JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

RIO TIBAGI: UM RIO CHEIO DE HISTÓRIAS

Um rio cheio de histórias

Rio Tibagi é retratado em foto e prosa em publicação que será lançada hoje, às 20 horas, na Biblioteca Pública de Londrina

Olavo Simões/Divulgação
A coletânea é resultado de um projeto que visou percorrer os 41 municípios que margeiam o rio
Dando continuidade a uma série de homenagens ao mestre da fotografia londrinense, o fotógrafo Airton Procópio – mais conhecido como "Caximbo" -, falecido em fevereiro de 2013, vítima de câncer, aos 66 anos, a Rádio CBN Londrina realiza hoje, às 20 horas, o lançamento do livro "Rio Tibagi: Nas Águas da História, Navegando pelo Patrimônio Cultural e Paisagem", que traz 120 fotos em preto e branco e coloridas de um dos rios mais importantes do Paraná. O texto é do jornalista Widson Schwarcz, com prefácio da ambientalista e ex-senadora Marina Silva. A primeira edição conta com três mil exemplares, que serão distribuídos entre patrocinadores e centros educacionais e culturais, sendo que alguns exemplares irão ser sorteados entre os ouvintes da rádio (os interessados podem entrar em contato pelo e-mail cbn@cbnlondrina.com.br). O evento também integra as comemorações pelos 80 anos de Londrina.

A coletânea de 225 páginas (23 cm X 27 cm) é uma mostra de um projeto ousado que visou percorrer os 41 municípios que margeiam o rio Tibagi e conta com fotos do acervo pessoal do Caximbo, que participou de três das 28 viagens programadas. Para a conclusão do projeto, participaram da expedição os fotógrafos Fábio Procópio dos Santos, um dos filhos do Caximbo e que fez fotos gerais de fauna e flora; Wilson Vieira, Carllos Bozzelli e Allan Puzzy, da cultura indígena e ribeirinha; e Olavo Simões, responsável pelas fotos aéreas.

Das 7 mil fotografias produzidas em dois anos de projeto, 60 foram selecionadas para a exposição itinerante homônima que está sendo realizada desde maio, passando por várias cidades paranaenses. De 27 de novembro a 5 de dezembro, a exposição poderá ser conferida em Carambeí e, de 10 a 18 de dezembro, em Cornélio Procópio, onde encerra a sua itinerância por nove cidades (em Londrina, a mostra foi realizada no Museu Histórico de Londrina de 6 a 27 de junho).

Antes de pegar a estrada, a exposição sobre a história da ocupação, a importância socioeconômica, ambiental e cultural do rio rendeu uma série de reportagens, além de boletins nas rádios CBN Londrina e CBN Ponta Grossa.

Idealizador do projeto, o empresário Amarildo Lopes ressalta no material de divulgação que o conteúdo reunido no livro "é uma espécie de documento em forma de imagens que precisava ser compartilhado com os paranaenses. O Caximbo enxergou o rio Tibagi de jeito único, especial, e isso não pode se perder". O projeto tem o incentivo da Lei Rouanet, patrocínio da Havan, Klabin e Copel, apoio das rádios CBN Londrina e CBN Ponta Grossa e Jornal Diário dos Campos.

Com 550 quilômetros de comprimento, o rio Tibagi ("muitas cachoeiras", em tupi-guarani) é o segundo maior em extensão no Estado do Paraná e um dos mais importantes do sul do Brasil. A bacia do rio Tibagi se estende por 41 municípios, cobrindo 25.239 quilômetros quadrados no território paranaense.

Serviço:
Lançamento do livro "Rio Tibagi: Nas Águas da História, Navegando pelo Patrimônio Cultural e Paisagem"
Quando – Hoje às 20 horas
Onde – Biblioteca Pública de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413)
Ana Paula Nascimento
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário