JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

Minha foto
ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

terça-feira, 21 de abril de 2015

RENATA LOPES DE ROLÂNDIA VAI TREINAR NA SUÍÇA

FOLHA DE LONDRINA

Rolandense ficará três meses no Centro Mundial de Ciclismo

Renata Lopes terá a segunda oportunidade de aprimorar sua técnica na Suíça
 
Gina MardonesHá pelo menos dois anos a ciclista Renata Lopes vem sendo preparada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para se firmar entre os grandes nomes da modalidade no país nos próximos anos. Aos 18 anos, a rolandense campeã paranaense e brasileira em 2013, na categoria juvenil, é vista como uma joia a ser lapidada para as provas de estrada.

A próxima etapa deste processo de preparação será na Suíça, para onde a atleta embarca hoje. Lá, ela terá a oportunidade de integrar o Projeto de Intercâmbio da CBC e passará três meses treinando no Centro Mundial de Ciclismo (CMC), localizado em Aigle. Focada, ela viaja determinada a melhorar um quesito em especial. "O mais difícil para o ciclista de estrada são as subidas e lá eles trabalham bastante esta parte. Então minha meta é aproveitar ao máximo para voltar melhor", projeta.

Esta será a segunda vez que a ciclista irá ao CMC. No ano passado, Renata passou três semanas na Suíça após participar das Olimpíadas da Juventude, na China. No total, foram dois meses longe de casa, já que depois ela participou também do Campeonato Mundial, na Espanha. "É uma experiência importante, pois sempre tem técnicos de várias partes do mundo", ressalta.

Integrante da seleção brasileira, Renata está de olho em uma vaga no Mundial deste ano, que será realizado em Richmond, nos Estados Unidos, entre os dias 20 e 27 de setembro. E sabe que um bom desempenho na Suíça pode pesar a seu favor. "Estou nessa expectativa. Depende da convocação da CBC, mas se fizer bons treinos tenho chance. Por isso quero estar em bom nível".

E para facilitar a adaptação em solo europeu, a atleta passou por uma preparação específica. "Fomos algumas vezes treinar nas serras em Guarapuava como forma de simular o que ela irá enfrentar na Suíça", contou o técnico do Clube de Ciclismo Rolandense, José Ricardo Moraes, responsável por descobrir a promessa.

O Projeto de Intercâmbio visa ampliar o desenvolvimento dos atletas potenciais dentro de cada uma das quatro disciplinas olímpicas. Neste período, os atletas recebem toda a estrutura necessária, como o acompanhamento diário de uma equipe multidisciplinar da UCI. "Os atletas potenciais recebem todo o apoio e estrutura da CBC para treinar e competir em vários países que são referências no ciclismo. É uma excelente oportunidade", apontou o diretor de alto rendimento da CBC, Francisco Florencio.
Rafael Souza
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário