JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 22 de dezembro de 2012

COOPERADOS QUEREM UMA SOLUÇÃO JÁ PRA COROL - CHEGA DE ESPERAR

FOLHAWEB

Corol na busca por parceiros


Depois das negociações frustadas com a Daimco, a cooperativa Corol de Rolândia encerra o ano endividada, mas confiante sobre o futuro da instituição. 
De acordo com o presidente da cooperativa, Eliseu de Paula, a entidade pretende firmar e consolidar ainda mais os seus "laços" com a Cocamar em 2013 para se reestruturar. Porém, o presidente da cooperativa de Maringá, Luiz Lourenço, em recente entrevista à FOLHA, negou qualquer tipo de relação ou interesse em mais negócios com a Corol. A Cocamar é arrendatária por 15 anos da estrutura de operações da Corol. 


De Paula explica que também há outras instituições que mostraram interesse em firmar parcerias com a cooperativa. Uma delas seria a C.Vale, sediada em Palotina, que ainda não se manifestou sobre o assunto, que tem sido especulado no mercado. Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da cooperativa informou que não há qualquer tipo de negociação em andamento. Sobre o suposto interesse manifestado pela C.Vale em relação à Corol, a assessoria destacou que só o presidente, que encontra-se em viagem, poderia se pronunciar. 


Matias Knoor, produtor no distrito de São Martinho, localizado no município de Rolândia, afirma que existe um boato circulando de que a C.Vale tem interesse na Corol, mas que a diretoria da cooperativa de Rolândia ainda não teria confirmado. Porém, ele critica que a diretoria da instituição nunca foi clara com os produtores. 

Cenário 

Representantes do conselho fiscal da Corol se reuniram ontem com os sócios para esclarecer e amenizar os ânimos por causa dos boatos. De acordo com Daniel Rosenthal, produtor e presidente da Sociedade Rural de Rolândia, ainda não foi confirmada aos cooperados a informação de uma possível parceria com outra cooperativa. Ele afirma que sua principal preocupação no momento é com o aumento da dívida da cooperativa. Hoje, a dívida da Corol estaria em torno de R$ 500 milhões. 

Rosenthal acredita que qualquer que seja a instituição que assuma a Corol, certamente vai continuar investindo na região. "Na reunião de ontem, os membros do conselho disseram que o próximo passo é negociar as dívidas com os credores." Até o momento, as cooperativas Cocamar e Integrada têm atendido os produtores da região. 


Ricardo Maia
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário