JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 3 de maio de 2015

Edson Massuci expõe esculturas com movimento em Londrina

Individual do artista plástico será aberta neste sábado, às 10h, no 

Museu de Arte de Londrina

  • Juliana Gonçalves/JL

 (Crédito: Divulgação/Acervo pessoal de Edson Massuci)
Ao terminar a escultura de Davi, Michelangelo viu tamanha perfeição que a ordenou que falasse. Dar elementos vitais às obras de arte é o desejo da maioria dos escultores. O artista plástico Edson Massuci conseguiu isso com movimentos que surgem a partir da mais leve brisa. São móbiles estábiles, que estão na individual Dia a dia pé vermelho, que abre amanhã, às 10h, no Museu de Arte de Londrina.
O que, a princípio, parece só uma mulher parada em frente ao fogão a lenha, se transforma numa cozinheira que delicadamente mexe a comida na panela. O agricultor parado com a matraca nas mãos, de repente começa a plantar. Tudo se dá com a simples ação do vento.
  • (Crédito: Divulgação/Acervo pessoal de Edson Massuci)
“Eu tinha feito uma peça normal, com papel, cola e arame. De repente bateu um vento e eu vi que a escultura fez um movimento. Vi que dava para trabalhar isso”, conta Massuci. A técnica, que passou a ser trabalhada pelo artista há alguns meses, está presente em boa parte das 36 peças da exposição.
A temática é variada, mas o cenário rural é retratado em muitas das esculturas. “Eu cresci muito próximo desse meio. Não botei a mão na massa, mas cresci no meio das plantações de café, no curral. Eu sou o pé vermelho que dá nome à exposição”, explica.
Também existem algumas esculturas de São Francisco de Assis no acervo da exposição. Segundo Massuci, o santo tem muito a ver com o trabalho que faz. “Ele foi o primeiro ecologista e ambientalista do mundo, é conhecido como o protetor dos animais.”
Oficina
Enquanto a exposição estiver em cartaz, o artista vai realizar uma oficina para 12 pessoas, para ensinar a técnica francesa papier collé, que utiliza em suas esculturas. Serão duas turmas de seis pessoas, com aulas durante oito sextas-feiras, das 9h às 11h ou das 15h às 17h. O investimento é de R$150 e os interessados podem se inscrever pelos telefones 3255-5399 ou 9924-9169.
Serviço:
Dia a dia pé vermelho – Obras de Edson Massuci. Abertura sábado, às 10h. Até o dia 26 no Museu de Arte de Londrina (R. Sergipe, 640). De segunda a sexta, das 13h às 18h. Grátis. Informações: 3337-6238.

Nenhum comentário:

Postar um comentário