JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

LONDRINA E REGIÃO 38º GRAUS ( VERÃO ANTES DO TEMPO )




Londrina pode enfrentar picos de calor de até 40º C nos próximos dias!

O inverno está chegando ao fim – daqui a cinco dias começa a primavera –, mas as temperaturas registradas em Londrina nos últimos dias parecem ser do mais alto verão. E a situação deve se manter igual até a troca de estação, na próxima quarta-feira (23). Pelo menos é o que prevê o Instituto Simepar, que aponta para picos de calor de quase 40 graus para a semana que vem.
Se na manhã de quinta-feira (17) chegou a garoar em alguns pontos da cidade pela manhã, a partir desta sexta-feira (18) essa condição se torna cada vez mais rara. Tudo por causa de uma grande área de bloqueio atmosférico que estacionou sobre o Brasil.
“Essa massa de ar seco e quente impede qualquer avanço de frentes frias, e os ventos em altitude acabam empurrando para longe as nuvens de chuva. Para a porção sul do Paraná, que fica bem no limite dessa área de bloqueio, ainda pode chover um pouco nos próximos dias. Mas para a região de Londrina a previsão é de muito sol, céu limpo e um calor atípico”, explicou o meteorologista do Simepar Lisandro Jacobsen.
As altas temperaturas, que podem passar dos 36 graus durante as próximas tardes, trazem um efeito colateral importante. A taxa de umidade relativa do ar tende a baixar significativamente em tais condições de tempo. Para a tarde desta sexta-feira (18), Jacobsen prevê que esse índice pode chegar a 30% - o mínimo recomendável pela Organização Mundial de Saúde é de 60%.
Mas o alerta fica para a semana que vem. “Teremos tardes muito quentes, e isso pode fazer com que a taxa de umidade caia para até 20%”, disse o meteorologista. A dica é beber muita água para evitar a desidratação e os problemas de saúde decorrentes da baixa umidade do ar, como os que atacam o sistema respiratório. Para os moradores do centro de Londrina, onde uma ilha de calor identificada por pesquisadores da UTFPR faz com que as temperaturas sejam de 4 a 5 graus maiores do que as captadas nas estações do Simepar, os cuidados devem ser redobrados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário