JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 15 de agosto de 2015

HOTEL ROLÂNDIA: MADEIRAS PODEM APODRECER

15/08/2015 - Estrutura de madeira pronta a mais de 60 dias e nada de por as telhas. Já avisei e aviso de novo... será que é caro para a prefeitura comprar 2.000 telhas de barro e mandar cobrir?  Tem que matajuntar também as taboas por fora e mandar pintar à óleo para conservar.  TEXTO e FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA


ZÉ DE PAULA REIVINDICA AO GOVERNADOR


No dia 12/08 ocorreu a reunião dos Prefeitos da Associação AMEPAR com o Governador Beto Richa, na oportunidade solicitei ao Governador uma ajuda financeira mensal por parte do Governo do Estado para a manutenção do nosso Hospital São Rafael, o Governador me disse que iria verificar a possibilidade de nos ajudar com mais esse projeto.
Ainda estive reivindicando a duplicação e melhorias na PR 170 em Rolândia, assim como uma rotatória na frente do Posto Via Sul, que facilitaria o tráfego. 

ROLÂNDIA: ZÉ DE PAULA COM O GOVERNADOR




12 h · 
No dia 12/08 ocorreu a reunião dos Prefeitos da Associação AMEPAR com o Governador Beto Richa, na oportunidade solicitei ao Governador uma ajuda financeira mensal por parte do Governo do Estado para a manutenção do nosso Hospital São Rafael, o Governador me disse que iria verificar a possibilidade de nos ajudar com mais esse projeto.
Ainda estive reivindicando a duplicação e melhorias na PR 170 em Rolândia, assim como uma rotatória na frente do Posto Via Sul, que facilitaria o acesso dos colaboradores a empresa Selmi e traria maior segurança a nossa população que passa todos os dias naquele trecho, o Governador nos garantiu que as nossas reivindicações já estarão no orçamento para 2016, vamos esperar e cobrar a execução do mesmo.
Com Deus na frente vamos lutando e trabalhando por uma Rolândia Melhor.
Prefeito Zé de Paula.

SEM TERRAS SÃO EXPULSOS NA REGIÃO

FOLHA DE LONDRINA

PM cumpre reintegração de posse no Norte do PR


Terras da Fazenda Nossa Senhora de Fátima, pertencente ao Grupo Atalla, foram moradia para 30 famílias ligadas à Contag

Anderson Coelho
Trator derrubou uma a uma as barracas construídas por toda a comunidade
Guaraci - A ocupação de parte da Fazenda Nossa Senhora de Fátima, no município de Guaraci (a 77 km de Londrina), teve fim na manhã de ontem. A operação para o cumprimento da reintegração de posse envolveu equipes da Polícia Militar, do Pelotão de Choque, da Polícia Rodoviária Estadual e até do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer). Aproximadamente 50 policiais chegaram por volta das 5 horas e a ação ocorreu sem violência física. Nos olhares das famílias era possível perceber o desespero de quem ainda não sabia para onde ir. 

"Esse é o pior momento da vida da gente", resumiu Jorge de Souza, ao observar o trator que derrubava uma a uma as barracas construídas por toda a comunidade. Nos últimos três meses, as terras da Fazenda Nossa Senhora de Fátima, pertencente ao Grupo Atalla, foram o local de moradia para 30 famílias ligadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). As estruturas foram feitas aos poucos com bambus, lonas, pedaços de madeira e algumas telhas. 

No final da manhã de ontem, cada morador ainda vigiava os pertences para que os móveis restantes que seriam colocados nos caminhões não fossem perdidos pelo caminho. Além de Souza, Sueli Marcos de Melo sabia dos riscos ao ocupar a terra particular. Ambos decidiram conviver com a insegurança, mas ainda mantinham a esperança de ter "o próprio pedaço de chão para plantar". O sonho de Souza e Sueli é o mesmo de Ana Aline de Souza. Aos 19 anos, com um filho de 4 anos e grávida de dois meses, ela busca "uma terra para garantir o sustento e o futuro das crianças". 

Entre as justificativas das famílias para a ocupação está uma dívida milionária do Grupo Atalla com o Governo Federal. "É assim né filha, uns têm tanto, outros não têm é nada", resumiu Rosângela Moreira, que também participou da ocupação. O coordenador Especial de Mediação dos Conflitos da Terra da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), major Valdir Carvalho de Souza, acompanhou a ação. "Nos reunimos ontem aqui com as famílias para avisar que a Polícia Militar iria dar o cumprimento a reintegração de posse. O proprietário das terras disponibilizou ônibus para que eles retornem ao local de origem." Os PMs permaneceriam na fazenda até que todas as famílias fossem retiradas. Parentes dos integrantes da ocupação também foram até o local para ajudar no transporte dos materiais. Alguns iriam para a casa de amigos. Os pertences dos integrantes da Contag seriam deixados no ginásio de esportes de Guaraci. 

O ouvidor agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Raul Bergold, informou que várias famílias continuaram na cidade em busca de abrigo. "Diante da impossibilidade de obtenção da área para a reforma agrária, nós buscamos um acordo para a desocupação e esperávamos um prazo maior para a retirada das famílias. A Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná) deve prestar apoio aos trabalhadores". Segundo ele, a fazenda é produtiva. "Outras quatro áreas pertencentes ao Grupo Atalla, num total de 11 mil hectares, foram consideradas improdutivas. A questão está sendo discutida na Justiça", frisou. 

A assessoria de imprensa do Grupo Atalla informou que 15 fazendas estão ocupadas de forma irregular, que todas as áreas são produtivas e a maior parte delas é usada no plantio de cana. Por meio da assessoria de imprensa, o grupo admite a existência de uma dívida financeira com o governo federal, mas destacou que os valores foram renegociados e as parcelas estão sendo pagas em dia. O montante devido não foi revelado.

Viviani Costa
Reportagem Local

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

MARIA THEREZA DOCES FINOS EM ROLÂNDIA CASAMENTOS - PR. TELEFONE DISK FONE



ROLÂNDIA: POVO PEDE UMA ROTATÓRIA NA SAÍDA PARA CAMBÉ

Um morador que  mora nas imediações pediu para o prefeito mandar fazer estudos para ver a viabilidade de uma rotatória neste lugar. É que aqui acontece muitos acidentes e medo em quem transita pela BR e tem que entrar na cidade. Se não for possível uma rotatória que se instale então um semáforo. TEXTO e FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA














































ROLÂNDIA: NOVO RESTAURANTE

RESTAURANTE R$ 10,OO
BUFFET LIVRE
AV. INTERV.  MAN. RIBAS.
SAÍDA PARA CAMBÉ

FOTOS ANTIGAS DE ROLÂNDIA E NORTE DO PARANÁ DE 1930 ATÉ HOJE



PESQUISA DE JOSÉ CARLOS FARINA / COLABORAÇÃO - JOSÉ JULIANI - HANS KOPP - YUTAKA - 

JOSÉ ORGUIZA - HARUO OHARA - FOTO ESTRELA e MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA



PESQUISA By JOSÉ CARLOS FARINA^















































































































































CAMINHÃO DA PREFEITURA EM PLENO CENTRO. O SENHOR DE CALÇA CLARA É O SENHOR VALDEMIRO AMARAL. FOTO ENVIADA SIMONE CRUZ (NETA).











































































































































































































































































































INAUGURAÇÃO DA FERROVIA EM 1936














CENTRO DE LONDRINA - 1930














CENTR0 - 1930




















CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO TIBAGI - 1935















1936 - INAUG. CASAS FUGANTI














1930 - CASAS DO CENTRO DA CIDADE














DÉCADA DE 30 - AV. PARANÁ DEPOIS DE UMA CHUVA















LONDRINA - 1936














1930 - 1º ESTABEL. COMERCIAL















WILIE DAVIDS E O 1º GADO - 1930




















GEORG CRAIG SMITH - CHEGOU COM A 1ª CARAVANA




















JOSÉ JULIANI - O 1º FOTÓGRAFO
















DEMOLIÇÃO EM 1960 DA CATEDRAL DE 1930















1ª PREFEITURA - 1936














DÉCADA DE 30 - AV. RIO DE JANEIRO




















POSSE DO 1º PREF. WILIE DAVIDS E VEREADORES













29/07/1935 - 1º TREM















DÉCADA DE 30 - AV. PARANÁ COM RIO DE JANEIRO















DÉCADA DE 30 - CAIXA D´ÁGUA DO CENTRO















1934 - AV. SÃO PAULO - RES. DE ARTHUR THOMAS
















1933 - CASA DE ANGELO VICENTINI















1930 - BARRAGEM DO CAMBEZINHO - P/GERAR ENERGIA ELÉTRICA















CASA DA USINA HIDRELÉTRICA - 40 HP - DÉCADA DE 30
















1930 - CELSO GARCIA E SUA CATITA




















1930 - PLAINA PARA ABRIR ESTRADAS E RUAS













VENDA DE SECOS E MOLHADOS NO CENTRO - 1930














HOTEL LUXEMBURGO - DÉCADA DE 30















1ª CASA DE TIJOLOS 1936 - LARIONOFF
















FLORESTA DE PINHEIROS - ATUAL JD. LONDRILAR















1º HOSPITAL - 1935




















AV. PARANÁ EM 1933














COMERCIO DE DEQUECH AV. DUQUE DE CAXIAS














1ª IGREJA - 1930















LONDRINA 1937
















TROPEIROS 1930















RES. DE ALEXANDRE RASGULAFF















TODOS OS CARROS - 1937















CAMINHÕES NA DÉCADA DE 30















DECADA DE 30 - PEROBAS DO CENTRO














1941 - FERROVIÁRIA - VISITA DO INTERV. MAN. RIBAS















FIGUEIRA DO CENTRO DA CIDADE - DÉCADA DE 30













VISITA DE EURICO GASPAR DUTRA















ESCOLA JAPONESA















INAUG. COL. LONDRINENSE - 1940














PIONEIROS CHEGANDO EM 1932















DESFILA NA AV. PARANA´- 1940















VISITA DO PRES. EURICO DUTRA 1948















INAUG. AGENCIA FORD 1936
















INICIO DAS OBRAS COLEGIO HUGO SIMAS














CASA NO CENTRO DA CIDADE















DÉCADA DE 30 - CRIANÇAS BRINCAM NO BOSQUE




















FAZENDA DO BULLET














CASA DE DAVID DEQUECH















INAUGURAÇÃO DA LUZ ELETRICA 1938














LONDRINA 1932 POR HANS KOPP














LONDRINA 1934 - P0R HANS KOPP















LONDRINA 1934 - POR HANS KOPP
















LONDRINA 1931










BAR DA PEDRA ROLÂNDIA













CONSTRUÇÃO DA EST. FERROVIÁRIA - DÉCADA DE 50




















RODOVIÁRIA E FERROVIÁRIA - DÉCADA DE 50















ANOS 60




















ANOS 60















ANOS 50 - CONSTRUTORES DA CASA DOS GARCIA













ANOS 50













IGAPÓ - ANOS 50











VISITA DO INTERV. MANOEL RIBAS
















ANOS 50















ESTAÇÃO DE TRENS ANOS 50
















O SINO ANUNCIAVA A CHEGADA E PARTIDA DOS TRENS












ESTAÇÃO DE TRENS DE ROLÂNDIA















ESTAÇÃO DE TRENS DE ROLÂNDIA - DÉCADA DE 30
















HOTEL ROLÂNDIA - MARCO ZERO - PREFEITO DEIXOU DESMANCHÁ-LO















RODOVIÁRIA DE LONDRINA 1938
















ROLÂNDIA EM 1935
















CASA DE FAZENDA ALEMÃ EM ROLÂNDIA












ESTAÇÃO DE TRENS LONDRINA DÉCADA DE 50
















TREM MARIA FUMAÇA
















VENDA ANTIGA - CAMPINHO DE ARAPONGAS - By FARINA
















VENDA ANTIGA CARAMURU - By FARINA















VENDA ANTIGA - By FOLHA DE LONDRINA















ROLÂNDIA EM 1950
















SOBRADO ALEMÃO EM ROLÂNDIA - By FARINA
















HOTEL ROLÂNDIA - MARCO ZERO - PREFEITO DEIXOU DESMANCHAR
















ROLÂNDIA EM 1936
















ROLÂNDIA EM 1936
















HANS KOPP - 1º FOTÓGRAFO DE ROLÂNDIA
















1ª IGREJA EVANGÉLICA DE ROLÂNDIA - FOTO By FARINA




















JOSÉ FARINA e FILHOS - DÉCADA DE 50 (ROLÂNDIA)














CATEDRAL LONDRINA DÉCADA DE 40
















LONDRINA - DÉCADA DE 40












CONSTRUÇÃO DA CONCHA ACÚSTICA











LONDRINA 1934
















MARINGÁ - 1949











COMEÇO DE MARINGÁ















LONDRINA DÉCADA DE 50 - FOTO YUTAKA
















ROLÂNDIA - 1937















APUCARANA - 1940




















CONSTR. DA IGREJA DE ARAPONGAS




















CONSTR. DA CAIXA D´ÁGUA DE ARAPONGAS















DESFILE EM ARAPONGAS - 1950
















BAR DA "PEDRA" EM ROLÂNDIA - DESMANCHADO -

FOTO By FARINA










JOSÉ CARLOS FARINA - 1968 - AUTOR DA PESQUISA
















FARINA HOJE

JOSÉ CARLOS FARINA














DÉCADA DE 60















LONDRINA - 1940




















LONDRINA - DÉCADA DE 50 - A MAIORIA

DOS MENINOS VESTIAM-SE ASSIM















LONDRINA - DÉCADA DE 50















LONDRINA - DÉCADA DE 50


















































DÉCADA DE 50







CATEDRAL ANOS 50



RODOVIÁRIA ANOS 50



ANOS 50



MARIA FUMAÇA ATRAVESSANDO O TIBAGI - DÉCADA DE 30









1940





























CAMBÉ 1936














IBIPORÃ 1935














ARAPONGAS 1940
















ARAPONGAS 1940
















MARINGÁ DÉCADA DE 50
















MARINGÁ 1972



1960








A Avenida Rio de Janeiro, esquina com a Rua Sergipe. O calçamento em paralelepípedos era típico da época, e ainda subsiste, em muitos pontos, recoberto pelo asfalto.





Rua Minas Gerais, em frente à Associação Comercial e Industrial de Londrina


(foto abaixo, de Yutaka Yasunaga - acervo do Foto Estrela).











Foto: Yutaka Yasunaka






ANOS 60




17.




18.





ão










1941










































































veículo a popular apelidado de "balaio das putas". Na época das grandes fortunas do café, o apelido das charretes se estendeu ao aviões que traziam novas "meninas" de São Paulo para Londrina, "encomendadas" pelos novos ricos da cidade.












ANOS 50

















ANOS 50































































JULHO DE 1975
















COLABORAÇÃO ABILIO MEDEIROS ( PESQUISA)
























































































































































































































































































































































































































HOSPITAL EVANGÉLICO

























FAMÍLIA OHARA


























































































NEY BRAGA - GOVERNADOR










































































































































JOSÉ FARINA CORRETOR DE IMÓVEIS E FILHOS


















AV. PARANÁ






























1938






















1940