JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 16 de setembro de 2014

SEM ÁRVORES NÃO HÁ VIDA..NÃO HÁ ÁGUA... AR... ALIMENTOS

revistavivaesaude.com

A importância das árvores

Publicado em 17 de Jun de 2013 por Ana Paula Ferreira |

Pesquisadores descobriram que a passagem de ar sobre extensas florestas produz, no mínimo, duas vezes mais chuvas que sobre aquelas de pouca vegetação. Saiba mais sobre a importância das árvores


Texto: Romulo Osthues / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira
Estima-se que, ao passo atual, em 2050, a destruição das florestas terá reduzido a chuva na
Amazônia em 21% na estação de seca. Foto: Shutterstock
Entre tantos papéis fundamentais, as florestas servem para regular a temperatura do planeta, bem como purificar sua água. Porém, a mortalidade florestal resultante das secas e do calor excessivo vem aumentando. Grandes perdas têm sido notadas nas florestas tropicais, como a Amazônica e a do Congo, gerando impactos na quantidade de chuva dessas regiões — tanto quanto nas populações que vivem nelas ou próximas a elas.
Pesquisadores da Universidade de Leeds e do Centro para a Ecologia e Hidrologia da Grã-Bretanha (NERC) descobriram que, para a maior parte da cobertura tropical, a passagem de ar sobre extensas florestas produz, no mínimo, duas vezes mais chuvas que o mesmo fenômeno sobre aquelas de pouca vegetação.

Leia mais sobre os benefícios das árvores

Estima-se que, ao passo atual, em 2050, a destruição dessas florestas terá reduzido a chuva na Amazônia em 21% na estação de seca. “O Brasil fez um bom progresso ao desacelerar as históricas altas taxas de devastação. Nosso estudo enfatiza que esse progresso tem de ser mantido”, pondera o pesquisador Dominick Spracklen, coordenador dos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário