JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

OKTOBERFEST DE ROLANDIA 2014 DIAS 16 a 19 DE OUTUBRO

7/08/2014- JORNAL DE ROLÂNDIA

Oktoberfest será realizada este ano
Apesar do orçamento enxuto, Secretaria de Cultura confirma a promoção de um dos eventos mais importantes de Rolândia
Os adeptos da cultura alemã podem comemorar. A Secretaria de Cultura de Rolândia confirmou a realização da Oktoberfest entre os dias 16 a 19 de outubro deste ano. A edição de 2013 não foi realizada, motivo de reclamação para os rolandenses que não perdem o tradicional evento, promovido desde 1988 no município.
Para assegurar a festa, a secretária de Cultura e Turismo, Margarida Hellbrugge, comentou que, após várias reuniões, ficou decidido que a administração municipal irá se responsabilizar pela organização. “Anteriormente promovíamos a Oktoberfest através de uma empresa terceirizada, que não manifestou interesse em realizar o mesmo neste ano. Diante disso, vamos firmar um convênio com uma associação beneficente, o que resolve o problema”, disse.
De acordo com a secretária, a Prefeitura de Rolândia vai custear a infraestrutura, enquanto a associação que ainda será escolhida ficará responsável pelo setor de serviços, como som e iluminação. “Diferentemente das edições passadas, o evento será reduzido em 2014. Serão quatro dias, em vez de uma semana”. Para rechear a festa com mais atrações, a Secretaria de Cultura tenta angariar recursos do governo federal.
“Ingressamos com um projeto no Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Só vou saber se teremos ou não o dinheiro necessário para a Oktoberfest no começo de agosto. Indepen-dentemente do apoio federal, é importante ressaltar que estamos resgatando, mais uma vez, a memória alemã de Rolândia”, argumentou. O tradicional desfile também foi confirmado. 

Ginásio Emílio Gomes
Como nos anos anteriores, a Oktoberfest será realizada nas imediações do Ginásio Emílio Gomes, no centro da cidade. O local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros porque a prefeitura não apresentou medidas para melhorar a infraestrutura. 
Margarida Hellbrugge disse que o problema já está sendo corrigido. “Estamos trocando hidrantes e instalando caixas d’ água, além de outras melhorias. Acredito que tudo deve estar pronto no início de agosto. A partir daí, encaminhamos o documento final para o Corpo de Bombeiros, que emite a liberação”. 

Decreto
O Executivo municipal também divulgou um decreto que coloca a Oktoberfest como “Patrimônio Imaterial de Rolândia”. O objetivo é que a responsabilidade em organizar o evento passe a ser da Secretaria de Cultura do município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário