JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Londrina: 15 minutos da Zona Azul vira polêmica


Rafael Fantin - Redação Bonde
O vereador Jamil Janene (PP) afirmou que vai protocolar nesta terça-feira (14) um projeto de lei para manter os 15 minutos de tolerância nas vagas de estacionamentos administradas pela Zona Azul. "Era 30 minutos, agora é 15 minutos. É um direito do motorista que precisa pegar o filho na escola ou a mulher no trabalho", afirmou. 

A vereadora Sandra Graça (PP) comentou que o tema é polêmico e que foi discutido por inúmeras vezes no ano passado quando o Legislativo aprovou o fim dos 15 minutos de tolerância. Ela ainda lembrou que a Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel) enfrenta muitas dificuldades para contratar pessoas para trabalhar na Zona Azul. 

"Hoje, os adolescentes não querem trabalhar apesar do registro. Além disso, os colaboradores relataram durante as discussões na Câmara que as pessoas ficavam 15 minutos. Após o vencimento, eles tinham que colocar o cartão. Depois, o veículo desaparecia e o trabalhador era o obrigado a pagar. Muitos saíram por esse motivo", lembrou. "Respeito o projeto de vossa autoria, mas ele tem que ser amplamente discutido", acrescentou Sandra Graça. 

O vereador Pastor Gerson Araújo (PSDB) afirmou que o principal assunto que deve ser debatido para resolução da falta de vagas na região central de Londrina é a cobrança abusiva dos estacionamentos particulares. 

O vereador Mario Takahashi (PV) ainda questionou o novo sistema de parquímetros, que não possibilita a devolução de créditos e troco no momento de aquisição do ticket, que deve ser colocado no para-brisa dos veículos. Ele lembrou que a Zona Azul garantiu 100 vagas para tolerância de 15 minutos. "É pouco pela demanda de veículos no centro da cidade", opinou. 

Procurado pela reportagem do Portal Bonde, o coordenador da Zona Azul, Wellington Marcati, esclareceu que até a sinalização das 100 vagas, entre 2 mil administradas pela Epesmel na região, a tolerância de 15 minutos será mantida em todas as vagas. 

Sobre a devolução de crédito, Marcati disse que o próprio aparelho calcula o valor depositado, sendo que cada R$ 0,02 corresponde a um minuto. Os valores são cobrados a partir de R$ 0,60 que vale por 30 minutos. 

Ele informou que os locais selecionados para estacionar os veículos pelo período de tolerância serão escolhidos conforme os estudos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) com intuito de sinalizar as vagas nas áreas mais utilizadas apenas por 15 minutos. "Por enquanto continua da mesma maneira. O motorista deve solicitar a tolerância de 15 minutos aos colaboradores da Zona Azul", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário