Os convidados estão ansiosos, o noivo sua nas mãos e o padre olha para o relógio para verificar se o atraso está dentro do prazo permitido. O tempo passa, a angústia aumenta e a dúvida se sustenta. O silêncio toma conta do ambiente e, sem cerimônia, ela se apresenta. A música toca e todos os olhares são conduzidos para a noiva e sua "carruagem", um Mercedes Benz 1965, modelo 220s.
Há apenas cinco anos na posse de Adrian Von Treunfels, de Rolândia (Norte), o alemão já levou por diversas vezes noivas para o altar. O bom estado de conservação e a fama que o carro ganhou pela sua alta sofisticação - modelo que conduziu por décadas presidentes e diplomatas do mundo todo - são elementos que dão um certo glamour a qualquer celebração.
Treunfels adquiriu o 220s em Londrina. Ele conta que o alemão ficou parado por muito tempo em uma garagem, depois de ter servido por muitos anos um diplomata de Curitiba. A pintura é original, mas Treunfels teve que fazer uma pequena reforma no modelo para deixá-lo pronto para a estrada. De início, o colecionador trocou todas as borrachas do carro que, com o passar do tempo, ressecaram. As mudanças são pouco visíveis, mas fazem a diferença.
A suavidade das portas quando se fecham causa inveja a muito carro novo. São apenas dois cliques. Basta um pequeno empurrão, dispensando aqueles sistemas modernos de alerta de abertura de portas. Treunfels destaca que o 220s era considerado nas décadas de 1950 e 1960 a limousine dos ricos e famosos. A pequena saliência nos para-lamas traseiros lembram os tradicionais rabo de peixe norte-americano. "Contudo, bem mais discreto, como todo alemão", brinca Treunfels.
Especificações
O Mercedes 220s é equipado com um silencioso motor de seis cilindros de dupla carburação que gera 100 cv. A transmissão é composta por quatro marchas à frente e uma ré, com o câmbio fixado no volante. Mesmo com um motor forte, o modelo não foi feito para correr, mas sim, desfilar. O velocímetro marca uma velocidade máxima de 120 km/h, mas Treunfels avisa que a partir dos 50 km/h o marcador, que é composto por luzes e não ponteiro, passa de verde para amarelo e logo vermelho, indicando que o motorista está excedendo à velocidade.
A distância alongada de entre-eixos permite que o Mercedes se mova de forma bem macia em pisos irregulares e, principalmente, nas lombadas. O 220s possui equipamento de ar quente, rádio, detalhes em madeira no painel e descanso de braço no centro do banco traseiro, "item ideal para as noivas se acomodarem", brinca o proprietário.