sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 02/12/2016

DA ASSESSORIA...

NATAL



Dentro da programação do Natal da Esperança, a Secretaria de Cultura e Turismo leva o Natal para os bairros. Neste sábado (3), em parceria com a Igreja Presbiteriana Independente (IPI) das 13h às 17h na Avenida Julio Braz Damasceno, no Jardim Perazolo, próximo ao Mercado. E no domingo (4), das 9h às 13h na Quadra de Esportes ao lado do CRAS no Jardim San Fernando. A programação para os dois eventos vai contemplar a chegada do Papai Noel, teatro, pintura de rosto, pipoca, algodão doce e muito mais. Venha e traga sua família! Da Assessoria. 

NOVO HOSPITAL



O Prefeito Dr. Francisconi informa que o grupo que vai implantar o novo hospital na cidade já deu entrada no processo de solicitação da doação da área onde será implantada a unidade. A Vereadora Sabine Giesen (PMDB) é autora do projeto e vinha tratando deste assunto desde à época em que assumiu interinamente a Prefeitura de Rolândia e posteriormente continuou os contatos para concretizar uma possível vinda destes empresários para a cidade. A vereadora apresentou esta situação ao Prefeito, Luiz Francisconi (PSDB) e desde então, começaram as negociações. Trata-se da Clínica Médica e Serviços Hospitalares LTDA – SERCEM. O termo de solicitação da doação de terreno será encaminhado nos próximos dias à Câmara Municipal. O hospital fornecerá atendimento geral, de alta complexidade (consultas, cirurgias e exames), leitos de UTI, além da oferta de programa de residência médica e atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 20 milhões na primeira fase. A perspectiva é de que a unidade promova a geração de 500 empregos, entre diretos e indiretos. A projeção é de que as obras tenham início em 2017. Da Assessoria. 

HORTA



A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMA), através de seu Secretário Paulo Gripp, com parceria de empresa de São Paulo, irá promover nos dias 16 e 17 de dezembro próximos, no Distrito do Bartira, treinamento e capacitação para pessoas interessadas em conhecer e fazer o manejo de Hortas Comunitárias com a implantação de uma unidade no Conjunto Residencial “Nicola Brunozi”. As inscrições para as atividades poderão ser feitas diretamente na Sub-Prefeita do Distrito, situada na Rua Guaranis nº 90, das 7h às 13h de segunda a sexta-feira, com a antecedência de pelo menos três dias, para que sejam feitos os preparativos de aquisição de implementos, equipamentos e mudas de hortaliças e árvores para o evento. A iniciativa do projeto tem à frente a Fundação Banco do Brasil, que financiou a obra da construção do Conjunto Residencial, e promove esses eventos aplicando a ressocialização da Moradia Urbana com Tecnologia Social, e envolvimento da comunidade no meio em que se está inserido. Além da construção da Horta Comunitária, a instituição prestadora do serviço, tratará de matérias envolvendo o tratamento de lixo orgânico, reciclagem, plantio de árvores, cuidados de higiene, uso correto da água e principalmente a integração social, entre outros. O Secretário projeta sucesso no trabalho. “Salientamos que sendo bem aceita a proposta, a SEMA/Rolândia, estuda a viabilidade de parceria com a instituição no sentido de estender novos treinamentos também para São Martinho e numa próxima etapa para a cidade, atendendo os Conjuntos Residenciais integrados no sistema Minha Casa Minha Vida. O programa de implantação de Hortas Comunitárias está fundamentado em nosso município pela Lei nº 3146/2005, sendo essa uma boa razão para ser iniciada na prática suas propostas”. Da Assessoria. 

CÂNCER DE PELE




Em 2016, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), junto com o DataFolha, divulga pesquisa inédita que imprime a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro. A pesquisa traz dados alarmantes:

· mais de 100 milhões (106 milhões, mais precisamente) de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos

· 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia = + 95 milhões de brasileiros não se protegem de forma regular

· 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago

· Dos entrevistados que têm filhos até 15 anos, 20% dessas crianças e adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a análise incluir as classes D/E, esse percentual sobe para 35%

De 23 a 27 de agosto o Datafolha avaliou os hábitos de fotoproteção de 2069 mil brasileiros, em 130 municípios.

Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que, em 2016, serão contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório. Procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e obtenha mais informações sobre a proteção e os cuidados com a saúde. Texto da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 LEISHMANIOSE




O Diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Dias, proferiu palestra a autoridades estaduais de saúde sobre Leishmaniose Visceral, doença que entrou no Brasil pela fronteira de Foz do Iguaçu com a Argentina e Paraguai. O Servidor Municipal é médico veterinário e advogado e discorreu sobre o tema “Aspectos Jurídicos da Leishmaniose Visceral” e abordou as responsabilidades em relação a doença por parte do profissional de saúde. O evento foi realizado no IAPAR, em Londrina e foi promovido pela 17º Regional de Saúde, extensão da Secretaria Estadual de Saúde no norte do Paraná. Rolândia não tem registro de casos da doença. Da Assessoria. 

EMPREGOS



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

* OPERADOR DE CALDEIRA

* RECEPCIONISTA SECRETÁRIA

* TAPECEIRO DE ESTOFADOS

* MONTADOR DE ESTOFADOS

* COSTUREIRA DE ESTOFADOS 

DENGUE EM ROLÂNDIA



Com o apoio fundamental da população e ações integradas eficientes, com orientações, palestras, encontros, vigilância, visita aos imóveis e mutirões de limpeza, a Secretaria de Saúde informa que, até a data de hoje, o ano epidemiológico da cidade registra apenas seis casos de dengue. O ano epidemiológico começou em seis de agosto de 2016 e, nesses últimos quatro meses, Rolândia teve 163 notificações e apenas seis casos da doença. Os Agentes de Endemias e Agentes de Saúde desenvolvem projetos nos Postos de Saúde, nas escolas e com as comunidades no intuito de orientar a evitar condições que favoreçam a proliferação do mosquito aedes aegypti. A informação foi passada nesta quarta-feira, 30 de novembro, em reunião mensal do Comitê da Dengue, que transmitiu a notícia aos presentes no encontro. Da Assessoria.
-- 

Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia