JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 23 de abril de 2013

Norte do Paraná - TURISMO E MUITO MAIS



O Norte do Paraná é uma das maiores regiões turísticas presentes no Estado, abrigando cerca de 90 cidades. De tradição agropecuária e forte influência dos imigrantes japoneses e europeus, esta região apresenta paisagens rurais, parques, museus, santuários e diversas belezas naturais que, juntamente com festas populares, têm fortalecido o turismo da região. A cidade de Londrina, o centro desse território, destaca-se no turismo de negócios, ficando atrás apenas de Curitiba e Foz do Iguaçu. Cidades como Apucarana, Cambé, Cornélio Procópio e Rolândia também figuram na formação turística do Norte.
Nessa região do Estado, o visitante encontra empreendimentos com tecnologia de ponta em contraste com propriedades rurais onde a agricultura familiar tem presença marcante. Por isso, o turismo rural também é muito significativo na região. Entretanto, além dele, também é possível encontrar turismo cultural, de esporte, de lazer, de pesca, náutico, religioso e de negócios.
Com tradicional vocação agrícola, o norte do Paraná apresenta forte reencontro com essas raízes, repleto de costumes do interior. Nas fazendas e pousadas da região é possível praticar cavalgadas, pesca, caça e provar da gastronomia local. Dentre os municípios que mais privilegiam as atividades rurais estão Tomazina, Tamarana, Santo Antonio da Platina, Alvorada do Sul, Londrina, São Jerônimo da Serra, Santa Mariana, Jataizinho, Cambará e Rolândia.
O turismo de pesca e o turismo náutico são também muito praticados. Em Ribeirão Claro e Carlópolis a pesca é bastante divulgada, principalmente em eventos regulares, como a Pesca ao Tucunaré e o Campeonato de Pesca Esportiva à Corvina. Já o turismo náutico é realizado nos municípios banhados pela Represa de Capivara, como Primeiro de Maio. Lá, é oferecida uma boa infraestrutura, com clubes, terminais turísticos, campings, piscinas, restaurantes, rampas e trapiche. A Represa de Chavantes, em Ribeirão Claro e Carlópolis, oferece muitos passeios pela região e, em Londrina, o Lago Igapó é palco de vários esportes náuticos, praticados tanto por moradores como por visitantes. Esse lago também se destaca na prática de turismo de lazer. Além dele, em Londrina, o Parque Florestal Arthur Thomas possui uma queda d'água, lago e grande área para passeio em trilhas. Em Ribeirão Claro, Carlópolis, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul, pousadas e complexos turísticos às margens das represas de Chavantes e Capivara garantem diversão, lazer e conforto.
O Norte do Paraná também é cenário do turismo de esportes, uma vez que lá acontecem muitas atividades e competições esportivas. Em Tomazina, no Rio das Cinzas, realiza-se competições de canoagem, assim como em Balneário da Cachoeira e Represa dos Chavantes em Ribeirão Claro. Outras competições ocorrem na região, permitindo uma maior interação dos praticantes com as belezas naturais, utilizando-se canoas, caiaques e equipamentos de windsurf. Outra atividade  praticada é o voo livre, especialmente em Jacarezinho e Ribeirão Claro.
Entretanto, o norte paranaense não apresenta somente belezas naturais como atrativos, sua cultura e religiosidade também deslocam muitos turistas para esse polo turístico.
Londrina, o polo do turismo de eventos e negócios da região, recebe muitos eventos técnicos e científicos, voltados, principalmente, à industria e agricultura. Lá, destaca-se o centro de pesquisas da EMBRAPA e a Exposição Agropecuária e Industrial. Entretanto, outras cidades realizam eventos que movimentam a economia, como é o caso de Arapongas, com a Movelpar, feira de móveis conhecida no Brasil e no exterior, e a EPAFI em Santo Antônio da Platina, uma exposição e feira e agropecuária, industrial e comercial, com leilões, exposições e comercialização de animais e maquinário e implementos agrícolas.
No turismo cultural, destacam-se o Museu Histórico Padre Carlos Weiss e o Museu de Arte de Londrina, ambos tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Também nessa cidade, a FILO (Festival Internacional de Londrina) é um dos eventos mais tradicionais, com apresentações de diferentes escolas teatrais nacionais e internacionais. Outro evento muito destacado é a Oktoberfest de Rolândia, com apresentações de danças, músicas folclóricas e gastronomia típica alemã, reflexo da influência desses imigrantes no local. Outro festival étnico, o Tanabana, em Assaí, homenageia e resgata a cultura japonesa.
As manifestações religiosas também são diversas, principalmente do islamismo, budismo e catolicismo, representadas em templos, igrejas e comemorações. Em Londrina, a Mesquita Muçulmana Rei Faiçal, o Templo Budista Hongaji e a Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus são ícones importantes da cidade e região. Outros santuários atraem muitos visitantes, como o Parque Ecológico de Santo Expedito e o Parque Redenção, em Apucarana. Rotas religiosas como a Rota do Rosário e da Fé, peregrinações evangelizadoras que unem crença e cultura, ocorrem em várias cidades do norte do Estado.

Fonte: ''Norte do Paraná'' – Paraná Turismo - FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário