JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ É ALVO DE DENUNCIA

FOLHAWEB

Advogados criticam fretamento de jatinho pelo TJ

Curitiba - Continua recebendo críticas o fretamento de um jatinho pelo Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná, com o objetivo de suprir a ausência de rotas comerciais até comarcas do interior. A última manifestação contrária partiu do Sindicado dos Advogados do Estado do Paraná (Sinap), presidido por Paulo Henrique Azzolini. Sem concorrência, a empresa Helisul venceu o pregão eletrônico realizado pelo tribunal na semana passada, oferecendo um custo por quilômetro voado apenas R$ 0,017 inferior ao valor máximo definido em edital. Neste cenário, se o TJ utilizar integralmente o contrato, irá desembolsar mais de R$ 590 mil.

Em nota divulgada à imprensa, a entidade questiona a publicidade dada ao processo licitatório e cobra mais investimento do TJ nas cidades pequenas, onde alega haver sobrecarga de trabalho para os juízes. ''Tem comarcas onde só há atendimento duas, três vezes por semana. O advogado estuda, investe na profissão, monta escritório e falta juiz'', reclama Azzolini. ''Já não bastou a mal fundamentada aquisição de carros para desembargadores, agora o Poder Judiciário quer gastar com avião a jato, esquecendo a condição e necessidades prioritárias das comarcas do interior, sem material e pessoal de apoio, deixando a função jurisdicional abandonada'', argumenta o presidente do sindicato. 

''Por enquanto, fica a difícil realidade do advogado, com grande desgaste, de explicar para as famílias o motivo pelo qual o parente ainda não foi solto, porque não há juiz, porque o escrivão está doente, etc. Ou explicar para a grande empresa porque a causa ainda não foi objeto de sentença e há tantos prejuízos e consequências para a produção'', diz Azzolini. A crítica também foi divulgada pela Associação dos Advogados Empregados da Sanepar (Advesane), da qual o advogado também faz parte.

José Lazaro Jr. 

Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário