JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Relatório pede CP contra prefeito de Rolândia

ODIARIO.COM

  • Relatório pede CP contra prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann



  • Pauline Almeida










O relatório final do vereador José de Paula Martins (PSB) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara Municipal de Rolândia (24 km de Londrina), indica a abertura de uma comissão processante contra o prefeito do município, Johnny Lehmann. O documento aponta a existência de irregularidades e imputa a culpa ao chefe do executivo. A notícia foi noticiada em primeira mão no blog Paçoca com Cebola.

"Existiu o crime contra o patrimônio público e a improbidade administrativa. Temos aí ações dentro do Código Penal e do Código Civil. Os vereadores (outros dois membros da comissão) tem até às 16h para assinar o relatório ou não. Eu estou enviado à Câmara e também vou protocolar na parte da tarde no Ministério Público", explicou o relator José de Paula Martins.
A CPI investigava a doação de um terreno com débitos fiscais a Bonora Construções. O aposentado Rodolfo Schurmann denunciou o caso ao Ministério Público, origem da investigação iniciada na Câmara. O objetivo era averiguar a ocultação de débitos tributários, fornecimento de certidões negativas de débitos e extinsão de execução fiscal que pudessem ter causado prejuízo ao erário.
Segundo o relatório, o prefeito Johnny Lehmann teria favorecido a entrega do terreno da Fertfoliar, com débitos fiscais de R$ 300 mil, à Bonora Construções. O terreno foi utilizado para construção de casas do projeto Minha Casa, Minha Vida.
"As provas mostram que existem irregularidades, comprovadas pela certidão negativa, mesmo com o terreno com débitos de R$ 300 mil. Foram três certidões negativas com o débito, logo de cara mostrando a improbidade administrativa. Através do Ministério Público e também no depoimento do prefeito ficou claro que ele pediu a liberação da certidão negativa para o bom andamento da negociação entre a Caixa e a Bonora", explicou.
Apesar do relatório estar finalizado, José de Paula Martins, disse que os outros dois integrantes da CPI teriam apontado que não aprovariam o relatório, caso ele pedisse a CP. A reportagem de odiario.com tentou entrar em contato com o presidente da comissão, Renato Sartori (PSB) e com o membro Enéias Galvão (PSDB), mas os celulares estavam na caixa postal.
A assessoria de imprensa do prefeito informou que ele só se pronunciará depois que a Câmara tiver um parecer oficial sobre o relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário