JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Primeiro caso de dengue hemorrágica em Rolândia

FOLHAWEB

Celso Pacheco/03-01-2013
Aplicação de fumacê é uma das medidas adotadas pelas prefeituras para combater o mosquito
Londrina - Uma mulher de 40 anos foi diagnosticada com dengue hemorrágica em Londrina neste mês, de acordo com o último boletim sobre a doença divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa). Foi o primeiro caso registrado na cidade da forma mais grave da doença desde agosto do ano passado, quando inicia o período epidemiológico considerado pela Sesa. 

Segundo a gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Caldeira, a mulher é moradora da zona norte e procurou o sistema no dia 3 de abril. "Ela ficou alguns dias internada, foi tratada e já recebeu alta. Hoje ela está bem", explicou a gerente. 

Sandra Caldeira confirmou também que um paciente foi diagnosticado com dengue com complicações em Londrina. "Neste caso a pessoa tem dengue e apresenta complicações cardíacas, hepáticas ou neurológicas. Este paciente apresentou arritmia cardíaca. Ele foi encaminhado para o atendimento médico, mas não precisou ficar internado. Seu estado de saúde agora é bom", apontou. 

Em Londrina, já foram confirmados 460 casos de dengue e há 3.164 notificações. Nos municípios da 17ª Regional de Saúde são 11.432 notificações e 1.275 mil casos confirmados. No Paraná, são 23.166 casos confirmados e 71.459 suspeitos. O Estado já registrou 11 mortes pela doença desde agosto. 

Segundo ainda a Sesa, 69 municípios paranaenses enfrentam epidemia de dengue, já que superaram o índice de 300 casos por 100 mil habitantes. A incidência média no Paraná é de 207,23 casos por 100 mil habitantes, considerada média pelo Ministério da Saúde. Se o número chegar a 300 casos por 100 mil habitantes, o Estado entraria em uma situação epidêmica. 

As cidades com mais casos confirmados são Paranavaí (6.836), Peabiru (2.070) e Campo Mourão (1.254), todos na região Noroeste. Maringá já tem 1.201 casos confirmados e por isso também entrou no ranking dos municípios epidêmicos.

Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário