JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Quadrilha liberta 87 presos em Londrina


FOLHA DE LONDRINA

Quadrilha liberta 87 presos

Grupo armado invadiu 4° DP de Londrina, abriu as celas, agrediu policiais e fugiu em viatura
Gustavo Carneiro
Até o fechamento da edição 29 detentos haviam sido recapturados
Londrina – Sete homens armados invadiram o 4º Distrito Policial de Londrina no início da noite de ontem e, segundo o comando da 10ª Subdivisão Policial, libertaram 87 presos. Na invasão da delegacia, dois policiais civis foram agredidos a coronhadas e tiveram que ser hospitalizados. Os presos ainda levaram uma viatura. Informações não confirmadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública dão conta que os fugitivos roubaram 12 armas da unidade, onde estavam presos 97 homens em um espaço com apenas 24 vagas. A Divisão de Policiamento do Interior confirmou apenas o roubo de duas armas. 

Segundo a FOLHA apurou, o objetivo original do bando era libertar um detento conhecido como Edinho do Novo Bandeirantes. Após agredirem a dupla de policiais que fazia a vigilância da carceragem, eles teriam aberto todas as celas. 

A fuga agitou a Vila Brasil – onde está instalada a delegacia – e o Jardim Califórnia, bairro vizinho. Moradores saíram às ruas para acompanhar a intensa movimentação de viaturas em busca dos presos. Até o fechamento desta edição, 29 presos haviam sido recapturados, mas 58 permaneciam foragidos. De acordo com a assessoria de comunicação da Santa Casa, os dois policiais estavam em atendimento até as 20h30. Eles sofreram ferimentos na cabeça, mas o estado de saúde deles não era considerado grave. 

Conforme informou o chefe da Divisão do Interior, Júlio Reis, todo o efetivo das polícias Civil e Militar da região foi mobilizado para a operação de busca. Duas horas depois da ação ousada dos criminosos, o clima ainda era tenso na área externa do distrito. Delegados e grupos especiais da polícia chegavam a todo momento. Algumas viaturas traziam recapturados. 

Entre os curiosos, havia muitos parentes de detentos em busca de informação. Alguns vizinhos do distrito lembraram que os presos comemoraram o resgate gritando a palavra liberdade. 

Em agosto do ano passado, 20 detentas fugiram do 4ºDP. Na época o local abrigava 48 presas e 16 delas já tinham sido condenadas, a maioria delas pelo crime de tráfico de drogas. Durante aquele episódio dez presas renderam o carcereiro com armas brancas e estoques improvisados. Elas conseguiram tomar as chaves e empreender a fuga. Parte do grupo foi recapturado em Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina), mas a outra parte conseguiu escapar.

Lúcio Flávio Moura
Vítor Ogawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário