JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 12 de março de 2015

SANEPAR aumentará em 10% a produção de água em Rolândia



 
O prefeito de Rolândia autorizou na tarde desta quinta-feira 12 de março a Sanepar a executar obras de transposição de tubos que vão levar água do reservatório da empresa, localizados nos fundos da Arcol (Associação dos Funcionários da Corol) até o reservatório no centro da cidade. São 3 mil metros de rede que vão passar por áreas públicas e também pelo viaduto da PR-986. Esta obra, segundo a Sanepar, vai ampliar em 10% a produção de água em Rolândia. O poço tem capacidade para 97 mil litros/hora.

A autorização foi concedida em audiência na qual o prefeito recebeu gerentes e funcionários da Regional Nordeste da Sanepar. Estiveram no gabinete o gerente geral, em exercício, Wilson Sachetin Marçal, a gerente regional, Mara Lúcia Cesário Pereira Kalinowski, a coordenadora Comercial, Vânia Marissol Silva Ignotti, o coordenador de Manutenção de Rede, Ulisses Lourenço, a técnica em legalização Odete Brun e os engenheiros de Desenvolvimento Operacional André Luiz Hossaka, Rômulo Ruiz Gasparini e Andrei Garcez Barros.

Além de reivindicar o apoio da prefeitura para a obra, o pessoal da Sanepar anunciou que passará a operacionalizar o poço – há anos desativado – localizado na região do Curtume Berger. O poço, com capacidade para 30 mil litros, vai abastecer a região dos jardins Nobre e Cidade Nova e parte do distrito industrial. “Fizemos análises físico-químicas que comprovaram a potabilidade da água daquele poço”, afirma o gerente geral Wilson Marçal. “É uma iniciativa necessária porque aquela é a região que mais está crescendo em Rolândia.”

Também foi comunicado ao prefeito o término das obras de substituição da rede de distribuição do Jardim Nobre. A Sanepar implantou 2 mil metros de tubulação, de 250 mm de diâmetro, visando regularizar o abastecimento de residências e indústrias localizadas na saída para Porecatu. Com a tubulação antiga, mais fina, eram comuns as queixas de moradores sobre o abastecimento – muitas vezes faltava água nas casas.

Projetos futuros

Na audiência com o prefeito, o pessoal da Sanepar falou ainda de projetos futuros da empresa para Rolândia, como a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no Ribeirão Três Bocas para captação de 350 litros por segundo. Apenas o projeto da obra vai custar R$ 1,6 milhão. O orçamento inicial da obra, que vai bombear água para Rolândia e Arapongas, está em R$ 56 milhões. Outro projeto visa aumentar a captação no Ribeirão Jaú em 100 metros cúbicos por hora com a construção de uma elevatória para levar água direto para a região do Jardim Santiago.

A Sanepar planeja também a construção de um reservatório de um milhão de litros na Avenida Japão. “Esta obra está na fase de carta-consulta para obtermos financiamento junto à Caixa Econômica federal”, afirma o gerente geral, Wilson Marçal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário