JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

Minha foto
ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Tornado em Santa Catarina deixa 1 mil desabrigados

FOLHA DE LONDRINA

Duas pessoas morreram e 10 mil moradores foram afetados pela tempestade registrada na tarde de segunda-feira, em Xanxerê

Tornado atingiu 2,6 mil residências na cidade catarinense
 
Defesa Civil SC/DivulgaçãoFlorianópolis - O tornado que varreu parte de Xanxerê, na região oeste de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira, atingiu 2,6 mil residências e deixou cerca de 1 mil desabrigados. A Defesa Civil calcula que 10 mil moradores tenham sido afetados no total. A cidade, de 48 mil habitantes, está sem luz e o abastecimento de água também foi prejudicado - a previsão é de quatro dias para a normalização do serviço. Cem militares do Exército foram enviados para a localidade, para ajudar os desabrigados. Duas pessoas morreram.

"Vivemos uma situação caótica. Nosso povo, meu Deus, que sofrimento. Tem família que ficou sem nada, nada, nada. Só sobrou o assoalho", relatou um oficial da Polícia Militar (PM).

Os desabrigados foram alojados em duas escolas públicas. Mais de cem pessoas foram hospitalizadas e, até a tarde de ontem, 40 ainda estavam internadas, três delas em estado grave. O governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD), esteve em Xanxerê ontem. Ficou assustado com o que encontrou. "Essa é uma fase de emergência, de dar proteção às pessoas. Temos um fundo de Defesa Civil e vamos aportar os recursos necessários", declarou.

Colombo pediu que município, Estado e governo federal "somem forças" para ajudar a cidade a recomeçar.

A Defesa Civil pediu ajuda do Exército. Cem militares foram mandados para a região para ajudar na força-tarefa de auxílio aos flagelados. O prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini (PSD), decretou estado de calamidade pública.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) calcula que o tornado tenha chegado a 250 km/h, o que caracteriza um fenômeno F2, numa escala que vai de F0 a F5. No total, a tempestade castigou 33 municípios da região, deixando 47% das residências sem energia elétrica.

AJUDA
Os ministros da Integração, Gilberto Occhi; do Trabalho, Manoel Dias; e da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, estão acompanhando a situação. O Ministério do Trabalho já prepara a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores da região que foram atingidos pelo tornado. A ideia é adotar mecanismo semelhante ao de situações anteriores nas quais houve catástrofes naturais, ou seja, com encaminhamento individual de cada cidadão para liberar parcela do saldo disponível na conta vinculada do FGTS.

Os trabalhadores que moram em áreas que se declararam em situação de emergência ou estado de calamidade pública têm direito a sacar o saldo de suas contas vinculadas do FGTS até o limite de R$ 6,2 mil.

O ministro Manoel Dias já fez contato com o prefeito de Xanxerê para obter informações sobre a situação na cidade. "O FGTS já foi liberado em outros casos. Vamos tomar as providências para que os recursos cheguem até as pessoas que tiveram suas casas destruídas", disse Dias. (Colaborou Ayr Aliski)
Fabio Vendrame
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário