUANACHEGADA EM MIRANDA
Sábado08:0012:0013:0015:0018:30


Horários no Domingo

DIA DA SEMANASAÍDA DE MIRANDACHEGADA EM AQUIDAUANASAÍDA DE AQUIDAUANACHEGADA EM PIRAPUTANGACHEGADA EM CAMPO GRANDE
Domingo08:0011:3013:0014:0018:15


AGENDA DE SAÍDAS CONFIRMADAS 2013

2013
Trecho Campo Grande – Aquidauana – MirandaTrecho Miranda – Aquidauana – Campo Grande
26 de janeiro27 de janeiro
18 de maio19 de maio
22 de junho23 de junho
13 de julho14 de julho
26 de outubro27 de outubro
ABERTURA DE NOVAS DATAS SOB CONSULTA.


CAMPO GRANDE - MS
Fone: 67 3043-2233
Endereço: Av. Afonso Pena, 5140, esquina com Av. Noroeste
Morada dos Baís - Sobreloja

Horário de Atendimento:
Segunda a sexta: 7h às 18h
Sábado: 7h às 12h

Plantão das 18h30 às 6h00
Serra do Mar Turismo - Agência parceira da Serra Verde Express
(41) 3077-4280

FERROVIA NORTE-SUL PARADA POR ERROS E SUPERFATURAMENTO


Os problemas no traçado da Ferrovia Norte-Sul

Do Valor
Por André Borges
Uma árvore cresce entre os dormentes da Ferrovia Norte-Sul. A planta avança bem. O capim também é promissor e começa a encobrir os trilhos. Aos poucos, a vegetação investe sobre a malha da ferrovia, mas não encobre a profusão de problemas em que se transformou o mais importante projeto ferroviário do país.
O trecho de 855 quilômetros da Norte-Sul, que liga a cidade de Palmas (TO) à Anápolis (GO), teve suas obras retomadas em 2007 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois de passar 20 anos no limbo durante os governos anteriores. Lula sacou R$ 4,2 bilhões dos cofres públicos e depositou na estatal Valec, que prometia entregar todo o traçado até outubro de 2010. Até hoje, nenhum trem passou pelo trecho. No caminho da Norte-Sul, o que se viu foi um festival de contratos aditivados por até 17 vezes, projetos de engenharia deficientes, casos frequentes de superfaturamento e obras mal executadas, uma farra que, em 2011, levou a Norte-Sul para as páginas policiais.
O Valor visitou alguns trechos da ferrovia que foram minados por esse entrevero. Em Anápolis, um túnel de 360 metros de extensão foi entregue, mas a malha de ferro que deveria passar por ele, não. Ficou para trás um ramal de aproximadamente 7 km para ligar a linha até o porto seco de Anápolis. Hoje, na prática, o trecho liga nada a coisa nenhuma. Os sinais do tempo começam a surgir. Nos taludes de concreto que sustentam a entrada e a saída do túnel já é possível ver rachaduras causadas por plantas e infiltrações das chuvas.
A cerca de 100 km dali, no município de Jaraguá, o traçado da Norte-Sul previa a instalação de um pátio logístico, local que seria usado para o transbordo da carga. O que existe é um acesso por terra, sem nenhum tipo de instalação. Donos de chácaras já cercaram a linha da ferrovia de um lado a outro, com arame farpado, para delimitar a área de pastagem de gado.
Nos dormentes instalados no trecho, mais um flagrante da falta de planejamento. Até determinado ponto dos trilhos, as peças de concreto instaladas possuem presilhas de ferro que seriam usadas para prender uma terceira linha dos lingotes de aço. Esse recurso permitiria o tráfego de trens com diferentes bitolas. Acontece que, no metro seguinte, foram instalados dormentes simples e sem essas presilhas, ou seja, só um tipo de composição pode passar por ali.
A realidade desse trecho da Norte-Sul está bem distante daquela que se vê nos balanços oficiais da Valec. Nos papel, todos os contratos com as empreiteiras foram concluídos e muitos trechos são dados como 100% entregues pela estatal. Apesar de uma parte significativa da obra estar contaminada por problemas estruturais - sem contar etapas não cumpridas -, a execução financeira desses contratos já chega a 98%, um índice que, teoricamente, deveria indicar que o empreendimento está praticamente pronto. Longe disso.
O Tribunal de Contas da União (TCU) acaba de fazer uma vistoria no traçado da Norte-Sul entre Anápolis e Uruaçu. Achou 280 km de problemas. A conclusão dos auditores é de que as obras entregues até agora "não configuram um produto pronto face à dilapidação promovida no escopo original do trecho".
A análise aponta que, mesmo se forem desconsiderados os erros que só afetarão a ferrovia ao longo do tempo - como deficiências provocadas pela falta de drenagem, aterros mal construídos e ausência de proteção vegetal - ainda há um trecho de 88 km de malha sem acabamento final na superestrutura dos trilhos, além de um desvio de cruzamento e um corte de 840 metros de traçado que não foram executados. Outros quatro pátios precisam sair do papel, além dos 7 km de trilhos que levam até o porto seco de Anápolis.
Como já ocorreu em auditorias anteriores, o TCU voltou a encontrar superfaturamento - desta vez, de R$ 27 milhões - e uma infinidade de materiais estocados inadequadamente ao longo do traçado. "A descrição detalhada da situação de cada lote indica que as obras estão longe de serem entregues de forma que atinjam a finalidade a que se destinam", disse o ministro relator do processo no TCU, Aroldo Cedraz, após analisar o relatório.
No ano passado, a Valec chegou a fazer um levantamento detalhado da situação entre Palmas e Anápolis. Sua conclusão foi alarmante: pelo menos 210 km de extensão já construídos - 25% do trecho analisado - teriam que passar por intervenções.
A Norte-Sul é uma obra crucial para viabilizar o bilionário pacote de concessões de ferrovias que o governo pretende leiloar no segundo semestre. A maior parte dos 12 trechos que serão oferecidos à iniciativa privada está diretamente ligada a seu traçado e depende dele para cortar o país por todos os lados. No ramal de Anápolis, por exemplo, a Norte-Sul vai se conectar à malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), uma rede com mais de 8 mil km de extensão, que atravessa Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Bahia, São Paulo e o Distrito Federal. A questão é saber quando, de fato, essa malha fica pronta.
Lançada durante o governo do então presidente José Sarney, a Norte-Sul atravessou duas décadas de abandono e passou por dois governos de Fernando Henrique Cardoso tendo avançado ínfimos 215 km. Em 2007, com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto foi retomado por Lula. Naquele ano, a mineradora Vale pagou R$ 1,4 bilhão para ter exclusividade na operação de um trecho de 719 km, entre os municípios de Açailândia (MA) - onde se conecta à Estrada de Ferro Carajás - e Palmas. Esse traçado foi entregue e hoje é utilizado pela empresa.
O plano de concessão retirou da Valec a meta de levar a rede de Açailândia até o porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). Agora, essa parte ficará à cargo do investidor privado. Na Valec, permanece a missão de estender a malha até Estrela D'Oeste (SP). A linha de 680 km tem obras em andamento. Até o ano passado, seu prazo de conclusão era julho de 2014. Com 2.244 km de extensão e orçamento total de US$ 6,7 bilhões estimado pelo Ministério da Fazenda, a Norte-Sul é hoje a sétima obra de transporte mais cara do mundo. (Colaborou Ruy Baron)

AS MAIORES MÁQUINAS DO MUNDO

ROLÂNDIA - SESSÕES DA CÂMARA COM NOVO HORÁRIO

Farina! Gostaria que você divulgasse no seu blog o novo horário das Sessões Ordinárias na Câmara. A partir de hoje serão às 18 horas. Nosso intuito é trazer um publico maior para participar da sessões. Abraço.  Manoel Ardigo-Presidente. FOTO By  FARINA