a 99% da malha viária
de Rolândia
Nos próximos
meses, Rolândia passará a ostentar um índice invejável perante a grande maioria
dos municípios brasileiros: o de ter praticamente toda sua malha viária
pavimentada. Isso graças ao contrato de financiamento que a prefeitura e o
governo do Estado assinaram na manhã desta terça-feira, 31 de março, em
solenidade no Palácio Iguaçu, em
Curitiba. O contrato destina R$ 6,3 milhões a Rolândia para
obras de infraestrutura, através de programas administrados pela Fomento
Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano.
As obras de
pavimentação e recape devem começar no segundo semestre, após análise e
aprovação dos projetos e os devidos processos licitatórios. “A assinatura do
contrato foi fundamental para garantir os recursos”, afirma o engenheiro civil
Cláudio Metzger, da Secretaria Municipal de Planejamento. “Com as obras, haverá
plena complementação da malha viária urbana da cidade, algo em torno de 99%”, calcula
Metzger. “Se tudo andar conforme o planejado, há até a possibilidade de começar
alguma obra em maio.”
O contrato de
R$ 6,3 milhões foi assinado pelo governador Beto Richa e pelo prefeito em
exercício, José Danilson, em solenidade à qual estiveram presentes também o deputado
estadual Cobra Repórter e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico,
Ernesto Nogueira. O contrato determina também o repasse de R$ 1,7 milhão para
construção de um posto de saúde no Jardim San Fernando e para aquisição de
veículos – ambulância e micro-ônibus – para a Secretaria de Saúde.
O financiamento
desses R$ 8 milhões é fruto de um trabalho desenvolvido desde o primeiro ano do
segundo mandato do prefeito Johnny Lehmann. Segundo o secretário municipal de
Finanças, João Marcos Cremoneze, neste período o Executivo trabalhou para que o
município alcançasse a capacidade de endividamento necessária para que pudesse
contrair o financiamento que, agora, vai beneficiar a área de saúde e a
infraestrutura urbana de Rolândia.
Projetos
Segundo o
engenheiro Cláudio Metzger, as obras de recape e pavimentação serão executadas
por lotes. A Secretaria de Planejamento está encaminhando ao governo do Estado
“pacotes” de projetos para análise e aprovação. Aprovados, os projetos são licitados
para se definir a construtora responsável pelas obras. Já estão prontos os
projetos para alargamento das avenidas Francisco Serpeloni e Adelaide Farina
(defronte a Big Frango) e alargamento e adequação da Rua Dom João VI, em frente
ao supermercado Santa Lúcia.
A Secretaria
Municipal de Planejamento também já finalizou projetos para recapeamento
asfáltico de uma série de vias públicas, todas na Vila Oliveira: dois trechos
da Rua Topázio; toda a Rua Platina; trecho da Rua Reinaldo Massi; toda a Rua Pinheiro
Machado; trechos das ruas José Bonifácio, Floresta, Almeida Porto e Esmeralda;
e recape em toda a extensão das ruas Francisco Pacheco Cunha e André Pesenti.
Contra enchentes
Para a semana
que vem, vão ficar prontos os projetos de abertura e pavimentação completa da
via de acesso ano Novo Cemitério e de três trechos da Avenida Hungria
(Perimetral), da Selmi até o viaduto da linha férrea que transpõe o Contorno
Norte de Rolândia. “Pavimentação completa significa, além do asfalto,
construção de galerias de águas pluviais, urbanização e paisagismo dos passeios
públicos e pintura de sinalização viária”, explica Metzger.
Na Avenida
Hungria, acrescenta o engenheiro, serão construídos ainda dois emissários para
a rede de águas pluviais que, segundo ele, “vão resolver dois problemas sérios”
na cidade. A construção dos emissários vai permitir a eliminação da lagoa de
acumulação do Jardim Água Verde – eliminando também o risco de transbordamento
e enchente, como ocorreu no primeiro dia deste ano – e o fim da “erosão do
Tribulato”, aberta no decorrer das últimas décadas por conta da ação das
chuvas.
Na sequência,
os engenheiros e arquitetos da Secretaria Municipal de Planejamento vão se
debruçar sobre outros três projetos. Um deles é o alargamento da Avenida Japão,
no trecho que vai da Avenida Iguaçu até o Jardim Nobre III. Outro é para a
pavimentação completa do último trecho da Rua Piquiri, dentro do Parque
Industrial Bandeirantes II. E, finalmente, vai ser projetado o recapeamento de
um “pacote” de ruas dos jardins Planalto, Roland, Monte Carlo I e II, Alto da
Boa Vista e, também, de toda a Rua Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário