JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

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ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

sábado, 28 de junho de 2014

FOTOS COMEMORAÇÃO EM ROLÂNDIA SELEÇÃO x CHILE by FARINA

FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA





























































FOTOS DE ROLÂNDIA COM AS CORES DO BRASIL E DA SELEÇÃO By FARINA

FARINA HOMENAGEIA O BRASIL e ROLÂNDIA ( EM RITMO DE SELEÇÃO )

AS DUAS PAIXÕES QUE TENHO DEPOIS DE DEUS E A FAMÍLIA: ROLÂNDIA e o BRASIL. DEUS ABENÇOE A NOSSA PÁTRIA. PEDIMOS GOVERNANTES E POLÍTICOS HONESTOS. FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA






































































































































DIFICULDADES DA OBRA DO TREM PÉ VERMELHO ENTRE LONDRINA e MARINGÁ

Rafael Fantin - Redação Bonde - FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA





O Ministério dos Transportes divulgou o estudo de viabilidade do Trem Pé Vermelho, que pretende ligar a região de Londrina e Maringá em um trecho de 122 quilômetros com a integração de 11 municípios, além de Ibiporã e Paiçandu. O estudo foi realizado pelo Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e apontou que a região possui viabilidade técnica eeconômica para a implantação do projeto. 



Uma das opções apresentadas pelo estudo pode resolver um antigo problema das cidades nas regiões de Londrina e Maringá: o transporte de cargas em linhas férreas que cruzam a área urbana dos municípios. De acordo com o coordenador da equipe da LabTrans, Rodolfo Carlos Nicolazzi Philippi, uma linha alternativa pode ser construída na mesma faixa de domínio para o transporte de cargas, considerado intenso na região, o que afastaria os vagões carregados das áreas mais utilizadas por pedestres, carros e motocicletas. 


Assim, os veículos leves sobre trilhos, mais conhecidos como VLT, passariam a transitar pelas antigas linhas férreas, facilitando a instalação de estações mais próximas das áreas urbanas para atendimentos dos passageiros. "Essa é uma solução técnica do estudo, que passará pela consulta pública aberta no último dia 12 pelo Ministério dos Transportes", esclareceu Philippi em entrevista ao portal Bonde. 



"O maior problema é a linha de carga que cruza os principais centros urbanos da região. Em vista disso, os municípios envolvidos estão se mobilizando no sentido de procurar uma solução. Como já mencionado, a cidade de Londrina 'resolveu' o problema parcialmente, uma vez que a linha de carga ainda corta a cidade. Maringá resolveu-o com o apoio do Governo Federal e Apucarana encontra-se em processo de minimização das interferências com a área urbana", afirma o estudo. 



Segundo o levantamento, os problemas mais graves foram registrados em Cambé, Rolândia, Apucarana e Arapongas, que "possuem dezenas de ruas e avenidas cruzadas por grandes e lentos trens de carga." 


Preços e tempo de viagem 


O coordenador da equipe técnica da LabTrans esclareceu que tarifas foram estipulados para realização do estudo, mas afirmou que os valores serão definidos apenas após o início da operação pelo administrador do serviço. No entanto, ele ressaltou que as tarifas devem concorrer com os valores do transporte rodoviário. Os preços variam conforme o trajeto, tempo de viagem e número de paradas até o destino final. "Se a tarifa fica muito abaixo do que é realizado pelos ônibus, o transporte ferroviário não se torna atrativo para o operador. Por outro lado, se o valor da passagem é muito alto afasta os usuários", explicou Philippi. 
COMENTÁRIO:
Este é um dos meus sonhos... eu que sou apaixonado por trens.... sou talvez o maior cinegrafista amador de trens do Paraná... mas penso que se um dia o governo resolver mesmo implantar o trem de passageiros na região deverá ser feito em duas linhas distintas. Uma de Londrina a Apucarana e outra de Apucarana a Maringá. Os interesses destas populações são bem distintos. E se for para um trem rápido teríamos que construir uma nova ferrovia passando "por fora" das cidades.... Se for usar o atual traçado será necessário a construção de dezenas e dezenas de trincheiras. É que não se admite uma ferrovia rápida tendo que diminuir a velocidade neste monte de passagem em nível que existem em Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Jandaia, mandaguarí, etc. Agora se for para apenas um trem turistico... tudo bem... JOSÉ CARLOS FARINA

VÍDEO ALEXANDRE FARINA NO SBT REDE MASSA

PEDALADA BIKE EM IBIPORÃ DIA 06 DE JULHO DE 2014

Inscrições podem ser feitas até o dia 3 de julho. Pedalada de cerca de 45 quilômetros por estradas rurais de Ibiporã acontece dia. Expectativa é que cerca de 500 pessoas de Ibiporã e cidades da região participem do evento
Divulgação/Serla
Percurso será feito por estradas rurais de Ibiporã, passando pelo Pico do Guarani

Atenção, ciclistas de Ibiporã e região! Estão abertas até as 17 horas do dia 03 de julho as inscrições para a 2ª Volta do Guarani. A pedalada acontece no dia 06 de julho (domingo), com concentração às 7 horas e saída uma hora depois do Centro de Eventos de Ibiporã (Rua 19 de Dezembro, s/n).

O percurso, de aproximadamente 45 quilômetros o longo, e 23 o curto, será feito por estradas rurais, passando pelo Pico do Guarani. O passeio é indicado para quem já possui o hábito de pedalar, visto que há trechos com subidas e descidas íngremes, em estrada de chão.

Durante a pedalada haverá hidratação e carro de apoio e entrega de camisetas para os 250 primeiros inscritos. A organização do evento também recomenda que os participantes pedalem com todos os itens de segurança, tais como luva, óculos e capacete. A expectativa é que cerca de 500 pessoas de Ibiporã e cidades da região participem do evento.

A inscrição é um litro de leite e pode ser feita na Secretaria de Esportes (Carecão), por telefone - 3178-0204 ou e-mail:serlaibipa@hotmail.com(enviar nome completo, endereço e telefone para contato).

A "2ª Volta do Guarani" é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, com apoio do Samae de Ibiporã e Polícia Militar do Paraná.