JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Repelentes naturais contra a dengue

FOLHAWEB
Pesquisador sugere soluções extraídas das folhas de plantas, que podem ser usadas contra o Aedes aegypti
Ricardo Chicarelli
''Não pretendemos que a pessoa descuide da questão do recipiente com água parada, mas ela pode utilizar essa solução natural'', explica Paulo Ribeiro
A experiência de 20 anos com plantas medicinais foi fundamental para o pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de Londrina, Paulo Guilherme Ribeiro, descobrir as propriedades e aplicações de inúmeras espécies. 


A mais nova descoberta do pesquisador é o uso de compostos presentes em duas plantas, a Pimenta da Jamaica e Erva de Santa Luzia, no combate aos insetos, inclusive o transmissor da dengue, Aedes aegypti. ''Essas plantas têm a ação de repelir o inseto e também matar a larva do mosquito. Nós não pretendemos que a pessoa descuide da questão do recipiente com água parada, mas ela pode perfeitamente utilizar essa solução natural'', explica Ribeiro, ao afirmar que as plantas são de fácil cultivo, podendo ser plantadas nos quintais. 



Para preparar a solução, o pesquisador recomenda o uso de 300 gramas de folhas, seja da Pimenta da Jamaica ou Erva de Santa Luzia, para cada 1 litro de álcool. ''É só colocá-las no álcool, em um recipiente com tampa. Deixe descansar por sete dias e depois é só usar na limpeza de casa ou na própria pele'', indica. 



Para evitar o ressecamento da pele, que pode ser causado pelo álcool, Ribeiro recomenda uma colher de sopa ou mais de óleo de milho adicionada à solução. ''O óleo tem compostos naturais benéficos para a pele. São recursos baratos, acessíveis e que não trazem risco nenhum para as pessoas e animais'', completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário