JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

METEORO OU DISCO VOADOR EM PALOTINA - PR. ??

FOLHA DE  LONDRINA

Queda de meteoro intriga moradores de Palotina

Marinalva Munaretto/Reprodução
Bola de fogo chamou a atenção de moradores de várias cidades do Oeste do Estado
Em Palotina (Oeste), o assunto de ontem era um só. Moradores ainda tentavam descobrir o que teria cruzado o céu da cidade na noite da última terça-feira, pouco antes das 20 horas. Muitos registraram uma bola de fogo luminosa que chamou a atenção de todos e desapareceu em segundos, causando um forte tremor na região. Nas redes sociais, fotos e vídeos do objeto pipocavam de todos os lados, junto com os relatos de surpresa e também de medo. 

Depois de analisar alguns vídeos publicados na internet, o astrônomo londrinense Miguel Fernando Moreno, presidente do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), afirmou se tratar de um meteoro. "Tudo leva a crer que é (meteoro). Esse tipo de meteoro chamamos de bólido, que é algo mais brilhante, como o que foi visto lá. Acredito que esse objeto seja fragmento de algum asteroide, pedaço de cometa ou algo assim, que possa ter caído na atmosfera terrestre", explicou o astrônomo, que estuda fenômenos do tipo há mais de 20 anos. 

O indício mais forte de que se trata mesmo de um meteoro, segundo ele, é a velocidade com que o objeto cruzou o céu. "Em geral, quando se tem uma queda de lixo espacial, que é comum, a velocidade é de alguns quilômetros por hora, mas quando se fala de pedaço de cometa ou asteroide, como foi este, que vai formar um meteoro, é algo em torno de 10 até 70 quilômetros por segundo. É muito mais rápido, e o brilho é mais intenso também", argumentou. Segundo ele, o objeto teria, mais ou menos, o tamanho de uma caixa de sapatos. 

O fenômeno foi visto também em outras cidades da Região Oeste do Paraná, como Pato Branco, Marmeleiro, Francisco Beltrão, São João, Assis Chateaubriand e Brasilândia do Sul. Uma moradora de Cascavel conseguiu registrar, enquanto filmava o vizinho andando de patins, a passagem do meteoro pelo céu da cidade. Pelas redes sociais, até um estudante de Arapongas relatou ter visto o objeto luminoso passar. 

No entanto, os depoimentos de que teria havido também um tremor logo após a passagem do objeto foram mais comuns em Palotina. O inspetor de qualidade Rodrigo Hryszko contou ter visto o meteoro passar e segundos depois um barulho alto e um tremor muito forte. "O estrondo foi muito grande. As janelas da casa do meu irmão chegaram a tremer. Na hora foi um susto muito grande, pois era de noite", relatou o jovem, que conseguiu até tirar uma foto no momento da passagem do fenômeno. "O pessoal aqui está dizendo que caiu dentro uma fazenda aqui na região", completou. 

Quem também escutou o barulho da possível queda do meteoro em Palotina foi a jornalista Luana Gomes. "Não cheguei a ver, mas senti como se fosse uma batida muito forte. As paredes da minha casa tremeram. Na hora até achamos que era um acidente", descreveu. "Logo já saíram muitos vizinhos para a rua e muitos realmente viram e também escutaram o barulho dele caindo." 

Analisando as imagens, o astrônomo diz acreditar que o objeto não chegou a cair no solo. "Pelos vídeos que vi, acho que não, porque ele foi queimando e chega certa altura que para, dá impressão que queimou todo. Em geral, quando há a queda de meteoro, é possível acompanhar até bem próximo ao horizonte. No caso de ontem (terça), ele some antes", explicou Moreno. Neste caso, o barulho e o tremor relatados pelos moradores estariam relacionados à desintegração do meteoro na atmosfera. 

Em breve um observatório que será instalado em Medianeira (Oeste). "Se a gente já tivesse um desse seria possível dizer se caiu e onde. Por isso é importante esse tipo de trabalho", observou o presidente do Gedal.

Rafael Souza
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário