JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Protesto perto do Mineirão reúne 40 mil e deixa um ferido ( JOGO DA SELEÇÃO )

EXAME.COM

Depois que policiais impediram avanço dos manifestantes, um grupo foi para avenida Antonio Carlos, próxima ao estádio, e iniciaram depredações na região

Tatiana RamilJackson Romanelli/Reuters
Manifestantes toman as ruas em Belo Horizonte, perto do estádio do Mineirão
A capital mineira tem registrado protestos com incidentes violentos e depredações, principalmente em áreas próximas ao estádio
Belo Horizonte - Um protesto contra os gastos públicos com a Copa do Mundo do ano que vem reuniu cerca de 40 mil pessoas no entorno do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, onde o Brasil derrotou o Uruguai por 2 x 1 na semifinal da Copa das Confederações nesta quarta-feira.
Houve confronto com a polícia e um jovem de 21 anos se feriu ao cair de um viaduto, sendo levado em estado grave de helicóptero para um hospital da cidade, informaram a Polícia Militar e o secretário de Defesa Social, Romulo Ferraz.
Segundo Ferraz, grande parte dos manifestantes passou pela área de contenção nos arredores do estádio montada pela PM, que respondeu com gás lacrimogêneo e spray de pimenta.
"Houve uma movimentação de uma manifestação do centro em direção à Pampulha, onde fica localizado o estádio, o Mineirão. A grande maioria passou do ponto de contenção... e iniciou-se um confronto", disse o secretário à Reuters.
"Os manifestantes arremessaram pedras, tentaram derrubar as grades que protegiam e a PM rechaçou", disse.
Depois que os policiais impediram o avanço dos manifestantes, um grupo foi para a avenida Antonio Carlos, que fica próxima ao estádio, e iniciaram depredações na região. Alguns chegaram a provocar um início de incêndio em duas concessionárias de veículos.
A polícia reforçou a segurança com mais de 5.500 homens e montou uma barreira nos arredores do Mineirão para evitar que os manifestantes passassem. A capital mineira tem registrado protestos com incidentes violentos e depredações, principalmente em áreas próximas ao estádio.
Também nesta quarta-feira várias estradas do Estado de Minas Gerais foram fechadas por protestos, que começaram como um movimento contra o aumento da tarifa de ônibus nas principais cidades do país e rapidamente encamparam temas como o combate à corrupção e repúdio aos gastos do governo com a realização da Copa do Mundo de 2014.
As cidades-sede da Copa das Confederações foram alvos dos protestos. No sábado, houve um violento confronto entre polícia e manifestantes em Belo Horizonte, e vários locais foram depredados em ruas próximas ao Mineirão. Para evitar novos prejuízos, lojas e concessionárias de carros montaram uma proteção extra em suas fachadas.
"Acho justa (a manifestação), desde que respeite o direito do próximo. Depredação, cerceamento de direito, aí já passa do limite", afirmou o engenheiro de produção Diego Francisco Reis, que parou o carro a cerca de 1 quilômetro e entrou no estádio quase quatro horas antes do jogo.
Dentro de campo, o Brasil derrotou o Uruguai por 2 x 1 com gols de Fred e Paulinho e assegurou vaga na final da Copa das Confederações, no domingo, no Maracanã. O adversário do Brasil sairá do confronto de quinta-feira entre a atual campeã mundial Espanha e a Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário