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ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

ADOTE UM JARDIM EM ROLÂNDIA

Buscando fortalecer os elos ambientais entre poder público e setor privado, em reunião realizada com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Seara Alimentos, ficou estabelecido a parceria de adoção duas rotatórias em nosso município pela Seara. Isso é possível pela Lei 3688/14 que dispõe sobre o código de arborização que regulamenta que empresas podem adotar canteiros e praças. Assim as duas rotatórias de chegada em Rolândia, vindo de Londrina e vindo de São Martinho serão revitalizadas, com um belo ajardinamento. Segundo o Secretário Anderson Buss Cardoso, “essa é uma parceria que irá trazer benefícios para o município, tanto essas rotatórias que trazem o impacto de chegada e saída da cidade. A idéia é causar alegria e bom grado da mesma forma que temos ao entrar em cidades como Treze Tilias, Pomerode e Gramado. Temos que dar continuidade a nossa idéia e vontade de reavivar nossas origem germânicas e com isso, o trabalho de ajardinamento em parceria com o setor privado nos dá essa condição”. Haverá ainda outras rotatórias que serão adotadas por outros empresas e empresários. A partir de agora, o Secretário acredita que outras empresas deverão se juntar no trabalho e ampliar o ajardinamento em rotatórias “criando até uma disputa sadia sobre qual é o canteiro e rotatória mais linda de Rolândia”.

JAGUAPITÃ CAMPEÃ EM ROLÂNDIA FUTSAL 2019 By FARINA

FARINA COMENTA PROJETO DO DEPUTADO COBRA SOBRE FERROVIAS

FARINA COMENTA

Deputado Cobra Repórter apresenta projeto de lei para que buzina de trem não perturbe mais o sono de quem mora próximo às linhas férreas

Pense em uma noite de sono tranquila, repentinamente, ser interrompida pela buzina do trem! Essa é a realidade de quem mora próximo às linhas férreas. Geralmente, isso não tem horário: duas, três, quatro horas da madrugada. Mesmo de dia o barulho é ensurdecedor. Imagine à noite então?

Preocupado com isso, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) propôs um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta terça-feira (17), que se baseia no seguinte: todo cidadão tem o direito ao sono tranquilo, livre de perturbações sonoras! “É um direito à saúde mental do ser humano, é um direito coletivo inatacável. O tempo moderno trouxe novos dispositivos de segurança, que podem substituir a buzina dos trens durante a noite, no período de 22 às 6 horas da manhã”, explicou o deputado Cobra Repórter (PSD).

O deputado ressaltou ainda que é injustificável que, nos tempos atuais, locomotivas disparem buzinas com volumes elevados após as 22 horas e durante a madrugada, perturbando crianças, idosos, trabalhadores, enfim, todos os cidadãos dos vivem nos centros urbanos das cidades paranaenses.

“Nos dias de hoje, os trens são monitorados via GPS e continuamos utilizando o mesmo sistema que era usado em passagens de nível do ´velho oeste´ americano? E, a cada dia, se mostram mais ineficientes e danosos à saúde mental das pessoas em virtude das buzinas? Precisamos nos modernizar e investir em sistemas de bloqueio automáticos e monitoramento de passagens de nível que deem mais segurança, em especial, nos cruzamentos com vias públicas”, disse o deputado Cobra Repórter.

O projeto de lei ressalta que estudos mais recentes dão conta de que o ruído ambiental é uma das maiores causas de poluição do mundo nos centros urbanos e que ruídos excessivos intermitentes (buzinas de trens), que acordam diversas vezes as pessoas quando dormem, ou se não acordam, desligam o subconsciente ligando o consciente das pessoas, perturbam o descanso e provocam danos à saúde física e, principalmente, mental.

O apito do trem é regulado por decreto federal de 1996. Conforme a regulamentação já existente, o alerta deve ser disparado próximo das “passagens em nível” para motoristas e pedestres.

COMENTÁRIO:
Estamos sim em pleno século XXI e só existe três recursos para evitar acidentes em passagens em nível nos cruzamentos de ruas com linhas férreas: 1)- Cancela automatizada com alarme; 2)- cancela com guardas; 3)- apitos dos trens.
Nos Estados Unidos e países desenvolvidos da Europa e Ásia, utilizam cancelas automatizadas com alarme. O trem ao se aproximar a uma certa distância da passagem em nível, aciona um relê que faz a vara da cancela abaixar e dispara um alarme com luz e som. Aqui no Brasil nunca vimos nada igual. No Paraná  temos milhares de passagens em níveis. Quem vai bancar os custos?? Seria muito  bom mas creio que não há verbas para isso. Ou tem? Se obrigar a concessionária a assumir o encargo é perigoso eles entregaram a concessão de volta. Vão responder que a ferrovia chegou primeiro. Depois as cidades, ruas, estradas e avenidas. Eu pessoalmente  torço para que o projeto dê certo.
JOSÉ CARLOS FARINA

SHOW ASTROS SERTANEJOS JUNTOS EM LONDRINA 09/11/19


TREM COMBUSTÍVEL NA PRIMAVERA NORTE PARANÁ By FARINA

O ELVIS PRESLEY LIGOU PRA MIM