JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 20 de novembro de 2018

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PR. PUBLICA DECISÃO PROCESSO DE ROLÂNDIA

O desembargador relator Dr. Luiz Carlos Xavier, da 2ª Câmara Criminal do  Tribunal de Justiça, acaba de despachar e decidir no processo em que são investigados o prefeito Luiz Francisconi e outros.
Pela decisão que acaba de ser publicada o processo será desmembrado, sendo o prefeito  julgado no Tribunal de Justiça e os demais  acusados na Comarca de Rolândia.
Esta decisão foi embasada no novo entendimento acerca da matéria oriunda do STF.
Segundo a decisão, o TJPR já decidiu desta forma e outros processos análogos.
Neste mesmo ato o desembargador  determinou a citação do prefeito para apresentar defesa, juntar documentos e arrolar testemunhas no prazo de 15 dias.

NOTA DE FALECIMENTO

ROLÂNDIA

NOTA DE FALECIMENTO 
FALECEU O SR.  NILSON KOPKE 
VELÓRIO CAPELA CENTRAL A PARTIR DAS 23.45 DESSA TERÇA-FEIRA 
NOSSOS SENTIMENTOS A FAMÍLIA E AMIGOS

MAURICIO PROMOÇÕES INFORMOU

NACIONAL NAC ROLÂNDIA CAMPEÃO 3ª DIVISÃO DO PARANÁ 2018

TNONLINE

4 TÍTULOS ESTADUAIS

Ao empatar sem gols com o Nacional neste domingo no Estádio Erich Georg, em Rolândia, o Apucarana Sports terminou como vice-campeão da Terceira Divisão de 2018. Na primeira partida da final em Apucarana, dia no 10 de novembro, o Nacional havia vencido por 1 a 0.

Sendo assim, o time de Rolândia conquistou o quarto título estadual. Foi bicampeão da Segundona (2003 e 2008) e agora é bi da Terceira Divisão (1998 e 2018).

A equipe do técnico Índio Ferreira, que comandará o Nacional, de Patos-PB em 2019, realizou 12 jogos na Terceirona, com 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Já o Apucarana Sports fez 12 partidas, com 6 vitórias, 5 empates e 1 derrota.

A decisão neste domingo à tarde foi arbitrada por Rogério Menon da Silva, que expulsou o volante Vidal, do Apucarana, e o atacante Matheus Paraná, do Nacional.

O Nacional foi campeão com Nilton; Aldry (Rhuan), Carlão, Renan e Peu; Lucas Garcia, Lucas Matheus (Josemar), Mychell (Leandro) e Alex Ricardo; Adailton Bravo e Matheus Paraná.

O Apucarana Sports atuou com Pablo; Romário, Douglas, Anderson Penna e Mateus Issa; Rico, Rafael e Celinho; Vitinho (Vidal), Salatiel (Ramon) e Diego Paulista (Vinícius Testa).

Após o jogo, Pablo, do Apucarana, ganhou o troféu de goleiro menos vazado sofrendo apenas três gols. Salatiel, do Apucarana, e Matheus Paraná, do Nacional, ganharam troféus de artilheiros da Terceirona, ambos com sete gols.

A premiação foi entregue por Amauri Escudero, vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Nesta terça-feira, o presidente do Apucarana, Douglas Rodrigues de Lima, o vice-presidente Rogério Melendez, e demais diretores farão uma reunirão para iniciar o planejamento para o Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso em 2019. A competição deve começar no mês de abril, com a presença de dez clubes.

ROLÂNDIA: FRANCISCONI QUER SUSPENDER COMISSÃO DA CÂMARA NO TJPR

G1/GLOBO/PR.

Defesa de prefeito afastado de Rolândia entra com pedido no TJ para suspender Comissão Processante

Luiz Francisconi Neto (PSDB) é suspeito de participar de esquema de fraude de licitações, superfaturamento e falsificação de notas fiscais. A defesa nega as acusações. Testemunhas detalharam suposto esquema de corrupção ao Ministério Público.

Por RPC Londrina

Testemunhas detalham ao Ministério Público suposto esquema de corrupção em Rolândia

Meio Dia Paraná - Londrina

Testemunhas detalham ao Ministério Público suposto esquema de corrupção em Rolândia

A defesa do prefeito afastado de Rolândia, no norte do Paraná, Luiz Francisconi Neto (PSDB) entrou com um novo pedido no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) para suspender a Comissão Processante (CP) aberta pela Câmara de Vereadores. A investigação pode terminar com a cassação do mandato de Francisconi.

"O que há de errado é que houve indicação expressa pelo próprio vereador denunciante de um membro da Comissão Processante, o que não respeita o decreto 201, que diz que deve ter o sorteio dos membros da comissão", explicou o advogado Anderson Mariano.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) deflagrou em setembro a Operação Patrocínio, que apura fraude em licitações, superfaturamento e falsificação de notas fiscais. Segundo a promotoria, o esquema envolvia empresários, ex-secretários municipais e o prefeito afastado de Rolândia.

Francisconi Neto foi afastado do cargo pela Justiça e atualmente usa tornozeleira eletrônica. O MP-PR vem tomando depoimentos de várias pessoas que passaram a colaborar com as investigações. As gravações foram cedidas aos vereadores que também acompanham o caso.

Em um destes vídeos, ao qual a RPC teve acesso, o ex-secretário de Administração, Milton Facione, detalha uma das supostas irregularidades. Ele conta como uma empresa teve favorecimento em uma licitação.

"Foi confeccionado um endereçamento claro para que uma empresa tivesse vantagem sobre demais concorrentes que entrassem", declarou.

"E era vedada a participação de consórcios, e o mais estranho, não podiam concorrer empresas que já estivessem instaladas no município. Isto está no edital", afirmou.

Segundo o secretário, o edital foi montado para beneficiar uma empresa de Arapongas que tinha interesse na utilização de um barracão público em Rolândia.

“Eles já tinham me contado que vinha empresa para instalar no IBC, a Somopar”, disse

“Ela ganhando a licitação, eles iam doar pra campanha cerca de R$ 150 mil, pra reeleição de 2016", disse Facione.

O MP-PR tem sustentado que as fraudes na Prefeitura de Rolândia teriam ocorrido para obter recursos para campanha de reeleição de Luiz Francisconi Neto. A defesa do prefeito afastado nega irregularidades.

"Luiz Francisconi não teve nenhuma participação. O pouco material que nos foi fornecido até o momento, nenhuma pessoa o vincula diretamente com qualquer tipo de situação apontada pela acusação ou pelos colaboradores", diz o advogado Anderson Mariano.

Mariano nega que a campanha de Francisconi Neto tenha recebido qualquer tipo de dinheiro indevido.

"A acusação pontua que o dinheiro foi dividido entre outros secretários, mas não houve dinheiro dessa Somopar para a campanha", enfatizou.

Há uma semana, Francisconi Neto teve negado pela Justiça um pedido para suspender o processo que tentava suspender os trabalhos da CP.

A defesa do ex-secretário de Administração de Rolândia, Milton Faccione, não foi localizada. Faccione, até o momento, não é investigado pela operação. Foi ouvido pelo MP-PR como colaborador das investigações.

Por nota, a defesa da empresa Somopar afirmou que a empresa não praticou nenhum ato ilícito e que o barracão foi locado por meio de licitação obedecendo a legislação própria e isso será comprovado. A defesa afirma ainda que a Somopar está à disposição das autoridades para esclarecimentos.


Veja mais notícias da região no G1 Norte e Noroeste.

ALUNO NOTA 10 EM ROLÂNDIA

O Prefeito Interino Roberto Negrão, a Secretária de Educação Rosilene Moloni, e os Vereadores Eugênio Serpeloni (Presidente da Câmara), Professora Maria do Carmo, Edileine Griggio, Alex Santana, Irineu de Paula, João Gaúcho, Andrezinho da Farmácia, Rodrigão e Reginaldo Silva entregaram a premiação do programa “Aluno e professor nota 10”, nesta segunda-feira, no Centro Cultural Nanuk, centro.

Conforme a Lei, na primeira etapa os alunos participaram de uma provaindividual com o objetivo de avaliar a proficiência de todos alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Após correção, as escolas enviaram a relação com os nomes dos alunos que tiveram o maior número de acertos. Os alunos foram premiados cada umcomum diploma concedido pelo Poder Legislativo, na cerimônia oficial. CONFIRA AQUI A LISTA DOS PREMIADOS.



CASAMENTO FLÁVIA x RAFAEL

FOTO DA PAGINA DO CASAL


CÂMARA LONDRINA APROVA REVOGAÇÃO DE AUMENTO DO IPTU

BONDE

EM 1ª DISCUSSÃO

Câmara aprova projeto que revoga o aumento do IPTU em Londrina

A Câmara de Vereadores de Londrina aprovou na sessão desta terça-feira (20) o projeto de iniciativa popular que revoga o aumento do IPTU, aprovado em setembro de 2017. A revogação foi aprovada em primeira discussão. Ou seja, a matéria precisa ser aprovada mais uma vez pelos vereadores antes de seguir para sanção ou veto do prefeito Marcelo Belinati (PP). 

O projeto de lei foi protocolado na Câmara pelo Movimento Abaixo IPTU e Movimento Popular Contra o IPTU Abusivo em março deste ano e recebeu o apoio de manifestantes nas galerias do Legislativo. O local teve acesso controlado e pessoas ficaram de fora por conta da capacidade limitada das galerias, parcialmente interditadas pelo Corpo de Bombeiros.


A maioria dos vereadores que aprovaram o projeto de iniciativa popular, que tramitou na Casa após receber 30 mil assinaturas, justificaram que podem mudar o voto em segunda discussão. 


Após a votação que foi concluída com 13 votos favoráveis e 6 contras foi aberta o prazo de sete dias para apresentação de emendas. Confira o resultado no final da matéria. 

Veja como votou cada vereador: 

AILTON NANTES PP Sim 
AMAURI CARDOSO PSDB Não 
DANIELE ZIOBER PP Sim 
EDUARDO TOMINAGA DEM Sim 
ESTEVÃO DA ZONA SUL S/P Não 
FELIPE PROCHET PSD Sim 
FILIPE BARROS PSL Sim 
GUILHERME BELINATI PP Não 
JAIRO TAMURA PR Não 
JAMIL JANENE PP Não 
JOSÉ ROQUE NETO PR Sim 
JOÃO MARTINS PSL Sim 
JUNIOR SANTOS ROSA PSD Sim 
PASTOR GERSON ARAÚJO PSDB Sim 
PÉRICLES DELIBERADOR PSC Não 
ROBERTO FÚ PDT Sim 
TIO DOUGLAS PTB Sim 
VALDIR DE SOUZA SD Sim 
VILSON BITTENCOURT PSB Sim

Rafael Fantin - Editor on-line

ROLÂNDIA : BONS EXEMPLOS DE CIDADÃO COM PRAÇA