JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 18 de junho de 2013

NOVO PROTESTO QUINTA EM LONDRINA - PEC 37

Semana em Londrina será marcada por onda de protestos
Guilherme Batista - Redação Bonde
Pelo menos três manifestações devem ser realizadas até o próximo sábado (22) em Londrina. Os protestos são consequência da grande manifestação de segunda-feira (17), que reuniu mais de 10 mil pessoas em uma passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade. 

Duas delas acontecem na quinta-feira (20).Um dos eventos, marcado para as 14h em frente ao Teatro Ouro Verde, vai contra a chamada PEC 37, a Proposta de Emenda Constitucional que quer acabar com o poder de investigação do Ministério Público (MP). Até as 22h desta terça (18), 1.230 pessoas já haviam confirmado presença em evento aberto no Facebook. 

Informações encontradas no endereço eletrônico dão conta de que o manifesto vai ser pacífico e o primeiro de dois marcados antes da votação da PEC 37 em Brasília (DF), que acontece no próximo dia 26. A organização da manifestação não vai permitir a utilização de bandeiras de partidos políticos. 

O outro protesto começou a ser organizado pelo Movimento Passe Livre Londrina. Uma das representantes do comitê, Ana Rosisca, disse que a manifestação foi decidida em reunião realizada durante a noite desta terça. O encontro, segundo ela, contou com a participação de pelo menos 100 pessoas. 

O evento vai ser realizado no final da tarde no calçadão de Londrina. O movimento pretende organizar uma passeata. O trajeto ainda não foi definido. Ana disse que as manifestações favoráveis ao passe livre vão acontecer em todo o país durante esta semana. "Aqui em Londrina tivemos a redução no preço da passagem de ônibus por causa da isenção de impostos, mas sabemos que a prefeitura também subsidia parte do valor. O poder público não pode tirar dinheiro de áreas essenciais, como a saúde e a educação, para custear o lucro dos empresários", argumentou. 

A representante disse, ainda, que o protesto vai servir para comemorar os 10 anos do Movimento Passe Livre Londrina e lembrar a morte do jovem Anderson Amaurilho, atropelado em 2003 por um coletivo durante protesto realizado em frente ao Terminal Central. "Ele era militante do movimento e acabou morrendo. Temos que relembrar a tragédia para evitar que isso volte a ocorrer em Londrina", destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário