JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 7 de janeiro de 2012

Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul - Mapa e cronologia da ferrovia






VFCO
Flávio R. Cavalcanti – Centro-Oeste nº 18 (setembro/1986)

Datas principais

1875 - Trilhos ligam São Paulo a Sorocaba, 104 km
1885 - Inaugurada a Curitiba-Paranaguá (PR)
1890 - Iniciadas as obras da EFSPRG, em Santa Maria (RS), rumo a Itararé (SP)
1894 - Inaugurado o primeiro trecho da EFSPRG, entre Santa Maria e Cruz Alta (RS), com 142 km
1894 - Curitiba-Paranaguá atinge Ponta Grossa (PR)
1895 - Sorocabana atinge Itapetininga (SP)
1900 - Inaugurado trecho de 132 km da EFSPRG no Paraná, entre Ponta Grossa e Rebouças
1904 - EFSPRG inaugura 132 km de Rebouças a Porto União (PR), no rio Iguaçu
1905 - Inaugurado trecho gaúcho de Cruz Alta a Passo Fundo, a 336 km de Santa Maria
1906 - EFSPRG inaugura trecho paranaense de Joaquim Murtinho a Jaguariaíva
1908 - Inaugurado trecho de Joaquim Murtinho (PR) a Itararé (SP), de 134 km
1909 - Sorocabana atinge Itararé. O presidente Afonso Pena inaugura o primeiro trecho da EFSPRG no Contestado: 103 km entre Porto União da Vitória (PR) e Taquarasl Liso, hoje Presidente Pena (SC). Trilhos atingem Rio Caçador (SC) em julho e Rio das Pedras em setembro.
1910 - Terminados trechos faltantes no Paraná (Ponta Grossa a Joaquim Murtinho), no Contestado e no norte gaúcho. A ponte provisória de madeira em treliça*, sobre o rio Uruguai, é inaugurada a 17 de dezembro, último dia do prazo para a construção. A primeira composição regular percorre os 1.403 km de Itararé a Santa Maria, à velocidade média de 30 km/h e 41,6 km/h nos trechos melhores. Rampa máxima: 2,99% e raio mínimo: 91,7 m, exceto no RS. Total da viagem de São Paulo a Porto Alegre: 72 horas (exceto paradas e 4 baldeações em Itararé, Porto União, Marcelino Ramos e Santa Maria), ao longo de 2.152 km.
1911 - Enchente leva a ponte de madeira sobre o rio Uruguai, reconstruída a seguir em metal
1913 - Ramal de São Francisco, previsto para ligar o litoral catarinense a Assunção, Paraguai, atinge Marcílio Dias, no km 204, e torna-se alvo dos jagunços. A construção fica paralisada até 1915
1917 - Ramal de São Francisco atinge Porto União na EFSPRG. Brazil Railway entra em concordata e o governo cancela a Transparaguaia

Fonte

   




Mapa da região do Contestado e da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande
Trem de Ferro: a ferrovia no Contestado

NOVO CRIME AMBIENTAL EM LONDRINA

CORTE DE DEZENAS DE ÁRVORES SADIAS

PASSEIO DE TREM DE CURITIBA A PARANAGUÁ

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Uma verdadeira aventura pela Serra do Mar Paranaense. Para muitos, e me incluo entre essas pessoas, são momentos inesquecíveis, independente se é a primeira, segunda ou décima viagem! O trajeto dura aproximadamente 3 horas e passa por belezas naturais e também por belezas construídas pelo homem.
Viagem de trem Curitiba - Morretes
Viagem de trem Curitiba - Morretes
Vou relatar abaixo, em formato de tópicos, a minha última experiência e dar algumas dicas sobre opasseio de trem entre Curitiba e Morretes, que realizei nas férias de 2011.
Programe a compra da passagem
Essa foi uma falha que cometi e agora eu recomendo para que vocês não tenham nenhum problema quanto às passagens. Como eu não havia programado a compra das passagens para o meu passeio de trem até Morretes, fui convicto que encontraria dois lugares um dia antes da data. É claro que, se tratando do mês de janeiro (período de férias), não consegui comprar as passagens para o dia escolhido.
Para maior segurança, recomendo que você compre a passagem com pelo menos uns 5 dias de antecedência, evitando assim frustrações como a que eu tive. Acredito que nos períodos fora de temporada seja mais fácil encontrar passagens na última hora, mas não vale à pena arriscar!
Outra dica (e essa é valiosa): compre suas passagens para o lado esquerdo do trem. Mais abaixo vocês vão entender o porquê.
Opções de Vagões
Se você está com pouca grana, e não liga para conforto, a melhor opção é o vagão Econômico. As outras opções são boas para quem gosta mais de conforto e, principalmente, para aqueles que não conhecem a história da ferrovia e dos pontos por onde o trem passa, pois nos vagões Turístico, Executivo, Litorina de Luxo e Litorina Convencional o passageiro recebe guias impressos e tem a companhia de um guia turísticos que relata os pontos mais importantes do passeio.
Os preços das passagens podem variar entre R$48,00 e R$270,00 (na data de publicação do post – 26/05/2011 – sujeito a alterações). Existem também a opção de camarotes de 4 e 8 lugares, ideais para quem vai ao passeio em grupo.
Chegue cedo no dia da viagem
Essa dica vale principalmente para quem vai fazer o trajeto entre Curitiba – Morretes. Apesar do espaço de embarque comportar bem as pessoas, longas filas se formam na Rodo-Ferroviária deCuritiba. As poltronas são identificadas por números, e você escolhe aquela que mais lhe agrada, mas o tumulto das filas pode lhe incomodar. O embarque em Curitiba costuma ser às 8h15 e o ideal é estar lá por voltar das 7h30.
Não se esqueça do lanchinho
Ou do dinheiro para comprar os produtos vendidos a bordo do trem. Essa dica é válida principalmente para quem vai viajar de classe econômica, onde o lanche não é servido gratuitamente. Caso você opte pela viagem nas outras classes, um lanche será servido, mas caso você queira algo a mais, os funcionários da empresa responsável pelo trem estarão à disposição para vender outras opções de lanches.
Leve dinheiro para as lembrancinhas
Ou como algumas pessoas gostam de chamar: “souvenir”. Lindas lembranças são comercializadas a bordo do trem, mas garanto que nada substitui sua câmera fotográfica! E olha que vale a pena cada foto, pois a paisagem é linda e você vai querer ter lembranças de cada uma das maravilhas da Serra do Mar. Mas tomem cuidado com a maquina e descarregue ela em seu computador assim que chegar em casa, pois eu não fiz isso em minha última viagem e acabei perdendo todas as fotos!
O lado esquerdo do trem
Agora vou explicar o porquê do lado esquerdo do trem ser a melhor opção para quem vai fazer aviagem entre Curitiba – Morretes. E é simples: do lado esquerdo você tem a visão privilegiada de toda a Serra do Mar, as Montanhas, Cachoeiras, Túneis, Pontes e Abismos que existem no trajeto. É claro que, se você não conseguir comprar do lado esquerdo, os espaços no vagão permitem que os passageiros fiquem de pé e compartilhem as janelas para que todos consigam visualizar bem as belezas por onde o trem passa.
Os principais pontos da viagem
Véu da Noiva – A primeira grande atração do passeio é o “Véu da Noiva” – nome dado a uma cachoeira do Rio Ipiranga com 70 metros de queda. É um dos pontos favoritos para uma bela foto. Durante a viagem, fique atento, pois qualquer descuido pode fazer você perder essa bela paisagem.
Santuário de N. S. do Cadeado – A história dá conta que ali era uma das moradias dos operários que trabalharam na construção a ferrovia. Ao acabarem as obras, eles optaram em deixar a imagem de N. S. do Cadeado que os acompanhavam, e assim, foi criado o santuário. Além disso, para os aventureiros que desbravam a Serra do Mar a pé, pelas Trilhas do Itupava, o Santuário serve como um ótimo mirante para apreciação da natureza que envolve o lugar.
Ponte São João – Uma obra arquitetônica de deixar qualquer um de boca aberta! A ponte foi inaugurada no ano de 1885 e foi construída durante as obras da ferrovia. Na época, foi considerada uma das grandes obras da engenharia nacional e um fato curioso foi que Dom Pedro II que lançou a pedra fundamental da obra. A ponte possui 110 metros de comprimento,  55 metros de altura e faz parte do patrimônio cultural e certamente é o principal cartão postal da viagem.
Pico Marumbi – A estação do Marumbi é, atualmente, a única parada para embarque e desembarque de passageiros. Infelizmente, devido aos descuidos das mantenedoras da ferrovia, as outras estações foram desativadas, mas estamos aqui para falar de coisas boas, né?!
A estação Marumbi foi mantida ativa devido ao grande número de pessoas que visitam o Parque Estadual Pico do Marumbi para a prática de escaladas e acampamento. A visão do local é linda e para os aventureiros que desembarcam por lá, subir o Pico do Marumbi e visualizar toda a beleza da Serra do Mar é um prêmio merecido.
Estação Pico Marumbi
Estação Pico Marumbi
Destino: Morretes
A cidade de Morretes é maravilhosa, e certamente, merece um post só para ela! Mas falando rapidinho sobre como aproveitar a cidade: Não deixe de saborear o delicioso Barreado, prato típico da região e os doces preparados e vendidos pelos moradores da cidade nas várias feiras de rua. A arquitetura da cidade é belíssima e você conseguirá visitar alguns dos principais pontos a pé. No verão, uma das diversões mais disputadas é a descida do Rio Nhundiaquara a bordo de uma bóia.
O único ponto mais triste da viagem são as crianças que ficam na beira da ferrovia, logo na entrada de Morretes, pedindo esmolas. A cena toca muito os viajantes, que acabam fazendo suas doações, mas o certo é o governo, em suas três esferas, tomarem conta com mais carinho dos moradores da região.
Voltando para Curitiba
Caso você não fique em Morretes e opte por voltar no mesmo dia para Curitiba (muitos turistas optam por ficarem hospedados em algum hotel Curitiba) a dica que dou é, logo que chegar a Morretes, ir à Rodoviária da cidade e garantir a passagem da volta em um dos vários ônibus que saem do litoral com destino à Curitiba. A passagem é bem barata e a viagem muito curta, ideal para descansar, por que, apesar de belo, o passeio deixa qualquer um bem cansado.
E essas foram as minhas dicas, tanto para aqueles que já tinham escolhido esse passeio para as próximas férias, tanto para aqueles que estavam na dúvida. Viajar de trem entre Curitiba e Morretesé uma experiência incrível que você levará por toda a vida. O gostinho de “quero mais” vai ficar presente, pois a cada nova viagem, um ponto novo do trajeto você conhecerá e se encantará.
Morretes
Morretes
Em sua próxima viagem para Curitiba, não deixe de fazer esse passeio, ótimo para a família, casais e grupos de amigos.

PASSEIO DE TREM NA SERRA GAUCHA - RS


BRASILVIAGEM
FOTO By FARINA

O passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha se caracteriza pela mistura de alegria, animação e nostalgia. Passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, os 23 quilômetros do passeio que tem duração de 2 horas, reservam além de belas paisagens, shows, música e gastronomia local.

Em 1900 se deu início à construção da malha ferroviária para unir as, hoje conhecidas, cidades da rota do vinho. Alguns anos mais tarde, foram sendo inauguradas as Estações Ferroviárias que ligam essas três importantes cidades gaúchas: Carlos Barbosa em 1908, Garibaldi em 1918 e Bento Gonçalves em 1919. A Maria Fumaça naquela época representava um dos principais meios de transporte utilizado por passageiros e também para cargas. Para reviver estes tempos, em 1993 o ramal ferroviário dessa região foi reativado para fins turísticos. Uma ótima iniciativa, diga-se de passagem.

O trem está em perfeito estado de conservação, até seus bancos são como os originais, de madeira pura. Prova disso é que essa Maria Fumaça foi utilizado para as filmagens do "Quatrilho", filme indicado ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.

O passeio tem início na Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, a 115 quilômetros de Gramado - principal destino oferecido nos pacotes turísticos vendidos pelas agências. Ao soar do sino, os turistas embarcam no trem formado pela locomotiva, dois vagões originais simples e quatro vagões de primeira classe, todos eles repletos da alegria que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos que formam a cultura local. Enquanto a Maria Fumaça passa sobre os trilhos fazendo o passeio se realizar, a festa fica no comando de um coral típico italiano ao som da tarantela, por apresentações teatrais, e pelos gaúchos que contam histórias durante todo o percurso.

Em cada parada ocorrem diferentes atividades para entreter os visitantes, mas é claro que o interessante mesmo você vai ver nas paisagens existentes entre uma cidade e outra: vinícolas, construções históricas, rios e montanhas, muitas montanhas.

Já em Garibaldi, a recepção acontece ao som de música essencialmente gaúcha e italiana. Enquanto alguns preferem dançar, outros ficam na degustação do saboroso espumante produzido na própria cidade. Mas venhamos e convenhamos, o melhor mesmo é fazer as duas coisas, dançar e beber para completar o clima de descontração.

No destino final do passeio em Carlos Barbosa, os passageiros são recepcionados por um show especial de belíssimas músicas italianas. É nesse momento onde todos os passageiros dos diversos vagões se encontram e se confraternizam, embalados pela música. Alguns passageiros se despedem para ficar um pouco mais em Carlos Barbosa, enquanto outros embarcam no passeio de retorno com a mesma animação do percurso de ida.

ROLÂNDIA - PAI E FILHA DESAPARECIDOS - POLÍCIA INVESTIVA

LONDRINA.ODIARIO.COM

Um morador de Rolândia (24 km de Londrina) e sua filha estão desaparecidos desde o último dia 2. Nesta sexta-feira (6), preocupada, a família acionou a Polícia Militar (PM) para procurá-los. Para aumentar a tensão dos parentes, foram encontrados sangue e cápsulas de bala no sítio onde os dois foram vistos pela última vez.
Segundo dados da PM, o comunicado de desaparecimento foi feito pelo filho e pelo irmão de José Aparecido Boni. Ele a filha, Cristiane Boni, que havia acabado de voltar do Japão, estavam com a família durante a festividade de Ano Novo, mas depois não foram mais vistos.
A Polícia Rodoviária Estadual encontrou a caminhonete da vítima, uma D-20, abandonada na PR-444, na madrugada do último dia 3. Na manhã desta sexta-feira (6), um policial militar, acompanhado de um funcionário do sítio Santa Rosa, foram até o local para realizar investigações.
Após quebrarem o vidro de uma janela, tiveram acesso à casa e encontraram marcas de sangue na poltrona da sala e uma bala. Em uma rápida busca, foi notada a falta de uma televisão que ficava em uma estante.
A Polícia Civil foi acionada e passou a investigar o caso para descobrir onde as vítimas estariam e o porquê de sangue ter sido encontrado dentro da casa. Até às 9h58 deste sábado (7) não havia novidades sobre o caso.

PASSEIO DE TREM EM PIRATUBA - SC



Ótimo passeio para apreciar belezas naturais da região e voltar no tempo, num trajeto de 30km, dentro de uma Maria Fumaça do início do século 20. A locomotiva a vapor, construída na Bélgica em 1906, parte da estação ferroviária de Piratuba e segue em meio à natureza passando próximo ao lago da hidrelétrica de Itá, até a cidade de Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, com parada para visita às águas termais desta mesma cidade.
O horário de partida de março a setembro é às 13h e de outubro a fevereiro é às 13h30.
O percurso do trem é de 25 quilômetros e ida e 25 quilômetros de volta. Durante o trajeto, os passageiros podem apreciar as belezas naturais do oeste do estado. Ainda é possível degustar queijos e vinhos produzidos na região que são servidos pelos guias turísticos nos vagões.
Ao chegar a Marcelino Ramos, o turista pode optar por um passeio de ônibus pela cidade gaúcha. Ao custo de R$ 5,00, o turista conhece o Santuário de Nossa Senhora da Salete e o balneário de águas termais da cidade. O passeio é curto, já que às 17h o trem Termas volta para Piratuba. 
Os ingressos para o passeio de maria-fumaça custam R$ 45,00, os bancos do trem são estofados. Crianças de até cinco anos de idade não pagam e acima desta idade pagam o valor normal. 
Para fazer o passeio é preciso agendar antecipadamente pelo telefone (49) 3553-1121.