JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 5 de junho de 2014

COMEÇA HOJE FESTA NIPÔNICA EM LONDRINA DA ACEL

Com programação diversificada, Acel abre hoje a Expo Japão

Roberto Custódio/JL / Expo Japão deste ano terá campeonato de hortifrutisFeira traz gastronomia, arte, dança, esporte e produtos agrícolas da colônia nipo-brasileira
05/06/2014 | 00:48
Juliana Gonçalves-JORNAL DE LONDRINA

Começa hoje, em Londrina, o maior evento da colônia japonesa no interior do Paraná. Até domingo, a Expo Japão vai celebrar a cultura e as tradições japonesas. A ampliação do mix de serviços e produtos deve ser o destaque desta edição.
Com apresentações musicais, danças, esportes, cerimônia do chá, bonsais e o melhor da gastronomia oriental, entre muitas outras coisas, a festa promovida pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel) espera receber 30 mil visitantes. E nem só de descendentes é formado o público, que vem de toda a região. De acordo com o coordenador-geral da feira, Eduardo Tominaga, o público é bem dividido. “Digamos que é meio a meio, entre descendentes e não descendentes.”

Roberto Custódio/JL
Ampliar imagem
Expo Japão deste ano terá campeonato de hortifrutis
Evento paralelo
>> A ExpoJapão abriga ainda a 3ª AgroInovaTec, um simpósio que apresenta estratégias e tecnologias inovadoras para pequenas, médias e grandes propriedades rurais. “Esse evento explora a parte técnica da produção e está na Expo Japão porque é muito importante para a agricultura familiar, para o pequeno produtor”, afirma o coordenador-geral da feira, Eduardo Tominaga. As palestras e minicursos são gratuitos, mas as vagas são limitadas. A inscrição deve ser feita pelo telefone 3376-2468 ou pelo e-mail agroinovatec.expojapao@gmail.com.
Hoje e amanhã, a Expo Japão acontece das 14 às 23 horas. No sábado e no domingo, das 10 às 23 horas. Os ingressos custam R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). Na tarde de hoje e na manhã de sábado, há promoções nos valores de ingressos, estacionamento e praça de alimentação. A Acel fica na Estrada do Limoeiro.
A Expo Japão, diz ele, tem como objetivo unir os descendentes e aproximar a cultura oriental do restante da população. “Nós temos, só em Londrina, cerca de 20 mil descendentes. Essa festa é feita por essa grande colônia para a comunidade londrinense.”
Um dos mais tradicionais eventos de Londrina, a feira também explora bastante a produção agrícola da colônia estabelecida na região, com a Expo Agrícola, um dos destaques da Expo Japão. São mais de 3 mil itens de 70 produtores de Londrina e região. Um concurso de produtos agrícolas vai eleger, com a ajuda do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Emater e Embrapa, as melhores variedades de hortifruti produzidos pelos descendentes.
Além disso, a Fazendinha inaugurada na edição anterior se desenvolveu e deve ser um dos grandes atrativos neste ano. Ali, os visitantes poderão conhecer o cultivo de plantas medicinais, hortifruti, e visitar uma estufa com pés de melão, pepino e morango. “Nessa forma de cultivo em estufa, a polinização é feita manualmente, já que as abelhas, não se sabe por que, não entram ali”, conta Roberto Takeda, da organização do evento.
A Fazendinha será visitada por alunos das escolas municipais de Londrina. Um engenheiro agrônomo irá explicar sobre as plantas medicinais e as formas de cultivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário