JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 3 de agosto de 2014

EDSON MASSUCI BRILHA EM LONDRINA - EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE ARTE DE LONDRINA

02/08/2014 - FOLHA DE L LONDRINA

Esculturas em movimento

Artista plástico Edson Massuci abre exposição hoje no Museu de Arte de Londrina

Saulo Ohara
Peças de Edson Massuci ganham movimento de acordo com o vento
A nova exposição do artista plástico Edson Massuci traz uma surpresa para os admiradores de seu trabalho e, claro, para o público em geral que visitar a mostra a partir de hoje no Museu de Arte de Londrina. É que entre as 36 esculturas concebidas com jornais e cola, ele apresenta pela primeira vez o que batizou de "móbiles estábiles", peças que ganham movimento com a brisa e o vento. 

"Elas giram com qualquer sopro de ar. É só deixar as janelas do Museu abertas dos dois lados", diz. Ele conta que descobriu a técnica enquanto "pendurava algumas peças para secar" e percebeu que "elas se mexiam". A técnica não é nova. Foi inventada por Alexander Calder (1898-1976), o maior escultor moderno norte-americano. 

Na exposição, intitulada "Dia a Dia Pé Vermelho", Massuci incluiu 12 obras que incorporam o recurso e divertem o espectador. Numa delas, uma mulher faz comida em frente ao fogão a lenha e, a partir da lufada de ar, começa a mexer a panela. Em outra, é um homem que "ganha" movimento enquanto está plantando milho. 

O bloco de peças "tradicionais" traz temas diversos: cantoras, trabalhadores rurais, mulheres com sombrinhas, mulheres com crianças no colo ou amamentando. Além da individual, o artista conduzirá uma oficina a partir do dia 8 de agosto no Museu. Serão oito sextas-feiras em que os alunos aprenderão a técnica "papier collé" (papel e cola). 

O curso tem vagas para 12 pessoas, que serão divididas em duas turmas: das 9h às 11h e das 14h às 17h. A taxa de participação é de R$ 150. 

SERVIÇO
Exposição "Dia a Dia Pé Vermelho" de Edson Massuci
Quando - Abertura hoje às 10 horas – Em cartaz até 26 de setembro, das 13h às 18h
Onde - Museu de Arte de Londrina (R. Sergipe, 640)
Informações - (43) 3337-6238

Nelson Sato
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário