JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER
terça-feira, 10 de janeiro de 2017
TREM PÉ VERMELHO NÃO SAI DO PAPEL NO NORTE DO PARANÁ
Ministério das Cidades tira projeto do Trem Pé Vermelho do PAC
Marco Feltrin | Londrina | Publicado em 10 de janeiro de 2017
Uma portaria do Ministério das Cidades publicada no Diário Oficial da União retira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) as verbas para elaboração de projetos do Trem Pé Vermelho, que faria o transporte de passageiros entre Londrina e Maringá. A obra tinha estimativa de custos de R$ 700 milhões, sendo R$ 10 milhões apenas para projeto executivo.
A iniciativa havia sido aprovada pelo comitê gestor do PAC em fevereiro de 2014. Na portaria, o secretário executivo do Ministério das Cidades, Luciano Patrício, foi levada em consideração “a necessidade de otimização da alocação dos recursos destinados ao programa” e empreendimentos que ainda não haviam assinado termo de compromisso com a União até o fim de 2016.
O estudo de viabilidade do Trem Pé Vemelho foi conduzido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e sugeria um trecho de 152 quilômetros de trilho ligando as cidades de Ibiporã, na região de Londrina, a Paiçandu, região de Maringá. Seriam atendidas 1,8 milhão de pessoas em 13 cidades: Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina e Ibiporã.
A expectativa era de transportar 30 mil passageiros por dia.
Em maio do ano passado, o governo do Paraná havia autorizado três consórcios de empresas a realizar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia por meio de parceria público-privada. Sem os recursos do PAC, no entanto, o projeto deve ficar apenas no papel. FOTO By FARINA
COMENTÁRIO:
Conforme eu havia comentado em outros artigos, a chance desta ferrovia sair do papel era nenhuma. Tudo não passou de uma "jogada". Vamos ter que continuar a usar esta ferrovia que ainda corta o norte do paraná e que foi construída pelos ingleses na década de 30. País de 1º mundo é outra coisa. JOSÉ CARLOS FARINA
Marco Feltrin | Londrina | Publicado em 10 de janeiro de 2017
Uma portaria do Ministério das Cidades publicada no Diário Oficial da União retira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) as verbas para elaboração de projetos do Trem Pé Vermelho, que faria o transporte de passageiros entre Londrina e Maringá. A obra tinha estimativa de custos de R$ 700 milhões, sendo R$ 10 milhões apenas para projeto executivo.
A iniciativa havia sido aprovada pelo comitê gestor do PAC em fevereiro de 2014. Na portaria, o secretário executivo do Ministério das Cidades, Luciano Patrício, foi levada em consideração “a necessidade de otimização da alocação dos recursos destinados ao programa” e empreendimentos que ainda não haviam assinado termo de compromisso com a União até o fim de 2016.
O estudo de viabilidade do Trem Pé Vemelho foi conduzido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e sugeria um trecho de 152 quilômetros de trilho ligando as cidades de Ibiporã, na região de Londrina, a Paiçandu, região de Maringá. Seriam atendidas 1,8 milhão de pessoas em 13 cidades: Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina e Ibiporã.
A expectativa era de transportar 30 mil passageiros por dia.
Em maio do ano passado, o governo do Paraná havia autorizado três consórcios de empresas a realizar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia por meio de parceria público-privada. Sem os recursos do PAC, no entanto, o projeto deve ficar apenas no papel. FOTO By FARINA
COMENTÁRIO:
Conforme eu havia comentado em outros artigos, a chance desta ferrovia sair do papel era nenhuma. Tudo não passou de uma "jogada". Vamos ter que continuar a usar esta ferrovia que ainda corta o norte do paraná e que foi construída pelos ingleses na década de 30. País de 1º mundo é outra coisa. JOSÉ CARLOS FARINA
PORTAL DE ROLÂNDIA PRECISA DAR ATENDIMENTO A TURISTAS
Já ouvi muitas pessoas criticando a construção do portal de Rolândia. Alguns falam que ficou feio. Outros falam que tinha que encobrir a rodovia, igual o de Gramado-RS. Outros falam que não serve para nada. Eu digo que foi "uma bola dentro". Vejam que todas as matérias das redes de TV que foram produzidas na cidade usaram como "chamada" justamente o portal. Eu se fosse o prefeito faria uma licitação para que alguma empresa montasse ali uma lanchonete ou um café para que mantivesse ali funcionado uma TV com filmes sobre Rolândia. Que fosse entregue também prospectos dos nossos pontos turísticos. Quem sabe um dia né? JOSÉ CARLOS FARINA.
NOTA: Vocês sabiam que o portal além de estarem com as portas quebrada e com vidros quebrados têm um monte de telhas soltas. Logo as águas da chuvas apodrecem toda a cobertura. E tem outra: pra que aquele monte de papel amassado no chão? é para algum andarilho atear fogo em tudo? Alguém tem que ir lá fazer uma limpeza e repor as telhas. FARINA
NOTA: Vocês sabiam que o portal além de estarem com as portas quebrada e com vidros quebrados têm um monte de telhas soltas. Logo as águas da chuvas apodrecem toda a cobertura. E tem outra: pra que aquele monte de papel amassado no chão? é para algum andarilho atear fogo em tudo? Alguém tem que ir lá fazer uma limpeza e repor as telhas. FARINA
TURISMO EM ROLÂNDIA -NORTE DO PARANÁ - PR.
DANIEL STEIDLE
MISTÉRIO...
PORQUE O TÃO NOTICIADO TURISMO EM ROLÂNDIA NÃO EMPLACA? NENHUM OUTRO SEGMENTO TANTO PROMOVEU E PROMOVE ROLÂNDIA... SEM CONTRAPARTIDA DO SETOR PÚBLICO... PARTICULARES NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA FAZER PROPAGANDA POSITIVA DO MUNICÍPIO PELO TURISMO. HÁ MUITOS EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS ENVOLVIDOS E A GARANTIA DA PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICOS E AMBIENTAIS... O TURISMO TAMBÉM MANTÉM A AUTOESTIMA E A UNIÃO DA COMUNIDADE, ALÉM DE TER UM CARÁTER PEDAGÓGICO / EDUCATIVO. POR EXCELÊNCIA... INDÚSTRIAS (QUE MUITAS VEZES POLUEM E ABANDONAM O MUNICÍPIO) DE CARA GANHAM GENEROSOS INCENTIVOS E DESCONTOS. INDÚSTRIAS SÃO FESTEJADAS COMO CONQUISTAS PESSOAIS DOS POLÍTICOS... PORQUE? SÃO AS CAMPANHAS FINANCIADAS? ESQUECE-SE DO BEM COMUM E A HISTÓRIA DE UMA CIDADE AINDA MARAVILHOSA COMO ROLÂNDIA. COMO BEM DISSE O PRESIDENTE DO "PARANÁ TURISMO", PROF. JACÓ (ESTE QUE A TURISMÓLOGA Flavia Galbero Costa TROUXE À ROLÂNDIA): "FOI O TURISMO QUE TIROU NAÇÕES EUROPEIAS DA PROFUNDA CRISE... E EM ROLÂNDIA VOCÊS PARECE QUE AINDA NÃO VIVEM ESSA CRISE... SERIA UMA PENA VOCÊS PERDEREM O TURISMO QUE ESTÁ NAS MÃOS TALENTOSAS DE POUCOS QUE NÃO PODEM SER USADOS COMO MEROS ENFEITES... LIMPEZA, SEGURANÇA, SINALIZAÇÃO E INCENTIVOS FISCAIS SÃO COISAS BÁSICAS A SEREM ASSEGURADAS AO TURISMO... COISAS QUE DISPENSAM REUNIÕES CANSATIVAS, PLANOS MUNICIPAIS E PROJETOS COMPLICADOS... QUE TAMBÉM UMA ENORME QUANTIA DE PESSOAS COMO O PESSOAL DO "ARTE NA FEIRA", CANTORES, MÚSICOS, POETAS, COZINHEIRAS, PRODUTORES RURAIS, PEQUENOS AUTÔNOMOS... PUDESSEM, ASSIM COMO OS "INDUSTRIAIS" RECEBER INCENTIVOS FISCAIS... DAI VOCÊS VÃO VERIFICAR QUE MILAGRES ACONTECEM! UM GOVERNO PODERÁ FINALMENTE TRABALHAR SEM ATRAPALHAR E UMA POPULAÇÃO VALORIZADA, EM PESO, ARREGAÇARÁ AS MANGAS EM PROL DE UM CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL PARA TODOS"... PRA VARIAR O TEXTO DE HOJE FICOU COMPRIDO DEMAIS DEMAIS... MAS ISSO VOCÊS JÁ ESTÃO ACOSTUMADOS... ABRAÇOS!
COMENTÁRIO:
Precisamos terminar a reconstrução do Hotel Rolândia e conservar e atender no Portal da cidade. FARINA
COMENTÁRIO:
Precisamos terminar a reconstrução do Hotel Rolândia e conservar e atender no Portal da cidade. FARINA
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