JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CARNE VERMELHA DE BOI É BOA PARA COLESTEROL E TRIGLICERIDES



Dois grupos de 70 voluntários comeram todos os dias, por cinco semanas, 125 gramas de carne vermelha sem gordura e não tiveram qualquer alteração significativa nos seus níveis de colesterol, de pressão arterial e mesmo do temido LDL, o "mau colesterol". A pesquisa, que confirma recentes estudos da Ásia, dos Estados Unidos e da Escandinávia, foi apresentada neste sábado (17) no 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Porto Alegre, pelo seu coordenador, o cardiologista Iran Castro. 

Esse trabalho científico, a mesa-resonda sobre correlação entre a carne vermelha e as doenças cardiovasculares e mais as colocações do professor Kevin Croce, de Harvard, que pronunciou conferência com o tema "Verdades de Mitos sobre a Carne Vermelha", levam a um reposicionamento dos cardiologistas que, nos anos recentes, tem recomendado a redução drástica da carne vermelha e a sua substituição por carnes brancas e de peixe. Os médicos lembram que, retirado o excesso de gordura, a carne vermelha é excelente fonte de proteína, de ômega-3, vitamina B12, niacina, de zinco e ferro necessários ao organismo. 

"O que sabemos agora é que a carne magra, isto é, aquela da qual se retira a gordura visível, as tirinhas brancas, como o contra-filé, por exemplo, não aumenta o risco cardíaco", explica Iran. O conselho para o leigo é que não é preciso limitar o consumodo filé, da picanha ou mesmo do lombo de porco mas, em compensação, fica praticamente vedado o consumo dos embutidos, salsichas, linguiças e mortadela, que pelo excesso de sal que contém como conservante, aumentam sensivelmente a hipertensão a qual, a longo prazo, leva ao infarto e ao derrame, o AVC

As carnes mais gordurosas, cupim e costela continuam contra-indicadas e o médico lembra que a carne sem gordura pode ser ingerida, mas frituras, jamais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário