JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 28 de dezembro de 2013

SANEPAR RESPONDE SOBRE FALTA D´ÁGUA EM ROLÂNDIA

FOLHA DE LONDRINA

Racionamento atinge 13 cidades do Norte e Norte Pioneiro

Sanepar alerta para importância do uso racional da água durante o verão
Fotos: Ricardo Chicarelli
Situação mais preocupante é em Arapongas, onde a defasagem entre o que é produzido e o consumo é de 30%
"Não vamos proibir ninguém de lavar calçada, carro, mas é preciso diminuir a frequência dessas atividades", frisou Arai
Dos 74 municípios atendidos pela Sanepar no Norte e no Norte Pioneiro do Paraná, 13 já sofrem com o racionamento de água neste verão em virtude do aumento do consumo e do desperdício nesta época do ano. A orientação da empresa é para que os consumidores façam o uso racional da água. 

A situação mais preocupante é em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), onde a defasagem entre o que é produzido e o consumo é de 30%. 

De acordo com a Sanepar, o déficit em Apucarana (Norte) é de 10% e em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) chega a 5%. O morador Sérgio Ribeiro, de 44 anos, que reside no Jardim São Fernando, em Rolândia, relatou que o racionamento começa sempre a partir de quarta-feira e a água chega com menos pressão. "Na quinta-feira não tinha água. Hoje (ontem) tem, mas em um volume bem menor que o normal. A água falta, mas a conta sempre chega no dia certo", reclamou. 

No Jardim Cidade Verde, o racionamento acontece sempre nos finais de semana. "Durante a semana é normal, mas, justamente, no fim de semana, quando a gente está em casa e pode fazer alguma coisa, não tem água. Realmente é um transtorno", relatou o comerciante Rafael Kodiro. 

Com o consumo maior, os níveis dos reservatórios acabam comprometidos e não dão conta de atender toda a demanda. A Sanepar garante que está fazendo investimentos na rede de captação para evitar novos desabastecimentos no futuro. "Em Arapongas já finalizamos a perfuração de um poço e ainda no primeiro semestre de 2014 vamos terminar a interligação dele a um reservatório com capacidade de 5 milhões de litros. Em Apucarana estamos abrindo mais três poços e no próximo anos estarão interligados à rede. Com esses investimentos vamos minimizar o problema atual", afirmou o gerente geral da Região Nordeste da Sanepar, Roberto Arai. 

O gerente ressaltou a importância da população colaborar e evitar o desperdício. "Não vamos proibir ninguém de lavar uma calçada, um carro, mas é preciso diminuir a frequência dessas atividades, sobretudo nesta época do ano", frisou Arai. 

Londrina
A Sanepar garante que não haverá racionamento de água em Londrina e Cambé neste verão. A empresa informou que a antecipação de algumas etapas da duplicação da rede de abastecimento do Rio Tibagi permitiu o incremento de 15 milhões de litros de água ao sistema que abastece as duas cidades. 

"Até agosto do ano que vem a obra estará concluída e isso vai duplicar a capacidade de captação do sistema para 2,4 mil litros por segundo. Diante desta nova realidade, em condições normais, não haverá falta de água em Londrina nos próximos 15 anos", garantiu Arai.   Lucio Flávio Cruz -  Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário