JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

JOHNNY LEHMANN DE ROLÂNDIA NO G1 PR GLOBO

09/01/2015

Liminar do TSE permite retorno de prefeito de Rolândia ao cargo

Jhonny Lehmann (PMDB) estava afastado desde 12 de dezembro de 2014.
Mandato foi cassado em 2013 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Rodrigo Saviani Do G1 PR

30 dias afastado (Foto: Reprodução/RPC)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu uma liminar cautelar permitindo que Jhonny Lehmann (PMDB) retorne ao cargo de prefeito de Rolândia, no norte do Paraná. A decisão do ministro Dias Toffoli foi tomada na quinta-feira (8). Lehmann estava afastado do cargo desde o dia 12 de dezembro, após o próprio TSE derrubar uma liminar cautelar que o mantinha como prefeito após ter o mandato cassado em 2013 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Conforme o advogado de Lehmann, Guilherme Gonçalves, o prefeito aguarda a notificação da decisão ao TRE para reassumir o cargo, o que deve ocorrer nesta sexta-feira (9) ou na segunda-feira (12).
Prefieto de Rolândia, Johnny Lehmann  (Foto: Reprodução/RPC TV) O mandato de Lehmann foi cassado em 2013 no TRE pela utilização indevida dos meios de comunicação durante a eleição de 2012, após um jornal impresso da cidade veicular notícias enaltecendo sua administração. À época, o prefeito entrou com um recurso no TSE e conseguiu uma liminar o autorizando a ficar no cargo. Esta primeira liminar foi cassada no dia 5 de dezembro pela ministra do TSE Maria Thereza de Assis Moura. A defesa de Lehmann entrou novamente com uma ação cautelar, aprovada desta vez pelo ministro Dias Toffoli.
Na decisão, Toffoli determina que Lehmann retorne ao cargo até o julgamento do recurso pelo TSE. Na decisão, o ministro aponta que é “prudente aguardar-se o pronunciamento desta Corte sobre a matéria alegada pelo agravante, ora requerente, antes da execução do julgado”

Até o final de 2014, a vereadora Sabine Giesen (PMDB) assumiu a prefeitura. O novo presidente da Câmara, José de Paula (PSD), está no cargo desde o dia 1º de janeiro. Neste período, José de Paula nomeou novos secretários municipais, que aguardam a definição para saber se seguirão nos cargos.
Entenda o caso
Johnny Lehmann foi julgado e cassado por duas vezes no período de onze meses. Na primeira, o processo foi julgado pelo Fórum Eleitoral de Rolândia, onde o juiz entendeu que o político utilizou dinheiro público para publicidade eleitoral, desrespeitou o limite de gastos da prefeitura e também utilizou indevidamente os meios de comunicação para se promover durante a campanha. O julgamento foi em dezembro de 2012, mas, em maio de 2013, o Lehmann conseguiu uma liminar do TSE que o autorizava a assumir o cargo.
Em outro processo, o TRE julgou que houve a utilização indevida dos meios de comunicação em outro período – que não foi incluído no primeiro processo - durante a campanha e por isso houve um novo julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário