JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 17 de março de 2013

Descubra se você está viciado nas redes sociais

Reprodução
Redação Bonde
A cena se repete em dezenas de lugares públicos por aí – antes de comer, por exemplo, a foto do prato é postada no Instagram ou, na hora do jantar, a conversa é compartilhada até pelo chat do Facebook. A primeira coisa ao acordar: checar as atualizações do Twitter. 

Em um mundo extremamente digitalizado, essas ferramentas de aproximação virtual de pessoas têm possibilitado a criação de uma grande rede de relacionamentos online, mas afastaram e empobreceram os contatos presenciais. É cada vez mais comum que se deixe a vida real pela que acontece a cada segundo dentro das "telinhas". Estar inserido nas redes sociais é normal; porém, a partir de que momento o uso intensivo desses dispositivos passa a ser preocupante? 

Segundo a psicóloga Dora Sampaio Góes, do Ambulatório de Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, o problema não está na quantidade de aplicativos de celular que você usa, mas sim, em abrir mão de eventos sociais para ficar na companhia deles. "Percebe-se o vício quando a pessoa deixa de fazer outras coisas para estar conectada à internet, jogando online ou checando mensagens", explica. 

A maioria das pessoas não se dá conta da dependência, sobretudo se o assunto em questão é a utilização do celular, pois existe um consentimento da sociedade em relação à presença intensa dele em nossas vidas. Quando todos os seus amigos têm um perfil nos mesmos sites que você, entrar lá o tempo todo passa a ser encarado como uma atividade rotineira, e o uso abusivo, às vezes, passa despercebido. "É como o caso da pessoa que bebe e fala: ‘Imagine, eu só bebo aos fins de semana, não está me atrapalhando!’. Esse autoengano é comum em quadros de dependência, seja ela comportamental ou química", conta a psicóloga. 

Uso excessivo é dependência? 

Nem tudo o que a gente chama de vício no dia a dia atingiu o status de dependência, mas já pode ser visto como uma forma de alerta. "No caso do uso excessivo do smartphone, a dica é definir algumas regras para evitar que ele atrapalhe a sua vida social. Enquanto assiste a um filme, desligue o celular. Quando estiver almoçando com os amigos, evite checar as suas mensagens a cada 5 minutos. Estabelecer um horário para as crianças e os adolescentes usarem a internet também é necessário. Existe hora certa para tudo!", aconselha Dora. Essas são sugestões para você encontrar equilíbrio e não perder mais momentos especiais por estar superconcentrado na atualização do seu perfil virtual. (Fonte: Portal Vital/Unilever)

Nenhum comentário:

Postar um comentário