JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

Minha foto
ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

sexta-feira, 19 de julho de 2013

BELAS FOTOS DE LONDRINA By JOSÉ CARLOS FARINA















13/07/2013 - FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA - 13/07/2013













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA





FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA





FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA













JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

PESQUISA DE JOSÉ CARLOS FARINA / COLABORAÇÃO -  PROFESSOR FELIPE - JOSÉ JULIANI -
HANS KOPP - YUTAKA - ABÍLIO MEDEIROS, JOSÉ ORGUIZA  e MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA

















INAUGURAÇÃO DA FERROVIA EM 1936











CENTRO DE LONDRINA - 1930











CENTR0 - 1930

















CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO TIBAGI - 1935












1936 -  INAUG. CASAS FUGANTI











1930 - CASAS DO CENTRO DA CIDADE











DÉCADA DE 30 - AV. PARANÁ DEPOIS DE UMA CHUVA












LONDRINA - 1936











1930 - 1º ESTABEL. COMERCIAL












WILIE DAVIDS E O 1º GADO - 1930

















GEORG CRAIG SMITH - CHEGOU COM A 1ª CARAVANA

















JOSÉ JULIANI - O 1º FOTÓGRAFO













DEMOLIÇÃO EM 1960 DA CATEDRAL DE 1930












1ª PREFEITURA - 1936











DÉCADA DE 30 - AV. RIO DE JANEIRO

















POSSE DO 1º PREF. WILIE DAVIDS E VEREADORES










29/07/1935 - 1º TREM












DÉCADA DE 30 - AV. PARANÁ COM RIO DE JANEIRO












DÉCADA DE 30 - CAIXA D´ÁGUA DO CENTRO












1934 - AV. SÃO PAULO - RES. DE ARTHUR  THOMAS













1933 - CASA DE ANGELO VICENTINI












1930 - BARRAGEM DO CAMBEZINHO - P/GERAR ENERGIA ELÉTRICA












CASA DA USINA HIDRELÉTRICA - 40 HP - DÉCADA DE 30













1930 - CELSO  GARCIA E SUA CATITA

















1930 - PLAINA PARA ABRIR ESTRADAS E RUAS










VENDA DE SECOS E MOLHADOS NO CENTRO - 1930











HOTEL LUXEMBURGO - DÉCADA DE 30












1ª CASA DE TIJOLOS 1936 - LARIONOFF













FLORESTA DE PINHEIROS - ATUAL JD. LONDRILAR












1º HOSPITAL - 1935

















AV. PARANÁ EM 1933











COMERCIO  DE DEQUECH AV. DUQUE DE CAXIAS











1ª IGREJA - 1930












LONDRINA 1937













TROPEIROS 1930












RES. DE ALEXANDRE RASGULAFF












TODOS OS CARROS - 1937












CAMINHÕES NA DÉCADA DE 30












DECADA DE 30 - PEROBAS DO CENTRO











1941 - FERROVIÁRIA - VISITA DO INTERV. MAN. RIBAS












FIGUEIRA DO CENTRO DA CIDADE - DÉCADA DE 30










VISITA DE EURICO GASPAR DUTRA












ESCOLA JAPONESA












INAUG. COL. LONDRINENSE - 1940











PIONEIROS CHEGANDO EM 1932












DESFILA NA AV. PARANA´- 1940












VISITA DO PRES. EURICO DUTRA 1948












INAUG. AGENCIA  FORD 1936













INICIO DAS OBRAS COLEGIO HUGO SIMAS











CASA NO CENTRO DA CIDADE












DÉCADA DE 30 - CRIANÇAS BRINCAM NO BOSQUE

















FAZENDA DO BULLET











CASA DE DAVID DEQUECH












INAUGURAÇÃO DA LUZ ELETRICA 1938











LONDRINA 1932 POR HANS KOPP











LONDRINA 1934 - P0R HANS KOPP












LONDRINA 1934 - POR HANS KOPP













LONDRINA 1931
JOSÉ CARLOS FARINA












DÉCADA DE 60












LONDRINA - 1940

















LONDRINA - DÉCADA DE 50 - A MAIORIA
DOS MENINOS VESTIAM-SE ASSIM












LONDRINA - DÉCADA DE 50












LONDRINA - DÉCADA DE 50








































DÉCADA DE 50


Catedral antiga de Londrina. Ficava
no mesmo local em que está a Catedral atual.
CATEDRAL ANOS 50
RODOVIÁRIA ANOS 50
ANOS 50
MARIA FUMAÇA ATRAVESSANDO O TIBAGI - DÉCADA DE 30
DÉCADA DE 50

1960




A Avenida Rio de Janeiro, esquina com a Rua Sergipe. O calçamento em paralelepípedos era típico da época, e ainda subsiste, em muitos pontos, recoberto pelo asfalto.



Rua Minas Gerais, em frente à Associação Comercial e Industrial de Londrina
(foto abaixo, de Yutaka Yasunaga - acervo do Foto Estrela).

Foto: Yutaka Yasunaka


ANOS 60


17.


18.
ão
Reprodução

1941






















































 veículo a popular apelidado  de "balaio das putas".  Na época das grandes fortunas do café, o apelido das charretes se estendeu ao aviões que traziam novas "meninas" de São Paulo para Londrina, "encomendadas" pelos novos ricos da cidade.



ANOS 50












ANOS 50






















































JULHO DE 1975















COLABORAÇÃO ABILIO MEDEIROS ( PESQUISA)

















































































































































































































FOTO INÉDITA DE  HANS KOPP ( PESQUISA FARINA )
























MARINGÁ  1945



























LONDRINA ( INÉDITA ) DE HANS KOPP






































HANS KOPP - SUBINDO EM UMA ÁRVORE GIGANTE PARA
FOTOGRAFAR LONDRINA DO ALTO ( FOTO INÉDITA) PESQUISA
FEITA POR JOSÉ CARLOS FARINA

O TREM CHEGOU EM LONDRINA EM 1935

www.estacoesferroviarias
LONDRINA

Município de Londrina, PR
Linha Ourinhos-Cianorte - km 510 (1960)

Uso atual: museu
Data de abertura do prédio atual: 1950
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Londrina foi aberta em julho de  1935, no mesmo 
dia 
em que a ponte sobre o rio Jataizinho foi inaugurada, dando passagem ao trem, que 
chegava a uma cidade que havia crescido enormemente desde sua fundação 
em 1929, no antigo Patrimônio Três Bocas. O trem chegou quando Londrina já era município
 e podia ser alcançada a partir de Jataizinho, ponta dos trilhos desde 1932, por estradas de
 rodagem sofríveis, mas suficientes para o seu crescimento. O trem veio acelerar o 
desenvolvimento da nova cidade. Como memória justificativa do Orçamento da Estação
 de 11 de agosto de 1945, consta que: "A atual estação de Londrina não é suficiente ao 
movimento de mercadoria e passageiros naquela localidade. Por este motivo e diante 
do crescente desenvolvimento daquele próspero município do Norte do Estado, foi 
organizado o presente projeto e orçamento de uma nova e ampla estação em alvenaria, 
com todas as instalações necessárias ao tráfego, tais como agência e dependências
 e serviço comercial, escritório da Residência da Via permanente, serão alí instalados.
 O projeto prevê as melhores acomodações aos serviços da Rede e conforto ao público".
 O prédio seria construído no mesmo local da estação original, enquanto o antigo 
armazém seria adaptado como estação provisória. Isso realmente aconteceu, mas 
a obra sofreu atrasos devido a vários motivos não previstos, inclusive brigas políticas. 
O novo prédio, em estilo alemão, foi finalmente inaugurado em 19 de julho de 1950
Em 1966, apenas dezesseis anos depois de inaugurada, já se pensava em construir
 uma nova estação fora da cidade, na parte norte, para desviar os trilhos que já começava, 
diziam, a atravancar o crescimento da cidade. Em 10 de março de 1981, acabou 
o trem de passageiros do ramal Ourinhos-Cianorte. A variante ficou pronta em 1982
 e a antiga estação, depois de alguns nos abandonada, transformou-se, em 1986, em
 museu. Uma nova estação foi construída na variante. (ver também LONDRINA-NOVA)

Em 1935, vista do trem, a nascente cidade de Londrina...

... aparecia como o velho oeste dos filmes para o passageiro que chegava. Fotos dos arquivos do autor

A estação original, em 1936. Foto José Juliani, do 

acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por 
Antonio Rapette

A estação, anos 30. Foto José Juliani, do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette

A estação de 1950, ainda ativa, foto sem data. Foto do acervo de Lourenço Paz

A estação de 1950, ainda ativa, anos 1970. Foto de 

cartão postal

Fachada da antiga estação, em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni

Plataforma da antiga estação, já sem trilhos, em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni

A antiga estação, à esquerda, e onde passavam os 

trilhos
. Foto Christian Condé, 2002
Estrada de Ferro São Paulo-Paraná (anos 1930-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1982)

ROLÂNDIA - 9 CÂMERAS DE VIGILÂNCIA ENTRAM NO AR

Conversei agora pouco com o capitão Morais e ele me garantiu que a prefeitura colocou "no ar" nove câmeras de vigilância pública da cidade.  As demais estão sendo instaladas. Somente agora então é que começamos a contar pra valer com este importante serviço de apoio ao trabalho da polícia militar. josé carlos Farina

CASAS POPULARES EM ROLÂNDIA - GOVERNO FEDERAL / CEF INVESTINDO

Os Conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, erguidos na cidade: José Perazolo, Tomie Nagatami, Ernesto Fransceschini e Orlandino de Almeida seguem a todo vapor. Construídos pelas empresas Bonora e Costa, Prestes e Artenge respectivamente, os conjuntos residenciais vão proporcionar moradias  para 1.292 famílias.  Governo Federal presente em Rolândia.  Projetos Minha casa minha vida.. financiados pela Caixa Econômica Federal e gerido com recursos do FGTS e da  poupança popular.