JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ARAPONGAS TEM GUARDA MUNICIPAL... E ROLÂNDIA ?

FOLHAWEB

GM de Arapongas usará armas de fogo

Treinamento durou 760 horas e foi certificado pela Polícia Militar e Federal. Município adquiriu 20 pistolas 380
Saulo Ohara
A Secretaria Municipal de Segurança fez a entrega dos portes de armas para os guardas municipais aprovados no treinamento
A Guarda Municipal de Arapongas passa agora a usar armas de fogo. O município adquiriu 20 pistolas calibre 380 que poderão ser utilizadas por 48 oficiais que passaram por treinamento intensivo para uso dos equipamentos. Anteontem, a Secretaria Municipal de Segurança de Arapongas (Norte) entregou os portes de armas para o grupo. 


A Guarda Municipal foi criada há 4 anos e hoje tem 88 oficiais. ''A Guarda de Arapongas está pronta e madura para o uso de armas. Será um equipamento a mais para a segurança da população e dos próprios guardas'', comentou o secretário de Segurança, o major Edwayne Areano Arduin. Até a expedição dos portes de armas, os guardas de Arapongas utilizavam apenas armas de imobilização Taser, não letais. 



O treinamento para o uso das armas teve 760 horas e foi realizado no 10º Batalhão da Policia Militar (BPM) em Apucarana, com autorização da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Federal (PF). 



''Os nossos guardas realizaram 720 disparos cada um, 360 de revólver e 360 de pistola. O treinamento foi até superior ao que é feito por um policial militar. O treino foi tão rigoroso, que dos 58 guardas autorizados a fazer o curso, dez não alcançaram as notas minímas e não foram aprovados'', ressaltou Arduin. 



Segundo a Secretaria de Segurança, os índices de criminalidade na cidade foram reduzidos em até 70% após a criação da Guarda Municipal. ''O grande diferencial da nossa corporação é que ela realiza um trabalho integrado com a Polícia Militar e Civil e por isso os resultados são mais expressivos'', explicou o major. 



Os moradores de Arapongas estão satisfeitos com o trabalho dos guardas municipais. O segurança Vicente Nunes Rodrigues, 52 anos, enalteceu os serviços realizados pela Guarda e defende o uso de armas de fogo. ''Isso vai trazer mais segurança para as pessoas e acredito sim que eles estão bem preparados para isso'', frisou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário