JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 11 de março de 2014

ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA ( TEATRO )

FOLHA DE LONDRINA

Professores participam de oficina de teatro

Como parte do projeto "A Árvore da Vida", foi realizada no dia 20 de fevereiro, na Escola Municipal Maria Carmelita, uma oficina de teatro para 30 professores de Londrina. Teoria, jogos dramáticos e técnicas teatrais fizeram parte do conteúdo do curso, que ainda ofereceu apostila e certificado aos participantes. 

A atriz Priscila Martins, que interpreta o vaga-lume Nani, é uma das responsáveis pela oficina e ressalta a importância do trabalho de voz feito com os professores durante a oficina. "Como nós, eles também utilizam muito a voz, mas não têm conhecimento das técnicas vocais que podem evitar uma série de problemas. O curso é a oportunidade de aprenderem, na prática, a forma correta de aquecer a voz, entre outras orientações importantes, como a hidratação adequada", observa Priscila, lembrando que esse trabalho tem a supervisão da fonoaudióloga Aline Wolf, que acompanha o grupo há mais de 16 anos.

Ela reconhece que em um primeiro momento os professores demonstram uma "certa resistência" ao trabalho teatral – talvez devido ao cansaço da rotina do dia - mas que essa impressão logo se desfaz. "Eles acabam se soltando e deixando a criança que vive dentro deles aflorar nos jogos dramáticos e descobrem o prazer dessa atividade. No final, eles gostam muito e reclamam que queriam que a oficina durasse mais e fosse realizada com mais frequência", afirma a atriz. 

A professora Rosana Maria Ferreira Fontes, da Escola Municipal Jadir Dutra de Souza, participou da oficina e aprovou a experiência. "O curso é bem dinâmico e logo o cansaço foi embora. Aprendi a cuidar melhor da minha voz e várias técnicas para trabalhar com as crianças, principalmente na hora de contar e dramatizar histórias na sala de aula. Foi um dos melhores cursos que já fiz e acho que todos os professores deveriam ter acesso a isso", avalia. (A.P.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário