JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 30 de outubro de 2011

DÚVIDAS SOBRE SEXO



BONDE.COM.BR
Como manter uma vida sexual ativa na terceira idade? 


Oswaldo Rodrigues Jr - A vida sexual precisa ser mantida com frequência durante a vida toda, assim mais facilmente uma pessoa idosa continuará fazendo sexo frequentemente. Um fator importante nos casais idosos em favor do sexo implica no sentimento amoroso mantido e a manutenção de contatos físicos e carícias frequentes. As carícias no cotidiano são muito importantes. As carícias mantém a intimidade e o reconhecimento de como o prazer pode ser obtido. Os casais idosos que se consideram felizes são os casais que mantém atividades sexuais. 

A menopausa influencia na vida sexual? Quais os mitos e verdades em relação ao assunto? 

Oswaldo Rodrigues Jr - O climatério pode mudar as qualidades do funcionamento físico sexual das mulheres. Mulheres que deixam de produzir hormônios a partir da menopausa, tendem a ter um ressecamento vaginal que impossibilita a penetração, trazendo muitas dores. Este funcionamento pode ser melhorado com a reposição hormonal. Com a menopausa, a mulher não precisará mais se preocupar com a gravidez, podendo dar vazão ao desejo sexual pelo desejo de fazer sexo. Com a reposição hormonal a mulher poderá fazer sexo adequadamente, com saúde sempre e por muitas décadas. 



Há uma expansão das lojas que vendem produtos eróticos? Como o senhor avalia isso? Os acessórios são necessários para manter a relação ''apimentada''? 

João Borzino- Avalio ser um sinal positivo o fato de as lojas especializadas em produtos eróticos estarem em expansão. É uma tendência que demonstra uma redução do preconceito por parte das pessoas, que começam a entender que o sexo é o 'brinquedo' do adulto. E, nesse sentido, quanto mais acessórios, melhor. 

Há um limite para a libido? O que é normal? Como se caracteriza a compulsão por sexo? 

João Borzino - A libido é normal na medida em que não prejudique o indivíduo e seu convívio social. Torna-se um problema, porém, quando o sexo ou os desejos sexuais passam a atrapalhar ou até impedir o desempenho laborativo e social. Pessoas que focam a maior parte de sua atenção e energia na masturbação, urgência de novos parceiros, comentários indiscretos ou abordagens maliciosas são compulsivas. E esse comportamento geralmente origina dificuldades de convivência no trabalho e em casa. 

É saudável ter vários companheiros ou namorados ao mesmo tempo? 

João Borzino - Não. O companheiro (a) ou namorado (a) é aquela pessoa com quem se troca intimidades e afetividades. A partir do momento em que se compartilha isso com mais de uma pessoa, o entrosamento é banalizado. 

O que é saudável na masturbação? As mulheres brasileiras estão ficando mais ''liberadas'' e assumindo usar objetos como o vibrador? 

João Borzino - A masturbação é saudável conforme a finalidade dada a ela. Se usada para autoconhecimento e o prazer, ótimo. Mas, se usada para substituir a atividade sexual, péssimo. Quanto a 'liberação' das mulheres brasileiras, é mais mito que realidade, pois a masturbação (especialmente com acessórios) ainda é um tabu no universo feminino. 

Abstinência sexual é saudável? 

João Borzino - Não. Exercer a sexualidade é algo inerente ao ser humano. Sexo é uma apetência como a fome, a sede ou o sono. Necessitamos de uma boa administração desses aspectos para termos boa qualidade de vida. O problema é que algo que supostamente deveria causar prazer, para alguns pode se tornar aversivo. Um exemplo: ao imaginar que comer engorda, uma pessoa pode deixar de ter apetite. O mesmo pode ocorrer com o sexo. Ao imaginar que uma situação sexual é proibida, pecaminosa ou suja, uma pessoa pode deixar de desejar e cair na abstinência. E isso não é saudável. 

Fontes: 

Oswaldo Rodrigues Jr, psicólogo do Instituto Paulista de Sexualidade/ João Luis Azevedo Borzino, médico clínico e terapeuta sexual, de São Paulo
Redação Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário