JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 5 de março de 2015

Justiça bloqueia bens de 40 pessoas e empresas em Londrina. 6 auditores são investigados

Guilherme Batista - Redação Bonde

A 2.ª Vara de Fazenda Pública de Londrina acatou pedido do Ministério Público (MP) e bloqueou os bens de 40 pessoas físicas e jurídicas suspeitas de integrarem um suposto esquema de enriquecimento ilícito de auditores da Receita Estadual. A Justiça também quebrou os sigilos fiscal e bancário dos envolvidos. O caso está sendo apurado pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Londrina desde o dia 15 de janeiro, quando o Gaeco apreendeu veículos e objetos de luxo na casa do auditor Luiz Antônio de Souza, que havia sido preso dois dias antes em um conhecido motel da cidade na companhia de uma adolescente de 15 anos.

A apuração relacionada ao enriquecimento ilícito é um desdobramento da investigação de uma rede de exploração sexual de adolescentes na cidade. Além de Souza, são investigados pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público outros cinco auditores da Receita Estadual: José Luiz Favoreto e Orlando Aranda, já presos por envolvimento no esquema de exploração sexual, além de Márcio Albuquerque Lima, Marco Antônio Bueno e Antônio Carlos Lovatto.

Ricardo Chicarelli/Equipe FolhaDe acordo com as investigações, os suspeitos mantinham empresas em nomes de "laranjas" e teriam usado um esquema de cobrança de propina para enriquecer de forma ilícita.

O Gaeco cumpriu 54 mandados de busca e apreensão em Londrina e outros diversos em Curitiba, Apucarana, Porecatu, Sabáudia, Rolândia e Alvorada do Sul nesta quinta-feira. Os agentes visitaram a Receita Estadual, escritórios de contabilidade, empresas - muitas de fachada - e residências. Participaram da "operação" 60 policiais militares, auditores do Ministério Público e oficiais de Justiça, além de integrantes do Gaeco de Curitiba.

Ricardo Chicarelli/Equipe Folha

Foram apreendidos documentos e computadores, que devem passar por análise e perícia na sede do MP em Londrina. Ninguém havia sido preso até as 15h30 desta quinta-feira. (com informações da repórter Viviani Costa, da Folha de Londrina).


Nenhum comentário:

Postar um comentário