www.estacoesferroviarias
Município de Londrina, PR
| ||
Linha Ourinhos-Cianorte - km 510 (1960) | ||
Uso atual: museu | ||
Data de abertura do prédio atual: 1950 | ||
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Londrina foi aberta em julho de 1935, no mesmo dia em que a ponte sobre o rio Jataizinho foi inaugurada, dando passagem ao trem, que chegava a uma cidade que havia crescido enormemente desde sua fundação em 1929, no antigo Patrimônio Três Bocas. O trem chegou quando Londrina já era município e podia ser alcançada a partir de Jataizinho, ponta dos trilhos desde 1932, por estradas de rodagem sofríveis, mas suficientes para o seu crescimento. O trem veio acelerar o desenvolvimento da nova cidade. Como memória justificativa do Orçamento da Estação de 11 de agosto de 1945, consta que: "A atual estação de Londrina não é suficiente ao movimento de mercadoria e passageiros naquela localidade. Por este motivo e diante do crescente desenvolvimento daquele próspero município do Norte do Estado, foi organizado o presente projeto e orçamento de uma nova e ampla estação em alvenaria, com todas as instalações necessárias ao tráfego, tais como agência e dependências e serviço comercial, escritório da Residência da Via permanente, serão alí instalados. O projeto prevê as melhores acomodações aos serviços da Rede e conforto ao público". O prédio seria construído no mesmo local da estação original, enquanto o antigo armazém seria adaptado como estação provisória. Isso realmente aconteceu, mas a obra sofreu atrasos devido a vários motivos não previstos, inclusive brigas políticas. O novo prédio, em estilo alemão, foi finalmente inaugurado em 19 de julho de 1950. Em 1966, apenas dezesseis anos depois de inaugurada, já se pensava em construir uma nova estação fora da cidade, na parte norte, para desviar os trilhos que já começava, diziam, a atravancar o crescimento da cidade. Em 10 de março de 1981, acabou o trem de passageiros do ramal Ourinhos-Cianorte. A variante ficou pronta em 1982 e a antiga estação, depois de alguns nos abandonada, transformou-se, em 1986, em museu. Uma nova estação foi construída na variante. (ver também LONDRINA-NOVA) | ||