JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 30 de julho de 2014

11 ALIMENTOS CONTRA O CÂNCER






Universo_Jatoba_nutricao_cancer

11 ALIMENTOS CONTRA O CÂNCER

Existem alimentos que são prejudiciais à saúde. Excesso de gordura saturada, açúcares, carboidratos refinados e alimentos industrializados, como pães, bolachas, bolos, muita carne vermelha, álcool e aditivos.
Esses alimentos trazem acidificação do pH sanguíneo, inflamação das células e colaboram para o  desequilíbrio da insulina, alterando  o metabolismo, além do histórico familiar. Veja abaixo uma lista de 11 alimentos funcionais repletos de fitoquímicos que agem como fatores de proteção:
ALIMENTONUTRIENTE/ FITOQUÍMICO/ FITOTERÁPICO/ GRUPO FUNCIONAL DO ALIMENTOAÇÕES NO ORGANISMOQUANTIDADES
Suco de uva integral Flavonóides, ResveratrolAntioxidante e cardioprotetor1 copo (200ml) por dia
TomateLicopenoAção sobre Radicais Livres e Oxigênio reativo, que trazem alterações no DNA da célula e diminui o risco de câncer.2 tomates por dia para preparações de molhos caseiros
BrócolisSulforafaneDestoxificante do fígado/anticancerígeno protege contra o Câncer de mama e próstata.5 bouquets ao dia  só no vapor por 3 minutos.
AlhoAlicina; aminoácido sulfuradosDiminui a glicose e o colesterol sanguíneo, é anti-agregante plaquetário e desintoxica o fígado aumentando a excreção de toxinas que alteram as células.2 dentes por dia, preferencialmnte crú.
Aveia Fibras solúveis e B- glucanaRedução da absorção de gordura, que é um fator de risco para oxidação.2 colheres de sopa dia do farelo de aveia
Sardinha / atum/ salmãoÔmega 3Anti-inflamatório importante frente à oxidação de gorduras. Diminui risco de doenças.Agem sobre os fatores coagulantes, sobre as células de imunidade e nos indicadores da inflamação (são fatores de risco para alterações celulares que predispõe ao aparecimento do câncer)Consumo desses peixes pelo menos de 5 porções na semana.Quando for uma porção de sardinha (2 colheres de sopa de sardinha em lata)
AcerolaVitamina CAntioxidante potente frente ao estresse oxidativo.Suco natural ou da polpa diariamente
ChicóriaFrutoligossacarídeo e InulinaEfeito prebiótico. Melhora o equilíbrio da flora intestinal, metabólicos tóxicos e das enzimas patogênicas.Junto com as saladas por 4 vezes na semana.
Chá verdeCatequinas epigalocatequinasAtiva a enzima COX-2 por meio da inibição da ativação do NFkB * um mediador do câncer3 xícaras por dia da infusãoPara 1 xícara, use 2 colheres de chá da erva seca para 200ml de água fervente, deixe em infusão 3 minutos.
Semente ou farinha da linhaçaLignanas e Ômega 3Regulador hormonal e ação antioxidante2 colheres de sopa da farinha ou 1 colher de sopa da semente ao dia junto com sucos e frutas
RomãFlavonóidesInibição da biossíntese de prostaglandinas, COX e LOX;Inibição do TNF-a associado com a proliferação celular em células cancerosas do cólon. 1 copo de suco de romã concentrado por 4 vezes na semana
Dra. Lucyanna Kalluf é graduada em  Nutrição e  Farmácia e Bioquímica (PUC –PR). Mestre em Medicina Interna – Depto. de Clínica Médica Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Farmacognosia- Ciências Farmacêuticas/UFPR. Especialização em Nutrição Clínica Funcional.  Formação em Antroposofia na Saúde  - ABMA-SP. Nutricionista colaboradora da Resolução n.402/2007  do Conselho Federal de Nutricionistas, que regulamenta a prescrição fitoterápica pelo nutricionista. Autora do livro “Fitoterapia Funcional: dos princípios  ativos à prescrição dos fitoterápicos”. Professora de cursos de Pós-graduação e de extensão em todo país e Diretora da Natunutry Núcleo Nutrição e Clínica Personalizada em São Paulo.
Lucyanna escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário