JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 25 de novembro de 2014

PROTESTOS E VIIOLÊNCIA NOS EUA REACENDEM CONFLITO RACIAL


25/11/2014

Ferguson, nos EUA, tem nova onda de violência por morte de jovem negro.

Os protestos começaram logo após um júri local decidir não processar o policial branco pela morte de Brow, de 18 anos. O jovem foi morto a tiros.

Protestos recomeçaram após policial que matou jovem não ser processado.
Cidade registra saques, carros incendiados e tumultos.

Do G1, em São PauloCarro da polícia é incendiado em Ferguson. (Foto: Jim Young / Reuters)Carro da polícia é incendiado em Ferguson. (Foto: Jim Young / Reuters)

A decisão de não indiciar o policial Darren Wilson, que em agosto matou o jovem negro Michael Brown, detonou nova onda de distúrbios em Ferguson, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (25). Tiros e explosões foram ouvidos na cidade do estado de Missouri. Carros incendiados e saques também foram registrados.
O policial Darren Wilson, que atirou em no jovem negro Michael Brown, causando sua morte, em foto divulgada pela promotoria de St.Louis nesta segunda-feira (24) (Foto: St. Louis County Prosecuting Attorney's Office/AP) 
O policial Darren Wilson, que atirou em no jovem  negro Michael Brown, causando sua morte, em foto divulgada pela promotoria de St.Louis nesta segunda 24) (Foto: St. Louis County Prosecuting Attorney's Office/AP)
 
Manifestantes queimaram edifícios, saquearam lojas e atiraram contra a polícia. Tropas de choque, FBI, Swat e a Guarda Nacional foram nas ruas de Ferguson. Tumultos foram controlados com gás lacrimogêneo.
O chefe de polícia de St. Louis, John Belmar, informou que pelo menos 29 pessoas foram detidas. Os confrontos representaram a pior noite de distúrbios na cidade desde agosto.
Ainda segundo o comandante, pelo menos 150 tiros foram disparados na região durante os protestos, mas nenhuma pessoa com ferimento grave foi registrada. Pelo menos 12 imóveis foram incendiados pelos manifestantes dentro da cidade e nas proximidades – a maioria foi totalmente danificada.
Veículos incendiados, janelas e veículos destruídos, saques e sons de tiros tomaram a Avenida West Florissant de Ferguson e seus arredores, após o anúncio da decisão judicial. Essa avenida também concentrou os distúrbios raciais que ocorreram em agosto pela morte de Brown.
Manifestantes olham prédio pegar fogo durante protesto na madrugada desta terça-feira (25) em Ferguson (Foto: Wilson. Scott Olson/Getty Images/AFP)Manifestantes olham prédio pegar fogo durante protesto na madrugada desta terça-feira (25) em Ferguson (Foto: Wilson. Scott Olson/Getty Images/AFP)
 
Os manifestantes denunciaram que os agentes reprimiram o protesto com gás lacrimogêneo, mas a polícia do condado de St. Louis informou, através do Twitter, que só utiliza "fumaça" para dispersar as pessoas.
Os protestos pacíficos se estendem por Nova York, Chicago, Los Angeles, Washington D.C., Oakland e outras grandes cidades do país.
O Departamento de Polícia informou que o aeroporto de St. Louis foi fechado para pousos e decolagens, por determinação da Administração Federal de Aviação dos EUA.
Ferido
Embora autoridades não tenham confirmado, a agência de notícias Reuters informou que um policial foi ferido num dos braços por um tiro.
O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu no início da madrugada desta terça calma à população de Fergunson. Ele começou seu discurso lembrando que os pais de Michael Brown pediram que as pessoas não recorressem à violência durante os protestos e defenderam um debate construtivo, que promova mudanças, para que a morte de seu filho não seja em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário