JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 23 de abril de 2013

TREM PÉ VERMELHO - SÓ CONSTRUINDO UMA NOVA FERROVIA


ESTUDO DA LAB TRANS
A solução de remover a linha de carga, desde Cambé até a entrada de  Maringá, desviando-a para longe das cidades, seria um empreendimento economicamente mais barato e socialmente muito mais viável por dois motivos: (i) as cidades do norte paranaense conseguiriam livrar-se de um problema indesejável  do ponto de vista urbano; (ii) a concessionária da linha de carga poderia diminuir seus custos de operação com uma linha mais moderna e rápida e assim baixar os preços de seus fretes, ganhando em competitividade. Considerando que a nova  linha de carga ficaria na mesma área geográfica em que se encontra a linha atual, ou muito próxima a ela, o custo ficaria em torno de R$ 4,5 milhões/km. Para um  trajeto de 120 km, a nova linha custaria R$ 540 milhões. Naturalmente, essa é apenas uma sugestão ao MT; não se estudaram as formas de financiamento para essa obra e nem a sua legalidade. E o Trem Regional de Passageiros? Este ocuparia a atual linha de carga com um custo mais barato, pois poderia aproveitar trilhos, não precisaria de terraplenagem adicional, nem construir pátios de desvios e viadutos. Poderiam ser aproveitadas as estações que ainda oferecem condições de uso após reformas. FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA
Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental - Novembro de 2012 - Ministério dos Transportes - Secretaria de Política Nacional de Transportes - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - Laboratório de Transportes e Logística – LabTrans
COMENTÁRIO: Pepino grande é o fato de que  Londrina transformou a  sua linha de trem em uma avenida rápida. A estação agora está muito fora de mão... longe do centro da cidade... A população da região só vai "pegar" o trem para Londrina para trabalho se o mesmo parar próximo do centro. JOSÉ CARLOS FARINA

REMANESCENTES DE FLORESTAS DO NORTE DO PARANÁ - MATAS - PARQUES e RPPNs


Segundo dados do IAP, das 68 áreas protegidas que compõem o Sistema  Estadual de Unidades de Conservação, apenas duas estão na área de estudo: o  Parque Estadual Mata dos Godoy, com 21,53 ha, localizado em Londrina, e o Horto  Florestal de Mandaguari, com 690,17 ha, no município de mesmo nome. Estão registradas, também, três Reservas Particulares do Patrimônio  Natural Estadual: a RPPN Mata do Barão, com 1.126,10 ha, localizada em Londrina;  a RPPN Fazenda Carambola, com 129,14 ha, e a  RPPN Luz do Sol, com 44,64 ha,  ambas no Município de Rolândia. Na área existem várias Unidades de Conservação Municipais, a saber: a) localizadas em Ibiporã: APA Municipal de Xambrê, com  20.357,52 ha; e  Parque Municipal Primavera, com 21,55 ha; b) localizadas em Londrina: Parque Arthur Thomas, com 85,47 ha; e Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda, com 123,05 ha; c) localizadas em Cambé: Parque  Municipal Danziger Hof, com 9,00 ha; e  Parque Municipal Peroba Rosa, com 9,80 ha; d) localizada em Arapongas: Parque Municipal Bosque dos Pássaros,  com 3,58 ha; e) localizadas em Apucarana: Parque Municipal da Colônia Mineira, com  53,07 ha; e Parque Municipal da Raposa, com 290,00 ha; f) localizadas em Maringá: Parque do Ingá, com 47,30 ha; Parque  Municipal Borba Gato, com 7,65 ha; Parque Municipal das Palmeiras,  com 6,11 ha; Parque Municipal das Perobas, com 26,34 ha; Parque  Municipal do Cinquentenário 1 e 2, com 11,81 ha; Parque Municipal do  Sabiá, com 8,20 ha; Parque Municipal dos Pioneiros, com 57,31 ha; e  Parque Municipal Guayapo, com 1,62 ha. TEXTO e FOTO by  JOSÉ CARLOS FARINA

TURISMO NO NORTE DO PARANÁ - CIDADES


Ibiporã: Cine Teatro Padre José Zanelli; Igreja matriz; praça central.

 Londrina:
Catedral Metropolitana, Bosque, Templo Budista Honganji, Teatro  Zaqueu de Melo, Salto Apucaraninha, Lago Igapó, Mesquita  Muçulmana, Santuário de Graças Schóenstatt, Capela São Miguel  Arcanjo, Museu  Histórico  de Londrina, Teatro Universitário Ouro Verde,  Parque Florestal Arthur Thomas, Parque Estadual Mata dos Godoy, Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon, Reserva Indígena,  Balneário Thermas de Londrina, Marco Zero, Monumento ao  Passageiro, Anfiteatro Reverendo Jonas Dias Martins, Parque de  Exposições Governador Ney Braga, Zerão, calçadão.

Cambé: 
Zerão; Parque Histórico Municipal Danziger Hof, Museu  Histórico de Cambé, Centro Cultural de Cambé, Igreja matriz, calçadão.

Rolândia: 
Estação Ferroviária; Estátua do Roland. Igreja Matriz; Igreja Luterana; Castelinho; Museu Municipal; Museu Japonês; Estrada São Rafael; Igreja e Cemitério São Rafael; Oktoberfest; Lago São Fernando.

Arapongas: 
Cachoeira da Cidade, Cachoeira do Félix, Cachoeira do Rafael, Cachoeira do Lage, Casa Colonial; Parque Municipal dos pássaros, Igreja matriz.

Apucarana: 
Quedas d’Água Sítio São Domingos Barra, Cachoeira Rio Cerne, Parque Ecológico da Raposa, Lago  Jaboti, Bosque Municipal,  Parque Municipal Biguaçu, Museu Histórico Regional, Estação  Ferroviária,igreja matriz.

Maringá:
Horto Florestal, Parque Internacional de Exposições  Francisco Feio Ribeiro, Catedral Metropolitana, Basílica Menor Nossa  Senhora da Glória, Bosque das Grevíleas, Capela Santa Cruz, Mural  Artístico, Templo Budista Jodoshu Nippakuji, Teatro Calil Haddad,  Mesquita Muçulmana Sheik Mohamed Ben Nasser Al Ubudi, Capela  Madre Paulina, Santuário Diocesano, Parque do Ingá.

TEXTO e FOTO by  JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA MAL ASSISTIDA COM SERVIÇO DE ESGOTO SANITÁRIO

Comparando o número de ligações de água com o número de casas atendidas com esgoto Rolândia perde longe em qualidade de vida com as demais cidades da região. Vejam os dados.... TEXTO e FOTO by  JOSÉ CARLOS FARINA

Saneamento básico  na área de estudo – 2009 

                                  LIG. DE ÁGUA  -      ESGOTO

Londrina           189.190  -  148.815 
Cambé               32.822 -     23.092 
Rolândia            19.512    -   6.875 
Arapongas          36.494 -     15.876 
Apucarana          40.944 -     13.215 
Maringá             129.787 -   108.039 

Fontes:  SANEPAR

TREM PÉ VERMELHO DEPENDE DE UMA NOVA LINHA FÉRREA

Não concordo com o estudo publicado na Folha de Londrina ( 23/04) feito pelo Laboratório de Transporte e Logística ( Lab Trasn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que apontou a possibilidade de que os futuros veículos leves sobre trilhos possam utilizar as atuais linhas férreas em uso para transporte de cargas. Com a autoridade de quem é o maior cinegrafista amador de vídeos sobre trens no norte do Paraná (Youtube)  digo que isso somente será possível em termos de trem turístico (onde não há pressa de chegar). É que mesmo com o atual sistema que permite o cruzamento de trens sem a necessidade de "virar a borboleta" os mesmos precisam esperar no local assinalado a chegado do outro. Eles nunca podem cruzar fora dos locais programados. Na operação de "cruzamento" de trens sempre demanda uma perda da tempo que o transporte com passageiros não aceita e não permite. Agora o problema mais grave é o da Estação de  Londrina que foi desativada na década de 80. Além da Estação de Londrina ter sido desativada a prefeitura utilizou o terreno da antiga RFFSA para a construção da Avenida Leste/Oeste. O atual pátio de manobras de Londrina fica nos fundos do Parque de Exposição Ney Braga, muito longe do centro da cidade. A maioria dos usuários do transporte coletivo das cidades vizinhas utilizariam mais deste transporte desde que pudessem parar próximo ao centro de Londrina, como acontece com os ônibus amarelinhos. Assim creio que para o transporte de pessoas com linhas regulares o trem pé vermelho só poderá dar certo desde que se construa uma nova linha férrea, nos moldes de um metrô de superfície. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA

Cristiana Cordeiro, Miss Rolândia na Folha de Londrina

OSVALDO MILIRTÃO - FOLHA DE LONDRINA

Divulgação 

Quatro novas misses
Com a promoter Glacimeire Cardoso, coordenadora local do concurso Miss Paraná, promovido pela BMW Eventos, de Wall Barrionuevo, estão quatro novas misses da região, que dia 14 de maio, em Maringá, disputarão a primeira etapa desse certame de beleza. São elas, a partir da esquerda, Lariane Salomão, Miss Cambé; Débora Surmani, Miss Ibiporã; Cristiana Cordeiro, Miss Rolandia; e Jéssica Cheli, Miss Arapongas