JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 27 de maio de 2013

QUEREM MUDANÇA DA DIRETORIA DA COROL

ALEXANDRE SANCHES-ODIARIO.LONDRINA
Os cooperados da Cooperativa Agroindustrial de Rolândia (Corol) realizam nesta terça-feira (28) uma assembleia para discutir a proposta de destituição do atual Conselho Administrativo, presidido por Eliseu de Paula, e Conselho Fiscal da entidade, além de designar administradores e fiscais provisórios até que ocorra uma nova eleição.

Notícias Relacionadas

A assembleia está marcada para as 12h - primeira convocação -, 13h - segunda convocação - e 14h em terceira e última convocação, quando a proposta pode ser votada com quórum mínimo de 10 pessoas. O encontro será no Country Club de Rolândia (25 km de Londrina), na Rua General Estilac Leal, 401, no Centro.
A iniciativa desta assembleia partiu de cooperados que estão preocupados com a situação financeira e administrativa da Corol, com a falta de prestação de contas da atual diretoria e a não renegociação de dívidas altas e que envolvem os cooperados.
Segundo o advogado Anacleto Giraldeli Filho, que representa os produtores, foi feito um abaixo-assinado com cerca de duas mil assinaturas, sustentando a convocação desta assembleia. "Pelo estatuto da Corol e da lei cooperativista, os cooperados podem chamar uma assembleia desde que 1/5 dos associados assinem a convocação. Precisaríamos de aproximadamente 1.550 assinaturase, rapidamente, chegamos a quase duas mil", explicou.
Para ter ampla divulgação do evento e estar dentro da legalidade, a convocação da assembleia foi publicada em vários jornais da região, uma vez que o presidente da Corol, Eliseu de Paula, não foi localizado para receber a notificação.
Prestação de contas
Uma das principais razões que levaram os cooperados a se organizarem foi que a assembleia geral ordinária de prestação de contas da entidade, referente ao exercício de 2012, deveria ser realizada nos primeiros três meses deste ano. "Como ocorreram problemas graves e urgentes, os cooperados, após tentar notificar o presidente da Corol, via Cartório de Registro de Títulos e Documentos, a realizar a assembleia e não obter nenhuma resposta, decidiram se organizar, explicou An acleto Firaldeli Filho.

FOTO By 
José Carlos Farina
Cooperados da Corol em Rolândia realizam assembleia nesta terça-feira para destituir atual diretoria
Cooperados, preocupados com as dívidas da Corol, vão
realizar assembleia geral para cobrar balanço e destituir
a atual diretoria e convocação de nova eleição
Entre os graves problemas que serão debatidos na assembleia, está que 600 cooperados assinaram 903 Notas de Crédito Rural, garantindo financiamento para a Corol junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em valores totais de mais de  15 milhões.

"Esse compromisso não foi honrado pela Corol e as NCRs de 300 cooperados jáforam apontadas a protesto, inclusive, muitas delas já foram protestadas", informou o advogado.
Tentativa de suspender reunião
Anacleto Giraldeli Filho diz que na última quinta-feira (23), a Corol entrou com ação cautelar inominada, com pedido de liminar, solicitando a suspensão da assembleia. "No mesmo dia, o pedido foi indeferido pelo meritíssimo juiz de Direito da Vara Cível de Rolândia", informa.
A tentativa ocorreu sob a alegação de que já havia sido publicado o edital de convocação da assembleia para prestação de contas pela atual Diretoria. "Mas isso só ocorreu porque havia pessoas na nossa reunião que deliberou pela convocação da assembleia pelos associados, ante a inércia da atual diretoria da Corol. A informação chegou à diretoria atual, que decidiu convocar a assembleia para prestação de contas somente para o final de junho", observou.
Entenda o caso
 Os produtores pediram ajuda aos Sindicatos Rurais.

 Os Sindicatos solicitaram reunião com os Conselhos de Administração e Fiscal da Corol e não foram atendidos.

  Representantes dos associados fizeram reunião com o BRDE, e lhes foi informado que o banco não negocia com a atual Diretoria da Corol.

 Os representantes dos associados fizeram reunião com o Banco do Brasil e lhes foi informado que o banco também não negocia com a atual Diretoria da Corol.
  Foi solicitada outra reunião com os Conselhos de Administração e Fiscal da Corol para realização de AGO de prestação de contas e busca de soluções para o problema. Novamente não foram atendidos.
 Os representantes dos associados tentaram notificar o Diretor Presidente da Corol em três ocasiões diferentes, através do Cartório de Títulos e Documentos para convocação da AGO, e também não foram atendidos.
 Foram coletadas assinaturas de aproximadamente 2.000 (dois mil) cooperados/produtores da Corol para marcar a AGO (de acordo com o Estatuto e a lei cooperativista bastava 20%).
 Convocada a Assembleia Geral Ordinária para o dia 28 de maio.

Principais objetivos da Assembleia Geral Ordinária
 Prestação de Contas.

 Destinação das Sobras e Perdas.

 Destituição do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

 Designação de administradores e fiscais provisórios.
  Autorização para que os administradores e fiscais provisórios designados possam iniciar o novo processo de negociação das dívidas, especialmente visando o resgate das NCRs junto ao BRDE. FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário