Ocivaldo mandou mensagem dizendo que com relação a licitação no valor de R$ 645 mil publicado no Blog e em jornal da cidade, este valor é uma previsão para o ano todo de 2014. Neste valor está previsto os materiais que são fornecidos pela prefeitura.
Não são apenas 4 obras, mas sim vários serviços... onde entra manutenção de
escolas e postos de saúde, etc... que podem ser ou não realizados... "Se não forem contratados, eu não recebo. Eu só
receberei pelos serviços que forem devidamente solicitados e executados
dentro do valor máximo licitado para cada tipo de serviço, conforme planilha que acompanhou a licitação... é tudo feito com transparência e em
observância do interesse público", - disse. Com relação a rotatória do Miranda "eu recebi apenas R$ 11.000,00, pagando R$ 3.000,00 de impostos. Os materias foram foram fornecidos pela prefeitura, mas não sei o valor total", - finalizou. O
departamento de licitação recebe de varias empresas orçamento para montar
uma lista que se pega o preço mais baixo e este preço é colocado no
edital por uns dez dias... fica no portal da prefeitura... no site... fica
dentro da prefeitura logo na entrada num edital de vidro... e também a
disposição no departamento de licitação... chegado o dia marcado aparece
varias empresas interessadas e começa o pregão... tipo leilão quem faz o
serviço por menos e as empresas se matam no preço menor... depois que sai o resultado as empresas tem que ajustar o preço item por item conforme o percentual baixado no lote inteiro. Geralmente os preços ficam muito baixo, mas as empresa ganhadoras tem que cumprir todo o prazo estabelecido no edital caso isso não ocorra serão desclassificadas. Quando
precisa ser feito um serviço, tipo um meio fio que está quebrado, um conserto de calçadas... um conserto de telhado, etc... a empresa faz um
orçamento sobre o item do edital isso é levado as autoridades compatível
que vê a viabilidade do serviço e o preço deste serviço... se for deferido faz-se um empenho e depois de empenhado é executado... depois de executado
leva em média 30 dias pra se receber... a empresa tem que arcar com o
custo das obras até o final. A prefeitura fez reforma em todas as escolas como ligação de esgoto...
tampando as fossas das creches, escolas, casa abrigo, caps, cras, criar,
conserto em CCI, bibliotecas, rodoviárias, posto do bartira, creche do
bartira, são Martinho, rodoviária de são Martinho, conserto na sub
prefeituras de são Martinho , bartira são Fernando, jardim italia, cemitério, bartira e o cemitério central. reforma do altar do cemitério, conserto de calçadas e bocas de lobo e muitos que eu só lembrarei olhando no computador as horas realizadas e depois alguem fala que eu fiz só três ou quatro obras. tinha uma época que eu estava com quarenta funcionário trabalhando. E ainda o povo estava brigando comigo... inclusive o prefeito que me chamou varias veses me apressando para terminar as obras....só a rotatória do Miranda eu tive varias broncas por demorar...inclusive o prefeito fazia questão de visitar cada serviço e cobrar mais agilidade. Muitas vezes temos que fazer serviço abaixo da tabela da construção
civil, mas se não fizermos além da desclassificação tem uma multa muito
alta. gostaria que vc fosse um dia numa destas licitação... ela é aberta ao publico... e tem licitação toda semana. Na minha licitação esteve presente um vereador que assistiu tudo desde o começo até o final. OCIVALDO & FILHO LTDA. (EMPREITEIRO)
COMENTÁRIO: Todo este mal entendido aconteceu por que a Câmara Municipal, através do vereador Maico Dida solicitou o valor total gasto em 4 obras, que seriam: a)- Rotatória do Miranda, b)- Pista de Skate; c)- Reforma da Quadra do Colégio Vitório Franklin, e, c)- Reforma do Parque Infantil do Parigot de Souza. A prefeitura, ao invés de discriminar o total de cada obra, ( que era a dúvida do vereador ) apenas juntou a cópia anexa informando que as mesmas foram executadas pela empresa Ocivaldo & Filho Ltda. num total de R$ 645 mil. As dúvidas permanecem até hoje, pois com exceção da rotatória do Miranda, as demais não foi informado os totais gastos entre mão de obra e materias. Na época o vereador Maico Dida ficou de fazer nova solicitação para tirar a dúvida. JOSÉ CARLOS FARINA